Resenha + Promoção: A Ascensão das Trevas - Morgan Rhodes


Hey pessoal, tudo bem?

Ascensão das Trevas é a prova de que Morgan Rhodes trilha o caminho dos autores best-seller. Com personagens deliciosamente perturbados e conflitos políticos de dar inveja a autores renomados, ela consegue prender o leitor do começo ao fim, incentivando-o a ingressar em uma busca alucinante pela Tétrade.



Depois de conquistar Mítica inteira, o rei Gaius ainda não está satisfeito: sua nova missão é encontrar a Tétrade, quatro cristais mágicos perdidos, capazes de conferir poderes indescritíveis a quem os reunir. Para isso, ele conta com os conselhos de Melenia, uma imortal que o visita em seus sonhos e que o instruiu a criar uma estrada ligando todos os reinos.
Gaius acredita que está no caminho certo e que Lucia, sua filha adotiva, será a chave para localizar e despertar os cristais. Para seu deleite, os poderes de Lucia estão cada vez mais fortes, e um vigilante exilado aparece para orientar a feiticeira.
Mas o Rei Sanguinário não é o único que cobiça essa magia milenar: vindos de Kraeshia, um império vizinho muito influente, o príncipe Ashur e a princesa Amara conhecem as lendas de Mítica e desconfiam que a Tétrade não seja apenas um mito. Logo eles entram na disputa e buscam seus próprios aliados nessa corrida pelo poder.
Um período de trevas se abate sobre Mítica, e nesses tempos sombrios Jonas, Cleo, Magnus e Lucia precisam descobrir o quanto antes em quem podem confiar.

A obra dá continuidade à busca pela Tétrade, quatro cristais que representam os elementia (fogo, água, terra e ar) e que promete dar a quem os possuir um poder inimaginável. Contudo, são muitos os que querem tamanho poder, e com isso começa então uma corrida de vida ou morte para ver quem irá obtê-la. Magnus quer o poder dos cristais para colocar um fim à era de tirania de seu pai e talvez assim conquistar o amor de sua irmã, Cleo busca vingar a morte de sua família e assumir seu lugar de direito ao trono, Gaius quer a imortalidade para governar Mítica e os demais reinos daquele mundo por toda a eternidade, e os Guardiões querem a liberdade de sua prisão eterna. A sorte está lançada e o primeiro cristal ganhou vida. Muito sangue será derramado antes do fim dessa jornada. 

O Rei Sanguinário

- O guarda só estava dizendo o que queríamos ouvir. Não temos como saber se meus amigos de fato estão no calabouço do palácio.
- Não existe nenhuma garantia nessa vida, apenas grandes possibilidades. Isso basta para mim.
Pág.: 26

A narrativa de Rhodes segue um estilo similar ao utilizado por G.R.R. Martin quando o assunto é o ponto de vista dos personagens. Ela consegue narrar um acontecimento de maneira a prender o leitor aos fatos apresentados só para, ao virar a página, ele descobrir que o próximo capítulo é narrado por outra pessoa e se trata de uma cena diferente, em um local diferente. Tal estilo é visto com ótimos olhos por uns, mas nem tanto por outros, vez que muitas vezes somos tirados de uma cena alucinante para em seguida ler sobre amenidades em outra localidade do continente. Eu particularmente tenho uma relação de amor e ódio com tal divisão, pois mesmo ficando curioso em alguns momentos, vejo que é necessário a mudança de foco para que a leitura não fique maçante e com dinâmica desproporcional. 

Os personagens estão mais cativantes que nunca, exceto por aqueles que desde o primeiro livro são desnecessários, como é o caso de Nic. Magnus está cada vez mais perturbado, vez que além de nutrir sentimento libidinosos para com sua irmã, passou a ter sentimentos pela princesa Cleo (ele apenas não decidiu se os sentimentos em questão são de amor ou ódio). Lucia está cada vez mais no controle de seu poder, mas ainda é uma menina imatura e irritante, ao passo que Cleo está a cada vez mais mostrando ao leitor que ela não é apenas mais uma Barbie Princesa, mas sim uma mulher capaz de várias artimanhas e jogadas políticas para conquistar o trono que é seu por direito. Tivemos o acréscimo do ponto de vista do Ioannes e Nic, e não tivemos o do Rei Gaiu, o que não me agradou muito.

A busca pela magia dos elementia.

Mas essas pessoas não conheciam Cleo de verdade. E não tinham ideia de até onde ela iria para recuperar o que lhe fora roubado.
Alguns procuravam vingança contra seus inimigos mortais pela ponta da espada. Seu plano de vingança começava com a ponta de um sorriso.
Pág.: 50

O final foi alucinante e, sinceramente, me deixou com o queixo no chão. Não esperava por aquela revelação sobre os cristais da Tétrade, e muito menos que um dos personagens mais poderoso iria ser assassinado. Não gostei muito de algumas mortes nos últimos capítulos, mas entendo que elas foram necessárias para dar veracidade ao ocorrido. Pelo desenrolar dos fatos, creio que a aventura de nossos protagonistas no próximo livro se passará em Kraeshia, um continente completamente diferente de Mítica.

A edição segue os mesmos padrões dos livros anteriores. Cada capítulo tem no topo da página o nome de quem está narrando e qual a sua localidade. A diagramação é simples e não encontrei erros de revisão ou tradução aparentes. O único diferencial desse volume para os anteriores é que o meu veio com algumas páginas em branco e faltando trechos da história, o que foi prontamente sanado pelo pessoal da editora que não só me mandou uma cópia digital da obra para que eu pudesse concluir a leitura, como me enviou um novo exemplar em perfeito estado. Se não começou a ler essa série ainda, comece o mais rápido que conseguir, garanto que não irá se arrepender. 


Para concorrer é simples, basta preencher a primeira entrada, que é LIVRE, e você já está participando. Contudo, caso queira mais chances de ganhar, assim que a referida entrada for preenchida, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você!

A opção "tweet about the giveaway" é renovada a cada 24 horas, ou seja, todo dia que você tweetar a frase e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

Qualquer dúvida quanto ao uso do formulário basta entrar em contato pelos comentários ou pela aba de "Contato" no menu do blog.

OBS: O formulário do Rafflecopter sofreu alterações nas entradas EXTRAS para curtir a página no Facebook. Para que tal entrada seja validada, é necessário CURTIR a página, e não só visitá-la como manda o formulário.

a Rafflecopter giveaway
Parabéns Cristiane Dornelas! O e-mail já foi enviado.

Importante

  1. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado.
  2. O livro será ENVIADO em até 30 dias úteis pela editora.
  3. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios causados pelos Correios.
  4. Caso o ganhador forneça o endereço errado e o pacote retorne, o mesmo perderá o direito ao prêmio.
  5. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  6. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!"