Livro das Sombras - Cate Tiernan

Olá Vintagers, como vão?

Não é de hoje que venho falando que sou absolutamente apaixonada por histórias que envolvem magia, bruxas e todas as criaturas mágicas que existem e o livro da vez eu posso dizer de olhos fechados que já me “enfeitiçou” logo na sinopse. Livro das Sombras explora bastante o Universo Wicca e o romance adolescente – uma combinação que eu amo –, ele é o primeiro livro da serie Coven escrito pela autora Cate Tiernan (autora da consagrada série Amada Imortal).





Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?





Resumo

Morgana Rowlands é uma garota um tanto quando nerd já havia se acostumado a ser sem graça enquanto sua melhor amiga, Bree Warren, era o centro das atenções. Contudo, sua vida começa a mudar quando Cal Blaire se muda para sua cidade e é transferido para o seu colégio. Ao ser apresentada a Cal ela se vê em um novo mundo repleto de magia, mistérios e paixão.

Cal Blaire é um bruxo seguidor dos ensinamentos Wicca e que está à procura de jovens para formar um coven. Porém, o que Morgana não esperava era que, ao optar por esse estilo de vida, ela iria descobrir que possui poderes e é capaz de manipular a energia do ambiente. Cal logo percebe que Morgana possui algo especial, e isso desperta algo entre o casal.

Cal

O cabelo castanho-escuro espetado parecia ter sido cortado por ele mesmo. Nariz perfeito, uma pele morena linda, e impressionantes olhos dourados. Demorei um pouco para perceber que ele estava falando conosco.
Pág.: 11

A conexão entre os dois é evidente, porém isso gera certa inveja e problemas para a vida de Morgana, a começar pelo fato de Bree, sua melhor amiga, estar perdidamente apaixonada por Cal e de ser capaz de fazer qualquer coisa para que essa relação dê certo. Será que Morgana será capaz de guardar por muito tempo esse sentimento em segredo? Será que ela conseguirá manter esse poder que é maior do que ela?

Opinião

Todo bruxo ou bruxa possui o seu Livro das Sombras, ele nada mais é do que um diário onde você descreve seu dia a dia, seus feitiços e sua percepção sobre a vida. O primeiro livro da série Coven, que possui um total de 15 livros (Uau), nos apresenta de forma bem rápida, diga-se de passagem, a introdução de Morgana aos costumes Wiccanos.

Livro das Sombras

A história possui os típicos personagens centrais estereotipados, mas que não deixam de ser encantadores: Morgana Rowlands, a personagem principal que não é uma garota popular, pois não possui os atributos físicos de uma líder de torcida, mas possui um dom misterioso para a bruxaria que ela não conhecia e que despertará o interesse de Cal e a inveja de alguns. Bree Warren, a melhor amiga de Morgana e uma das garotas mais lindas do colégio e Cal Blaire, o novo garoto do colégio que além de misterioso e enigmático é super gato.


O livro é narrado em primeira pessoa, um estilo que escrita que eu gosto muito, pois acredito que assim é possível sentir exatamente o que o personagem sente. No caso de Morgana, consegui imaginar todo o dilema que a personagem vivia ao se deparar com o primeiro amor e ser apresentada a um mundo totalmente diferente do seu.

A diagramação está bem trabalhada, com um jogo de fontes simulando a letra dos personagens. A capa é bonita, mesmo achando que poderia ter sido aproveitado temas relacionados às bruxas para compor uma arte mais característica. Achei a história bastante corrida, mas acredito que quando a gente gosta muito de um livro (como foi o meu caso), a leitura se torna gostosa e agradável, assim você não vê o tempo passar. O legal é que Livro das Sombras não se torna em momento algum monótono e cansativo, a autora consegue prender sua atenção e sempre vai direto ao ponto, sem rodeios.

Diagramação Linda

Segurando com força as mãos de Cal e Bree, eu disparava em volta do fogo, meio correndo, meio dançando ao mesmo tempo em que era puxada e empurrada. Comecei a me sentir como um sabonete no remoinho de uma banheira sendo esvaziada, girando e girando, fora de controle. Mas não estava sendo sugada em direção ao ralo. Em vez disso, eu estava subindo pelas ranhuras do círculo de água, chagando até o topo, presa no lugar pela força centrífuga. Eu me sentia leve e estranhamente feliz.
Pág.: 40

Recomendo a história para você que curte esta abordagem mais mística da bruxaria, que trata a natureza como tema central. Antes mesmo de começar a ler Livro das Sombras eu já gostava bastante da cultura Wicca, após finalizar a leitura pude abrir minha mente ainda mais e ver que a mágicka – calma, não escrevi errado, na história a autora mostra dessa maneira para diferenciar da mágica ilusionista – está em todas as coisas.


Rock Kisses e boa leitura!