Minha Vida Dava Um Livro - Guilherme Cepeda & Larissa Azevedo

Hey pessoal, tudo bem?

Sei que muitos de vocês devem pensar "nossa, mais um Destrua Esse Diário/1 Página de Cada Vez", mas posso garantir que, por mais que o estilo de livro "complete você mesmo" seja bem parecido, em Minha Vida Dava Um Livro temos uma ideia que foge ao padrão já apresentado por outras obras e foca no público alvo mais lindo de todos, os apaixonados por livros. Acreditem quando digo que o slogan "O diário de quem é louco por livros!" não é enganação, pois é impossível não surtar loucamente se apaixonar pela obra.


Ei, aqui! Isso mesmo, estou falando com você. Você que anda pela livraria e muitas vezes perde a noção do tempo. Você, que distraidamente passa os olhos por pilhas de livros e lombadas coloridas e sempre compra mais edições do que pode ler no espaço de uma vida. Você, que agora parou para analisar esta capa entre tantas outras. Este livro é para você. A vida muitas vezes é tão maluca que chegamos a nos questionar se o que vivemos é realidade ou ficção. Experimentamos momentos e construímos enredos com tanta frequência que não surpreende pensarmos que nossa vida dava um livro.
E dava mesmo! Que tal, então, escrevê-lo aqui? Se você é louco por livros tanto quanto nós, se perde o ponto e dorme tarde porque simplesmente não consegue deixar de terminar pelo menos mais um capítulo ou se já não sabe mais quantos livros leu e quantas vezes teve a vida salva por uma história, aqui estão as páginas que o aceitam e compreendem. Transforme seus sonhos, citações, lembranças e, principalmente, palavras na narrativa mais empolgante e emocionante que existe: a sua vida! E, claro, não se esqueça de compartilhar.
Acompanhe a #SerieMinhaVida e divida conosco sua história. Sua vida dava um livro, é só virar a primeira página. Comece.


Como já devem ter percebido, o livro não traz uma história em si, mas sim várias atividades relacionadas ao mundo dos leitores, suas estantes, seus "mais desejados do Skoob" e até mesmo receitas literárias, como Cocada da Capitu e Bentinho e a tão sonhada Cerveja Amanteigada. Contudo, o livro não se resume somente a tais atividades, pois apresenta para os leitores vários quotes famosos de escritores como J.K Rowling e G.R.R. Martin, como também dá dicas de escrita para quem pensa em iniciar sua carreira como escritor, jornalista, blogueiro, etc. Abaixo vocês podem conferir um pouco como é o livro por dentro.


Hoje em dia quem gosta de ler é um bicho esquisito.
É aquele bicho que encontra uma sombra no recreio para abrir um livro e viajar por quinze minutinhos. Aquele bicho que está no ônibus, mas na verdade está no Japão, na Terra Média, em Marte, no futuro distante...
Quem gosta de ler tem esse prazer grande em visitar novos lugares e viver novas vidas. Uma só nunca foi o bastante para mim, e provavelmente não é para você.

Gostei de várias das atividades presentes na obra, e minha favoritas foram:

- Se minha vida fosse um livro ela seria do gênero: você deve preencher na imagem da estante o gênero que sua vida daria - a minha foi comédia, afinal, minha vida é no estilo "rir pra não chorar" #Risos - e completar nas lombadas dos livros seus títulos favoritos.
Crossover com meus favoritos: que consiste em escolher dois livros que gosta muito e escrever uma pequena história onde os mundos/personagens se encontram. Os meus foram Descoberta das Bruxas e Nome do Vento, qual seria o de vocês?


Acho que pelas fotos acima dá para perceber que a edição está perfeita, não é mesmo? O trabalho feito pela Única é de deixar qualquer um babando, pois as fontes, imagens e demais aspectos da diagramação da obra estão impecáveis. Um pouco antes da publicação do livro, a editora fez uma votação para saber qual das capas apresentadas era a mais bonita, ganhando a feita em tom verde limão/marca-texto. Confesso que mesmo achando-a muito bonita e chamativa, ainda prefiro a em tom creme/bege, pois achei mais simples e "calorosa" do que a que foi escolhida, mas isso não retira o mérito da obra, que como foi dito acima, é apaixonante. Não encontrei nenhum erro de revisão. Leitura mais que recomendada!

PS: Guilherme Cepeda e Larissa Azevedo são criadores do blog BurnBook, um portal literário que, assim como nós, busca propagar o amor pela leitura pelos quatro cantos do mundo.