Resenha Premiada: 13 Incidentes Suspeitos - Lemony Snicket


Hey pessoal, tudo bem?

Hoje trago para vocês a resenha e indicação de leitura dos contos do Lemony Snicket, 13 Incidentes Suspeitos, que é uma compilação de pequenos casos solucionados pelo jovem detetive, homônimo do autor, dentro do universo da série Só Perguntas Erradas. Vale lembrar que não é necessário ter lido os livros da série para ler este, vez que são casos independentes e o autor dá explicações mais que satisfatória sobre os personagens e cenários. 



A peculiar cidade de Manchado-pelo-Mar é palco de muitos eventos estranhos e é lá que o jovem Lemony Snicket - famoso solucionador de mistérios - tenta resolver seu primeiro grande caso, relatado em detalhes na série Só Perguntas Erradas.
Mas os mistérios se sucedem, e o detetive mirim agora terá de descobrir por que quadros caem sozinhos das paredes, quem roubaria um tritão amarantino, como é possível que um fantasma passeie pelo cais à meia-noite e quem faz parte da famigerada Gangue do Tijolão, entre vários outros enigmas. Lemony Snicket precisará juntar pistas e interrogar testemunhas para desvendar cada caso.
Os leitores se tornam membros da organização secreta de Snicket e também participam da investigação: o desafio será resolver os casos antes de ler as soluções, reveladas no final do livro.




A sinopse já explica do que se trata o livro, por isso vou pular a parte do resumo, vez que resumir cada conto iria acabar com a graça da obra. Contudo, incidentes como Demônio da Meia-Noite e Trabalho Interno se destacaram pela maneira como o autor conduziu a conclusão de cada caso. No primeiro temos uma mulher que procura os serviços do jovem Snicket pois o casamento arranjado de sua filha está em risco por causa de uma suposta assombração. Já no segundo tem-se a misteriosa história dos quadros que sempre apareciam no chão, como se um fantasma os estivesse colocando lá. 

O que fez tais contos se destacarem tanto foi o fato de não ter conseguido acertar nenhuma das possibilidades de solução. Confuso? Deixe-me explicar: o livro é dividido em duas partes, na primeira são apresentados os casos e na segunda somente as conclusões de cada um deles. Penso que a intensão do autor era justamente dar pistas para o leitor tentar desvendar os incidentes por si só, e somente após cogitar todas as possibilidades, ler a conclusão para saber se estava certo ou não. 

Versão animada da capa. 

- Eles disseram que você é corajoso.
- Corajoso é como chamam você até que as coisas não deem mais certo - eu disse. - Aí chamam você de derrotado. Mas você não quer ouvir minha história. Quer contar a sua. 
Pág. 39

Os personagens continuam os mesmos. S. Theodora continua chata e nós continuamos sem saber o que significa o S. em seu nome, Snicket ainda é um jovem muito inteligente e capaz de grandes proezas e Moxie continua com sua maleta/maquina de escrever em busca de história mirabolantes. O que mudam são os cenários, pois, apesar de estarem em Manchado-Pelo-Mar, algumas localidades não estavam presentes na série original, o que é um acréscimo para o mundo do autor. 

A edição segue o mesmo padrão dos livros da série, uma capa interna desenhada com figuras coloridas em preto e branco, imagens ilustrativas espalhadas por toda a obra, uma diagramação simples, mas bem feita, e uma revisão impecável. Quem é fã do Lemony deve ler esta obra o mais rápido possível, sem contar que é um ótimo livro para curar ressaca literária. 


Hey pessoal, tudo bem?

Para concorrer a um exemplar de 13 Incidentes Suspeitos é simples, basta preencher a primeira entrada, que é LIVRE, e você já está participando. Contudo, caso queira mais chances de ganhar, assim que a referida entrada for preenchida, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você!

A opção "tweet about the giveaway" é renovada a cada 24 horas, ou seja, todo dia que você tweetar a frase e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

Qualquer dúvida quanto ao uso do formulário basta entrar em contato pelos comentários ou pela aba de "Contato" no menu do blog.

OBS: O formulário do Rafflecopter sofreu alterações nas entradas EXTRAS para curtir a página no Facebook. Para que tal entrada seja validada, é necessário CURTIR a página, e não só visitá-la como manda o formulário.

a Rafflecopter giveaway

Parabéns Daniela Silva! O e-mail já foi enviado.

Importante

  1. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado.
  2. O livro será ENVIADO em até 30 dias úteis pela editora.
  3. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios causados pelos Correios.
  4. Caso o ganhador forneça o endereço errado e o pacote retorne, o mesmo perderá o direito ao prêmio.
  5. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  6. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!"