Resenha + Promoção: Put Some Farofa - Gregorio Duvivier


Hey pessoal, tudo bem?

Com um estilo inovador e irreverente de contar histórias, somado ao sucesso humorístico do canal Porta dos Fundos, Gregorio Duvivier conseguiu não só me transformar em um grande fã, como também me ensinou a apreciar uma crônica bem escrita e um roteiro bem humorado.


Dont repair the mess. The house is yours. I make question. Pardon anything. Go with god. Come back always. Publicada em Julho de 2014, a crônica que dá título a este volume, que cria uma conversa imaginária de um brasileiro com um gringo visitando o Brasil durante a copa, rapidamente se tornou um viral de internet, até ser comentada em artigo do Washington Post. Trata-se de uma amostra da verve humorística embebida de zeitgeist, crítica ferina e muito afeto de Gregorio Duvivier, um dos autores mais promissores do Brasil na atualidade. Reunindo o melhor de sua produção ficcional, Put some farofa traz textos publicados na Folha de S.Paulo e esquetes escritos para o canal Porta dos Fundos, além de alguns inéditos. Se Gregorio traz o raro dom da multiplicidade, tendo se destacado no cenário cultural brasileiro ao mesmo tempo como ator, roteirista, comediante, cronista e poeta, também múltiplo é este volume, que transita entre ficções, memórias de infância, ensaios sobre artistas que o influenciaram, artigos panfletários, exercícios de linguagem e outras experimentações.



O livro não traz uma história contínua, como pode ser visto na sinopse acima, mas sim, vários textos que se dividem entre crônicas e roteiros. Muitos deles são inéditos, já outros foram publicados há algum tempo na Folha de S.Paulo, os demais já são nacionalmente conhecidos por terem sidos transformados em vídeo para o canal do YouTube. 

A narrativa de Gregorio é diferente da presente nas crônicas da atualidade, vez que ele traz sempre um humor muito peculiar em seus textos, contudo, nem todos eles são de cunho humorístico, envolvendo temáticas sérias como política, homossexualidade e homofobia. 

Imagem utilizada na capa do livro

Nosso it boy, claro, é o coronel Paulo Malhães, torturador chiquetésimo que deu depoimento à Comissão da Verdade usando uns puta óculos escuros Prada de aro dourado e assumiu ter perdido a conta de quantos cadáveres ocultou. Divo. Viva a revolução - democrática.
Pág.: 87

De toda a obra, meus textos favoritos foram: Calma, Cláudio, que retrata a personificação da pessoa insatisfeita, que quer tudo à sua maneira e quando os demais mudam para lhe agradar, ela já não quer mais daquele jeito e quer que os outros voltem a ser o que eram; Péssimo mau gosto, que foi uma resposta ao comentário que um membro da Igreja fez a um vídeo Especial de Natal feito pelo Porta dos Fundos; Quem nunca, um roteiro cujo vídeo pode ser visto clicando aqui; Nuances, que é um texto que traz as definições que o autor dá para várias coisas, como pode ser visto no quote abaixo; e por último, e o melhor de todos, o texto Assunto urgente, que retrata a típica pessoa louca do século XXI e sua neurose sobre relacionamentos.

[...] Golfinho: baleia extrovertida. Tubarão: golfinho sociopata.
[...] Javali: porco de raiz. Porco: javali metrossexual.
Pág. 101

A edição é simples, mas as cores utilizadas na capa e verso do livro dão um ar mais chamativo à obra. A diagramação não é muito elaborada, contendo espaçamentos entre linhas medianos e uma fonte que facilita a leitura. O livro é dividido em quatro partes. Leitura quase que obrigatória! ;)

Booktrailer do livro


Para concorrer é simples, basta preencher a primeira entrada, que é LIVRE, e você já está participando. Contudo, caso queira mais chances de ganhar, assim que a referida entrada for preenchida, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você!

A opção "tweet about the giveaway" é renovada a cada 24 horas, ou seja, todo dia que você tweetar a frase e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

Qualquer dúvida quanto ao uso do formulário basta entrar em contato pelos comentários ou pela aba de "Contato" no menu do blog.

OBS: O formulário do Rafflecopter sofreu alterações nas entradas EXTRAS para curtir a página no Facebook. Para que tal entrada seja validada, é necessário CURTIR a página, e não só visitá-la como manda o formulário.

a Rafflecopter giveaway
Parabéns Sueli! O e-mail já foi enviado.

Importante

  1. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado.
  2. O livro será ENVIADO em até 30 dias úteis pela editora.
  3. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios causados pelos Correios.
  4. Caso o ganhador forneça o endereço errado e o pacote retorne, o mesmo perderá o direito ao prêmio.
  5. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  6. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!"

Abraços,
    Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 9º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.