[Resenha Premiada] Os 12 Magníficos: O Chamado - Michael Grant

Hey pessoal, tudo bem?

Depois de passar por uma série de decepções literárias, decidi optar pela leitura de algo mais leve e que não fazia propostas muito mirabolantes de enredo, e foi assim que achei Os 12 Magníficos, do autor bestseller, Michael Grant. A obra é uma ótima pedida para quem quer ter uma leitura mais descontraída e com uma pegada mais juvenil.



Mack sofre de um grau agudo de mediocridade. Aparência medíocre, notas medíocres, pais medíocres. E, com uma lista interminável de fobias e um bully em seu encalço, Mack está longe de um destino heroico. Pelo menos era isso que ele pensava.
Até o dia em que um homem de 3 mil anos chamado Grimluk traz uma notícia surreal: Mack foi designado para lutar contra uma terrível força maligna que ameaça destruir o mundo. Ele é parte de um grupo chamado os 12 Magníficos, e cabe a ele encontrar os outros onze integrantes. Juntos, os Magníficos deverão enfrentar oponentes aterrorizantes em uma caçada internacional.
E o ponto mais surreal dessa história é: a única pessoa que acompanhará Mack nessa jornada é Stefan, o rei dos bullies da escola e seu arqui-inimigo.





O livro conta a história de Mack, um jovem que se considera o mais medíocre de todos os medíocres e que possui as fobias mais incomuns existentes, contudo, apesar disso, seu passa-tempo favorito é provocar os bullies de sua escola para em seguida fugir de forma mirabolante e quase milagrosa. Até o dia que ele salva a vida de Stefan, o rei dos bullies.

Não muito tempo depois, um homem de 3 mil anos chamado Grimluk dá uma notícia surreal ao jovem: Mack havia sido selecionado para fazer parte de um grupo de elite chamado Os 12 Magníficos, e sua missão é ir em uma busca pelos outros 11 integrantes, para então enfrentar um mal milenar que está para sair de sua prisão mágica. 

Capas Americanas

Querido Mack,
Hoje comi pizza. Mas percebi que não tenho estômago, então tive que cuspir tudo na mesa. Depois enfiei uma colher na boca e cavei um estômago lá dentro. Tomei cuidado de jogar a lama toda no vaso e dar descarga várias vezes. Agora tem água no chão todo, até nas escadas. Acho que a mamãe percebeu. 
Seu amigo,
Golem.
Pág.: 100

A história segue uma premissa bem similar à da série 39 Clues, contudo, no lugar de saírem procurando por pistas ao redor do mundo, os protagonistas procuram por pessoas, para ao final combater um inimigo que coloca a vida na Terra em risco. A narrativa é descontraída e não demanda do leitor muito esforço, ou seja, é um livro de 192 páginas que pode ser lido em algumas horas. Fiquei bem dividido quanto aos diálogos, pois o autor já demonstrou, na série Gone, que é capaz de construir mundos e personagens de forma magnífica, mas penso que caso ele fizesse isso com O Chamado, a despretensão da narrativa iria se perder, o que não seria algo legal para a proposta do livro. Outro ponto que achei interessante foi que a história é alternada em dois núcleos: o presente, narrando as aventuras de Mack, e o passado, onde mostra Grimluk 3 mil anos atrás, bem como pequenas amostras da batalha envolvendo os primeiros Magníficos e a Rainha Branca.

Os personagens são muito bem trabalhados, o que é um grande ponto a favor, pois como o livro possui poucas páginas e é o primeiro de uma série, o autor conseguiu expor todos os pontos positivos e negativos dos personagens sem tornar a leitura cansativa com descrições excessivas. Mack é um personagem medíocre, como ele mesmo admite, e isso é o que o torna tão único, pois ele sabe que não é capaz de muita coisa e a visão de si mesmo me deixou rindo por vários minutos. Stefan, seu companheiro de viagem, é o típico bully cheio de músculos e com pouco cérebro, ou, nas palavras do Filipe Neto, alguém cujo "cérebro derreteu e virou gominho de abdome" HAHAHAHAHA.

Uma Rainha que promete trazer a destruição do mundo.

- Você e todos aqueles que o ajudarem carregam a marca. Todos os que veneram a Branca vão perseguí-lo até a morte. Até você e todos que você ama estarem mortos!
Pág.: 76

O final foi um pouco previsível, afinal, essa série já possui muitos volumes publicados nos EUA e por isso já sabia mais ou menos o que esperar, mas isso não quer dizer que ele não me deixou curioso para saber o que vai acontecer na continuação. Gosto do estilo narrativo de Grant, e em Os 12 Magníficos ele mostrou que é capaz de escrever sobre mundos diferentes, cada um com suas qualidades e defeitos, sem perder aquela característica única que seus livros possuem.

A capa é toda envernizada e possui uma ilustração que representa a sombra de Mack e dos demais Magníficos. A diagramação é bem simples, tendo como diferencial apenas os recados do Golem para Mack (como o quote acima), que é escrito em uma fonte diferente. Não encontrei erros de revisão. Recomendo a leitura para quem quer algo sem muitas complicações, O Chamado é uma ótima pedida para quem está passando por uma ressaca literária.


Quer levar para casa um exemplar desse livro? Para concorrer é simples, basta preencher a primeira entrada, que é LIVRE, e você já está participando. Contudo, caso queira mais chances de ganhar, assim que a referida entrada for preenchida, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você!

A opção "tweet about the giveaway/ tweetar uma mensagem" é renovada a cada 24 horas, isto é, todo dia que você tweetar a frase e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

Qualquer dúvida quanto ao uso do formulário basta entrar em contato pelos comentários ou pela aba de "Contato" no menu do blog.

OBS: O formulário do Rafflecopter sofreu alterações nas entradas EXTRAS para curtir a página no Facebook. Para que tal entrada seja validada, é necessário CURTIR a página, e não só visitá-la como manda o formulário.

a Rafflecopter giveaway

Parabéns, Maria! O e-mail já foi enviado.

Importante

  1. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado.
  2. O livro será ENVIADO em até 30 dias úteis pela editora.
  3. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios causados pelos Correios.
  4. Caso o ganhador forneça o endereço errado e o pacote retorne, o mesmo perderá o direito ao prêmio.
  5. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  6. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!"