Vintage Rock Resenha: Álbum Duplo: Um Rock Romance - Paulo Henrique Ferreira


Olá Vintagers, tudo bem? Se curtem um bom Rock’n Roll, este livro é ideal para vocês!

Antes de qualquer coisa, preciso perguntar a vocês: Quem nunca relacionou um acontecimento, um momento em sua vida com uma música? Isso, qualquer música, seja uma que reflita dor ou alegria, dependendo do momento! Provavelmente todos, não é? 

É isso que o autor Paulo Henrique Ferreira nos mostra, como a música pode descrever perfeitamente um momento em nossas vidas, revelando assim uma trilha sonora espetacular e digna de um filme. Seu livro, Álbum Duplo: Um Rock Romance, conta a “sofrida” vida de Marlo Riogrande, um rapaz formado em História e muito inteligente, porém que fez algumas escolhas erradas na vida - quem nunca fez isso, não é?! - e tenta a redenção. Então aperte o play e vamos lá!




O romance conta a história do jovem Marlo Riogrande, que se depara com a situação de ter magoado e perdido sua namorada, Marcela.
Neste fundo do poço, Marlo lida com as questões que o impedem de crescer: o sexo, as drogas legais e ilícitas, o sufocante ambiente de trabalho e, após ser abandonado por Marcela, uma vida sem boas perspectivas.
O protagonista convida o leitor a ser o elemento onipresente da história e entrelaça suas reflexões com uma trilha sonora espetacular de rock and qroll, além de outras referências da literatura, cinema e cultura pop.
O livro sugere uma trilha sonora com 51 canções – de Beatles a Belchior – que formam a espinha dorsal da narrativa. Com ajuda das canções, Marlo Riogrande coloca em xeque suas dúvidas e inseguranças, respaldado pelos fatos e esclarecedores diálogos com diferentes personagens que surgem ao longo da história.


Resumo

O livro é narrado na primeira pessoa pelo próprio Marlo, que é um jovem que saiu de uma cidade pequena e pacata e foi morar na cidade grande para estudar e trabalhar, e como todo jovem e universitário, ele conheceu pessoas e teve acesso a novas experiências.

Após se formar, Marlo começou a dar aulas particulares para crianças e adolescentes que se davam mal em História e após uma aula particular para o filho de um Promotor, Marlo foi chamado para ser professor de um cursinho preparatório para Concursos Públicos. Nestas idas e vindas, em uma festa na república de um amigo, Marlo conheceu Marcela, a garota dos seus sonhos: encantadora, bonita e que revirou seu mundo. Ele descreve a sensação de conhecer a garota com esta linda música do Queen - Don’t Stop Now.

Como você pode ver, Marcela realmente virou a cabeça desse homem hehehe.

Eu sou uma estrela cadente saltando pelo céu
Assim como um tigre desafiando as leis da gravidade
Eu sou um carro de corrida ultrapassando como Lady Godiva
Eu vou, vou, vou, vou
E nada vai me deter...

A partir deste dia, Marlo e Marcela descobririam que são almas gêmeas, sabiam que não poderiam viver um sem o outro. O jeito meigo e sensato de Marcela era o equilíbrio perfeito em contraste com o rapaz impulsivo e de atitude que era Marlo. Uma linda história de amor com um toque bem Rock.


Porém, como todos sabem, nem tudo na vida são flores! Marlo, por ser um rapaz de momentos, como o próprio nos descreve: “Tinha tudo na mão, mas jogou no lixo”. Ele trai a confiança de Marcela (Pisa na bola feio!!) e a mesma termina com ele. A partir daí o mundo de Marlo desaba, o rapaz se resume a “um nada”, uma pessoa deprimida e sem perspectiva de vida. Passando os dias no modo automático, ele busca consolo nos velhos amigos, vícios e prostitutas (Pesado não é? Mas é a vida). No decorrer do livro nosso personagem central se vê no fundo do poço e seus vícios o impedem de ser uma pessoa melhor.

Opinião

Como já pude expressar aqui, sou uma grande fã do bom Rock’n Roll, quando peguei Álbum Duplo para ler, sabia que não ia me decepcionar. Marlo, além de ser um cara muito inteligente possui um ótimo - PERFEITO hehehe - gosto musical. Sua vida tem simplesmente a trilha sonora de Queen, Led Zepplin, The Beatles, etc. O autor relaciona cada capítulo com uma lista de músicas e nos aconselha que escutemos cada uma ao ler o capítulo e digo, na maioria das vezes fiz o que o autor propôs e confesso uma coisa: me senti dentro da história, vivendo as angústias que o personagem vivia, pude sentir também uma pessoa onipresente na história, como um fantasma ao lado do Marlo em cada atitude que ele tomava. Foi uma experiência incrível e quase impossível de descrever.

A obra possui uma escrita leve e gostosa, o personagem nos convida a viver com ele cada situação e em certos momentos nos faz refletir algumas atitudes tomadas, e o que achei muito legal é que em alguns momentos ele “nos pede” para não abandoná-lo, mesmo sabendo que ele fez muitas merdas besteiras (ele é um fofo *_*, hehehe).


O livro trata de questões bem sérias como a infidelidade virtual, muito freqüente nessa era totalmente conectada; o processo de degradação física e moral que o ser humano atinge, e isso é bom pois o livro nos mostra que essa degradação é um trampolim que nos faz crescer mais e aprender com nossos erros. Marlo pisou na bola com Marcela, mas ele precisava passar por tudo o que passou para que sua atitude de moleque caísse e o verdadeiro homem nascesse.

Digo que meu processo de leitura foi excelente, além de refletir sobre algumas questões também pude conhecer novas bandas, novas músicas. Se você procura um livro que aborde questões atuais, te convido a conhecer Marlo e a compartilhar com ele todas as loucuras que alguém é capaz de fazer para ter o seu amor de volta, tudo isso com uma a pitada de música de qualidade.


A diagramação é muito bem feita, as primeiras páginas de cada capítulo são chapadas de preto com uma citação da música principal que representa aquele capítulo, bem Rock.

E fica a dica: A vida com uma trilha sonora fica muito melhor! Boa leitura!

Rock Kisses,
             Mayra Luíza
É administradora do Vintage Rock Store e resenhista aqui no Vida de Leitor. Possui um estilo Rock Vintage de ser e, assim como Marilyn Monroe, acredita que a imperfeição é bela e toda loucura é genialSeus livros favoritos são: Harry Potter e Crônicas de Gelo e FogoSuas bandas favoritas são: Nightwish e Epica
Facebook/Vintage Rock - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.