O Livro Delas - Varias Autoras

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Ler o livro de um bom autor pode ser como um golpe no coração, é difícil não se apegar à escrita, aos personagens e à história. Agora, imagina ter nove autoras excelentes reunidas em um mesmo exemplar... Ao mesmo tempo em que dei pulos de alegria, percebi que seria difícil não amar cada um dos textos.



Nove talentos da literatura nacional, que conquistaram os corações e mentes de leitores, em um livro de contos inesquecível. Organizado por Renata Frade, responsável pelo projeto LitGirlsBr, que visa a aproximar escritoras e leitoras e fomentar o debate sobre literatura nacional, O livro delas reúne histórias de Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Melo, Fernanda Belém, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras e Tammy Luciano, e apresenta o que há de mais representativo no estilo de cada escritora. Do sobrenatural ao chick-lit, passando por romance, aventura, drama e denúncia social, a coletânea agrada desde os leitores jovens adultos aos mais velhos. Em comum, o talento das nove autoras para contar belas histórias. O texto de orelha é assinado pelo escritor Maurício Gomyde.




Em O Livro Delas você irá encontrar nove histórias incríveis, capazes de prender o leitor do começo ao fim. Como são vários contos, escolhi três para especificar um pouco melhor: Ao Anoitecer tem um ar investigativo, existe um mistério que precisa ser desvendado antes que um serial killer faça mais vítimas, os escolhidos para investigarem as pistas são: um rapaz que perdeu a memória após ser agredido e Daniela, a única sobrevivente de um acidente de carro. Era Amor retrata a história de uma mulher que foi traída e teve um surto ao ver o marido com a amante na cama, agora ela precisa escrever um diário e consultar um terapeuta, nós iremos acompanhar sua evolução. Paraíso Morto é meu conto favorito, com um pouco de mistério e muitos aspectos comoventes, ele retrata a história de um jovem casal que após uma noite de festa acordam sozinhos em uma ilha e tentam desvendar o que ocorreu na noite passada.

O amor pode surgir de forma trágica.

Eu sei que a gente cresce ouvindo aquelas histórias sobre o grande amor, o predestinado, a tal da metade. Sei que todo mundo, em algum momento, já pensou se passaria pela vida sem conhecer aquele sentimento único e avassalador. Mas a verdade é que não existe um único amor, uma única pessoa, uma única história.
Pág.: 118

Os contos possuem os mais diversos estilos, podendo vir em forma de um diário ou até mesmo de uma conversa por e-mail, uma coisa é certa: nenhum texto será parecido com o outro, pois cada romance possui traços únicos que refletem as características da autora. A obra oscila entre romances água-com-açúcar e romances investigativos, isso é incrível pois atende a todos os públicos e retrata os mais variados temas presentes no nosso dia-a-dia.

Os personagens são cativantes, dentro de seus próprios dilemas todos eles conseguem nos comover, é impossível não torcer por um final feliz. Em especial, fiquei encantada por Sol e Lua, a história deles é tragicamente fascinante e esse sentimento se inicia quando percebemos que até mesmo os nomes combinam. Também adorei ver a evolução de Marcela ao superar o que acreditava ser o pior trauma de sua vida.

Uma boa história gera bons momentos.

- Foi de verdade. Realmente estava sentindo esse amor, mesmo sem saber explicar. – Será que não poderíamos mesmo ter nos amado desde o primeiro instante? Ou o amor tem como regra precisar de convivência?
Pág.: 334

Cada conto possui cerca de trinta páginas, ao final delas a sensação de quero mais é atormentadora, já que por mais que os contos sejam bem construídos e tenham todos os aspectos necessários bem trabalhados em poucas páginas, fiquei com vontade de ler algo a mais sobre o que aconteceu com cada personagem após o final, mas acho que essa é uma mania feia que tenho de sempre querer mais do que me foi apresentado (rsrsrsrs).

A capa não me agradou, achei ela muito simples, mas remete ao que é trabalhado nos contos: mudanças e novos roteiros. A diagramação é agradável aos olhos. O projeto O Livro Delas foi organizado por Renata Frade, ela decidiu reunir autoras que representam bem a renovação da literatura brasileira, que por sinal tem melhorado a cada dia. Leitura recomendada.