Amor nos Tempos de #Likes - Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Espero que estejam curtindo as férias. Hoje vou dar uma dica de livro perfeito para levar na mala de viagem ou para ler enquanto curte um dia de preguiça. O Amor nos Tempos de #Likes reúne três histórias breves, divertidas e cativantes a ponto de te fazer enxergar com outros olhos as pessoas ao seu redor.




Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).







Os contos que compõem a obra são adaptações de clássicos da literatura. Orgulho e Preconceito recebe uma versão bastante autentica ao descrever uma série de coincidências que acabam levando uma youtuber que não acredita no amor a se apaixonar por um rapaz levemente arrogante e intrometido. (Re)começos nos apresenta uma jovem de olhos tão marcantes quanto os de Capitu, e personalidade forte a ponto de não permitir que homem nenhum limite seus atos. Durante uma viagem para Búzios ela jovem decide arriscar e vai a um bar onde ocorrem encontros a cega, lá ela conhece um rapaz que a encanta por partilhar de seus ideais. A releitura de Romeu e Julieta foi a que mais me encantou, ao invés de famílias rivais, os protagonistas dessa versão são separados por quilômetros de distância. Julio é escritor e Ramon trabalha em uma livraria, após se conhecerem pela internet os dois iniciam uma bela amizade virtual que com o tempo se transforma em um sentimento forte a ponto de fazer com que desejem se conhecer pessoalmente.

Próximo destino?

- O ódio e o amor caminham juntos. Muitas vezes eles são usados como disfarce. Pessoas que nos odeiam se fingem de amigas para aplicar o bote. E pessoas que nos amam fingem odiar por ter medo de amar. É muito mais fácil odiar do que amar. No ódio, você se fecha. No amor, se abre e fica vulnerável.
Pág.: 35

Apesar da proposta do livro ser a de apresentar uma releitura de clássicos, isso não ocorre de maneira fiel, já que os contos são breves. Os autores buscaram incorporar em seus personagens as características mais marcantes das obras nas quais se inspiraram, e deram ao enredo um ar totalmente jovial, retratando os dilemas, gírias, meios de comunicação e fontes de diversão que os adolescentes atualmente usam.

Cada personagem me conquistou de forma diferente. Liz não se permite vivenciar novos sentimentos por receio de ser julgada, mas por trás de sua armadura existe uma jovem gentil. Willian se sente responsável por muitas coisas e isso o leva a querer compensar da melhor forma tudo o que não consegue realizar, ele é tão orgulhoso quanto Mr.Darcy. Madu é incontrolável, luta por seus ideais e não se deixa abalar por qualquer ofensa, é uma mulher forte e decidida. Ramon e Julio são divertidos, e tentam enfrentar de forma bem humorada os desafios que a vida impõe.

Apaixone-se

- De nada adianta você ser um museu de arte e relacionar-se apenas com pessoas que não enxergam nada além do óbvio. – Eduardo falou de um jeito tão gentil que Madu automaticamente colocou a mão esquerda sobre a mesa e encostou de leve no rapaz. Ela teve a impressão de que todos os pelos do corpo se arrepiaram com o toque.
Pág.: 136

As histórias são interligadas por meio de referências que nos proporcionam uma breve noção de como está a vida dos outros protagonistas. Os finais, apesar de não serem totalmente conclusivos, deixam implícito que tudo terminou bem. Os contos são simples a ponto de conseguirmos nos identificar com as situações, a postura dos personagens ou com a trama narrada, e esse fato é encantador, pois dá um toque de realidade ao que estamos lendo.

A capa é simples e divertida. Os autores são youtubers e na contracapa podemos encontrar todos os dados para acompanhar os canais. A diagramação é agradável aos olhos, a fonte é grande e as páginas são de tom amarelado. Não encontrei erros de revisão. Leitura recomendada.