O Livro de Marcar Filmes - Increasy

Hey pessoal, tudo bem?

É um pouco difícil resenhar um livro que não possui uma história propriamente dita, mas isso não exclui o fato de que Livro de Marcar Filmes é uma excelente obra destinada a todos os amantes de cinema. Contendo listas com indicações que vão desde os ganhadores do Oscar de Melhor Filme, até os vencedores do Festival de Gramado, esse livro promete fazer o cinéfilo de plantão sair da zona de conforto e experimentar novas produções, bem como manter um diário minuciosos sobre o que já assistiu e o que pretende assistir.






Um lugar para anotar os filmes a que assistiu em diversas categorias, aqueles que conquistaram o seu coração e os que ainda quer ver, enquanto descobre os premiados, que nenhum cinéfilo pode deixar passar.









O livro começa com com alguns campos em aberto para que você preencha a sua vida de cinéfilo até o momento, ou seja, espaços para que você liste o primeiro filme que se lembra ter visto, filmes que marcaram sua adolescência, seu personagem favorito de todos os tempos, um filme que você nunca vai se cansar de rever, etc. Em seguida temos várias listas com indicações das mais variadas, sejam ganhadores do Oscar, sejam filmes que ganharam a Palma de Ouro ou o Festival de Gramado. Mais adiante o livro se torna um diário propriamente dito, onde encontramos espaços para preencher com as obras que vimos recentemente, qual nota damos a elas, quando assistimos, comentários sobre, etc. Um prato cheio para quem gosta de passar horas na frente da telona. 


Apesar de ter adorado a ideia do livro, creio que ele poderia trazer dicas de filmes mais recentes. Claro que para quem ama cinema a idade do filme não importa, o que importa é que ele seja bom, mas muitas das indicações são de antes do meu nascimento (1992), alguns deles em preto e branco, e isso não desperta muito meu interesse, afinal, sou um grande amante dos efeitos especiais da atualidade.

Gostei muito da diagramação da obra. Ficou tudo muito bem organizado e agradável aos olhos: temos comentários da equipe que organizou a obra sobre curiosidades do mundo cinematográfico (particularmente gostei da parte sobre os dragões de Harry Potter ^_^), bem como várias ilustrações de claquetes e demais objetos temáticos sobre o cinema. 


No mais, O Livro de Marcar Filmes é feito por amantes de cinema para amantes de cinema. Ainda nem consegui ver metade das indicações, ou sequer preenchi metade do livro, e já posso afirmar que não irei me arrepender de passar horas escrevendo sobre os filmes que já vi ou pretendo ver. Recomendo obra para todos aqueles que amam passar horas contemplando as belezas da sétima arte.