Comida, Doramas e a Coréia do Sul

 Hey pessoal, tudo bem?

Quem me acompanha no twitter (@MatheusBragaM) sabe o quão fascinado sou pela cultura Coreana, bem como sua indústria de entretenimento que vai do mais simples manhwa (história em quadrinhos), até o mais elaborado Dorama/K-Drama (série de TV). A comida típica desse país também é algo notório, tanto por ser algo diferente do que estamos acostumados, quanto pelo seu sabor exótico #PapodeGordo. Como já devem ter percebido, hoje vou falar um pouco mais sobre os itens citados e dar algumas recomendações para quem quer iniciar suas experiências nessa nova cultura.  Não irei falar sobre os manhwas e k-Pop, pois já fiz um post especial sobre esse estilo literário/musical e você pode conferir aqui e aqui.


O povo Coreano é muito tímido e respeitoso em suas relações cotidianas e isso é algo que pode ser visto na maneira deles se cumprimentarem e dizer Oi. Aqui no Brasil é muito comum que, ao conhecer alguém novo, troquemos um abraço, um beijo no rosto ou um aperto de mão mais vigoroso. Contudo, para os coreanos, tal comportamento pode vir a ser chocante, pois para eles não é comum tamanha demonstração pública de afeto, ainda mais com alguém que você acabou de conhecer.

Enquanto para nós é normal andar com uma amiga/amigo de braços dados ou de mãos dadas, beijar na rua, sentar abraçado em algum local publico, para eles é algo que só ocorre entre casais e quase sempre entre quatro paredes.Você jamais vai ver um coreano beijando em praça pública, mesmo que eles sejam casados. Para eles é sinal de respeito se curvar ao cumprimentar alguém que acabou de conhecer, quanto mais velha e respeitada a pessoa é, mais baixa é a reverência, sendo que em alguns casos é comum que eles até se ajoelhem. 

Baixei recentemente um app no meu smartphone que me permite conversar com pessoas de todo o mundo e estava conversando com uma coreana - 광주 영, Ju Yeong no nosso alfabeto (não sei se esse é o nome real ou apenas apelido) - que tinha algumas dúvidas sobre nossa cultura. Após responder todas as perguntas, aproveitei a oportunidade para tirar algumas dúvidas sobre alguns aspectos da cultura deles, o que me fez perceber o quão diferente são nossos países. Aprendi formas de me referir às outras pessoas de acordo com a idade, como funciona o serviço militar de lá, afinal, eles vivem em constante ameaça por parte da Coreia do Norte e, principalmente, sobre algumas das sobremesas típicas do país #PapodeGordo2. Vocês sabiam que eles usam feijão e pó de feijão em receitas de doce? Eu particularmente não comeria, mas Miss Yeong jurou que era delicioso.


Mudando completamente de assunto, vamos falar um pouco dos Doramas, também conhecidos como k-Dramas, que são as séries produzidas na Coreia. Ao contrários das grandes produções Hollywoodianas, os doramas não possuem grande orçamento para que possam fazer algo com uma qualidade que o tornará mundialmente conhecido, mas isso é compensado pelo excessivo talento dos atores e cantores que fazem parte do elenco. Quase todos os membros de um dorama sabem atuar, cantar e dançar, pois para eles é normal que alguém que se envolva no showbiz tenha todas essas qualidades, afinal, o mercado é mega competitivo. 

De todos que já assisti, meus favoritos são Dream High e My Love From The Stars. O primeiro fala sobre uma escola de artes que tem por objetivo lançar no mercado estrelas do mundo pop, por isso temos muita dança, música e atuações excelentes, mas nada tão exagerado como Glee e HSM. Não, lá eles cantam nas aulas ou em apresentações oficiais, ou seja, nada de sair pelos corredores cantando como se estivesse na Broadway. O segundo conta a história de um habitante de outro planeta que fica preso na Terra por 400 anos e precisa esperar que um cometa passe próximo ao nosso planeta para que ele possa "pegar uma carona" para casa, afinal, nossa atmosfera está matando-o aos poucos. Contudo, mesmo seguindo uma política de nunca se envolver em assuntos humanos, ele acaba se apaixonando por uma garota que ele salvou de um acidente de carro. Meu ator favorito é Kim Soo Hyun, protagonista de MLFTS, e minha atriz favorita é a cantora IU, que é uma das protagonistas de Dream High.

Eu que tirei essas fotos. Consegui cozinhar sem colocar fogo na casa *__*.

Agora vamos falar de coisa boa, vamos falar de Tekpix Comida! Quem nunca viu alguém comendo algo em um seriado e não ficou com vontade de comer também, que atire a primeira bola de sorvete. Acabei ficando com uma enorme vontade de comer algo da culinária oriental e decidi fazer o famoso Lombo Xadrez, mas com algumas pequenas modificações. Fiz várias vezes até acertar na receita, algumas delas nem a Bella - minha cadela - quis comer T_T, mas finalmente consegui e vou falar para vocês como fazer.

Ingredientes:
1/2Kg de Lombo sem gordura.
1 pimentão verde. 
1 pimentão vermelho. 
1 pimentão amarelo.
1/2 cebola.  
Cebolinha picada.
Sal e pimenta.
5 colheres de molho Barbecue ou Teriyaki.  
1 colher de açúcar.
Óleo.

Modo de preparo:
1 - Corte o lombo em tiras, tempere com sal e pimenta e refogue com um pouco de óleo. Reserve.
2 - Pique os pimentões e a cebola em tiras e frite em uma colher de óleo até perderem um pouco da umidade e ficarem crocantes. 
3 - Depois de fritar os legumes, na mesma panela, adicione o lombo, as 5 colheres de molho, e deixe no fogo por 40 segundos, misturando sempre. Caso você decida usar o molho barbecue, adicione a colher de açúcar. O molho Teriyaki não precisa pois já é mais adocicado. 
4 - Coloque tudo em uma vasilha separada e jogue a cebolinha por cima. 
5 - Fique viciado no prato e coma todos os dias até seu colesterol chegar no teto. >.<

 Rende 2 porções. Olhem o resultado:

#PapoDeGordo3

Bom, pessoal, acho que consegui citar um pouquinho de tudo o que mais gosto sobre a cultura sul coreana. Espero que tenham gostado do post e, caso tenham alguma sugestão de algo que vocês queiram ver por aqui, só deixar nos comentários. ;)