Entrevista: Ledinilson Moreira


Hey pessoal, tudo bem?

Há alguns meses a Tamires leu e resenhou o livro Portais, do autor nacional Ledinilson Moreira, e gostou tanto que decidimos fazer uma entrevista com o autor para sabermos sobre suas ideias, hábitos de leitura, autores favoritos, etc. Confira:

Entrevista

1 - Você sempre quis ser um escritor, ou isto representou uma súbita mudança de direção na sua vida?
R - Quando mais novo, nunca tinha pensado em ser um escritor, na verdade foi acontecendo naturalmente, não posso dizer que representou uma mudança súbita por que fui entrando devagar neste cenário dos livros. Quando decidi levar a carreira a sério já tinha um livro pronto e mais de 200 artigos escritos. O mais importante é que depois que iniciei este trabalho tenho absoluta certeza que adoro o que faço.

2 - O que iniciou o seu interesse na escrita?
R - Sempre gostei de ler muito, mas quando estava fazendo meu MBA comecei a escrever muitos artigos técnicos na minha área de estudo, este foi o primeiro passo para começar a escrever aventuras e romances.

3 - Como é feito seu processo de escrita? Você segue algum ritual?
R - Não tenho nenhum ritual especifico, procuro escrever em lugares calmos ou nos cafés das livrarias com fones de ouvido ouvindo alguma musica legal. Mas, na maioria das vezes escrevo em casa no meu escritório. Meu processo de escrita é tentar escrever todos os dias e sempre estudar técnicas de escrita, pois a todo momento temos algo novo a aprender

Encontre as chaves para Portais

Pense: nós nascemos, estudamos, trabalhamos e morremos, onde está a graça? Precisamos aproveitar a vida, precisamos parar com essas guerras inúteis que apenas servem para destruir nosso planeta, ou essa dimensão, sei lá. O que sei é que a vida é um presente. Precisamos cuidar muito bem desse presente aproveitando o máximo.
Pág.: 163 - Portais

4 - Parte do seu livro é ambientado em Ouro Preto/MG. Você visitou todos os cenários descritos na obra?
R - Sim, morei em Ouro Preto por 4 anos e tive a oportunidade de conhecer todos os países onde é contado a história de Portais 1. 

5 -  Qual é a coisa mais interessante que encontrou durante a pesquisa para seu livro? 
R - Muitas coisas legais, posso citar o fato do caminhão ter realmente destruído parte do chafariz da Igreja do Pillar em Ouro Preto, isso dá uma relevância e um pouquinho de “verdade” à história, outro fato legal são os "clãs" escrito em tcheco, e a cada esconderijo de uma chave há uma história verdadeira por trás. 

6 - Qual é a melhor parte no seu trabalho como escritor?
R - Entreter os leitores, escrevo com o objetivo de levar o leitor a viajar para outros lugares, procuro contar histórias que inspiram as pessoas. E quando isso acontece, sinto-me no topo do mundo. 

7 - Os personagens principais são inspirados em pessoas reais?
R - Não, eles são apenas representações no vasto universo dos Portais.

8 - Está trabalhando em algum outro livro no momento?
R - Sim, estou finalizando Portais 3 e preparando uma nova série de 4 livros que se chamará: Ascensão.

9 - O que faz para se divertir nas horas vagas?
R - Família, amigos, cinema, musica, vídeo game.

10 - Quais são seus autores nacionais favoritos? E internacionais?
R - Nacionais: Adoro os autores nacionais, muitos deles tornaram-se meus amigos, por isso não vou citar nomes, pois sempre esquecemos alguém. Internacionais: Tolkien, J.K. Rowling, Michael Gant, Ernest Clint, e vários outros.

Confira abaixo capa e sinopse de sua obra publicada.



Junto a um excêntrico grupo de amigos, com seus poderes inimagináveis, convido você a decifrar enigmas, juntar as peças de um grande quebra-cabeça para desvendar o código secreto que os levará aos Portais. Tudo isso em um curto espaço de tempo, já que clãs inescrupulosos ameaçam a vida da humanidade em busca de poder. Você também terá a oportunidade de conhecer lugares fascinantes, como Ouro Preto, Toronto, Bruxelas, Paris, Amsterdã e Praga. E descobrir que, quanto a amizade e o amor estão em jogo, os nossos heróis são capazes de tudo, ou, quase tudo... Seja bem-vindo aos PORTAIS!