HQs, Graphic Novels, Mangás e Manhwas: Qual a diferença?

Hey pessoal, tudo bem?

Sei que pode parecer um post desnecessário, mas vocês ficariam impressionados com o número de leitores que me perguntam qual a diferença entre cada um deles.  Contar histórias por meio de arte sequencial não é nada novo, e tal estilo está presente no dia-a-dia de muitas pessoas, afinal, quem nunca viu uma charge do Garfield em um jornal, ou uma das aventuras da Mafalda na internet? Contudo, por incrível que pareça, existem várias peculiaridades que diferem cada um desses formatos e confundir cada um deles na frente de quem realmente é fã, ou falar que tudo é a mesma coisa, irá fazer com que te olhem como se você estivesse coberto em alguma substância nojenta e pegajosa. Por isso, vamos lá:


HQs


As HQs (Histórias em Quadrinhos), também conhecidas como Comic Books, possuem um estilo colorido e são famosas por conter as tradicionais onomatopeias como BAM, POW, BUUM, CLAP, etc, normalmente usadas em quadrinhos de super-heróis. As publicações são feitas periodicamente contendo um capítulo por vez, salvo raros casos como Turma da Mônica, Bidu, e alguns outros, que possuem mais de uma história em uma mesma edição.  Tal formato possui o estilo de leitura tradicional, qual seja, da esquerda para a direita. Confira abaixo:


 Graphic Novels

As Graphic Novels possuem o mesmo estilo das HQs, contudo, o que as diferem são os formatos dos traços e ilustrações. Em um Comic Book temos um traço mais despojado onde não há tanta preocupação com os detalhes das fisionomias dos personagens, já nas GN fica mais perceptível os mínimos detalhes e a qualidade dos desenhos. Existem também casos extremos nos quais para que uma paisagem seja feita, o artista faz uma pintura em óleo do cenário e depois a digitaliza, dando assim uma verossimilhança maior. Claro que nunca vi de perto alguma Graphic onde o artista tenha feito isso, afinal, uma obra dessas deve custar um braço e um olho, mas já vi alguns trabalhos de artistas internacionais nesse estilo (se eu achar o link de onde vi, edito a postagem e coloco aqui para vocês conferirem). 

Outro fator que também difere a GN dos HQs é que elas sempre são inspiradas por um livro ou obra cinematográfica já existente, como é o exemplo das Graphics de Game Of Thrones, Entrevista com Vampiro, Crepúsculo, etc. O próprio nome traz essa ideia: Graphic = Gráfico e Novel = Romance, ou seja, em tradução literal ficaria Romance Gráfico. Abaixo vocês podem conferir a diferença nos detalhes e capricho da arte de uma GN.


 

Mangás / Mangas

Meu estilo favorito *__*. Os mangás, ou mangas, são os quadrinhos publicados no Japão e, assim como seus primos distantes (HQ e GN), também possui suas peculiaridades. A principal e mais famosa de todas é o seu traço e os olhos grandes dos personagens. Muitas pessoas já me perguntaram o motivo pelo qual o japoneses possuem olhos pequenos, mas em seus desenhos os olhos são enormes, e a resposta é muito simples: a influência do teatro na arte japonesa. Antigamente eles usavam mascaras para representar demônios e divindades, e elas possuíam olhos enormes pois essa era a visão que eles tinham de tais seres. Como muitos mangás trabalham a ideia de protagonistas com poderes, deuses, demônios ou até mesmo animais antropomorfizados, eles usaram de tal influência em seus desenhos. 

Outras duas peculiaridades nesse estilo é que suas publicações, em sua maioria, são feitas através de volumes mensais ou bimestrais, e a leitura é feita de uma forma diferente da nossa. Cada um desses volumes reúnem vários capítulos que já foram publicados em revistas periódicas, ou até mesmo online, no Japão. Por isso é muito comum aqui no Brasil acharmos coleções de 200 capítulos, mas com apenas 20 ou 30 volumes físicos. Os desenhos japoneses em suas maioria são preto e branco e a leitura é realizada da direita para a esquerda, ou seja, você começa a leitura pelo quadrinho superior direito e muitas vezes a primeira página é a última do livro (você deve "começar" pelo final). Confira abaixo:


Manhwas

Por último, mas não menos favorito, temos meus queridos Manhwas, que nada mais são que histórias em quadrinhos publicadas na Coreia do Sul. Ah, Matheus, mas então é a mesma coisa do Mangá mas publicada em um país diferente? Não! Esse estilo também possui suas peculiaridades. Os autores coreanos decidiram juntas o melhor dos estilos das HQs e dos Mangás e criaram sua própria arte, que consiste em: quadrinhos coloridos, em sua maioria publicados de forma digital, cujo estilo de leitura é o nosso (da esquerda para a direita).

Uma outra vantagem é que, como são publicados digitalmente (pelo menos todos os que eu acompanho são) eles não possuem muitas páginas, mas sim um comprimento maior. Muitas pessoas acompanham as publicações pelo celular ou pelo computador e seria incômodo ter que ficar mudando de páginas toda hora, por isso eles decidiram fazer menos páginas, mas algo que possa ser aproveitado apenas dando scroll down (descer a barra de rolagem do navegador). Para ilustrar tal experiência, basta clicar aqui (espere um pouco para carregar), essa é uma página de Manhwa em tamanho real para que vocês entendam como é a leitura, infelizmente não achei em português T_T, mas a imagem é apenas para conseguirem visualizar como é o estilo.


Bom, pessoal, espero que tenham gostado do post. Quem gostar desses estilos e quiser dicas de boas leituras, só perguntar nos comentários e falar do que gosta, garanto que existem mangás, manhwas e quadrinhos para todos os gostos (sério, todos mesmo, até os mais bizarros O_O).