Promoção + Resenha: Garoto Encontra Garoto - David Levithan


Hey pessoal, tudo bem?

Como havia dito na resenha de Caminhos Incertos - aqui - livros que tenham como protagonista e história principal o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo estão a cada dia ocupando mais o mercado editorial atual e um exemplo disso é Garoto Encontra Garoto de David Levithan, mesmo autor de Todo Dia. O diferencial? David conseguiu criar um mundo onde ser diferente é normal, o capitão do time de futebol americano é uma drag queen e as lideres de torcida andam de Harley. 





Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!





O livro conta a história de Paul, um jovem que encontrou o amor da sua vida e conseguiu estragar todas as suas chances de uma maneira tão épica que fica difícil até tentar recuperar seu amor perdido. Contudo, ele não está sozinho, com a ajuda de uma drag queen que também é capitã do time de futebol, um melhor amigo gay enrustido e um ex namorado psicótico que acha que ainda tem alguma chance de reatar o namoro, ele irá fazer de tudo para reconquistar o cara dos seus sonhos, mesmo que para isso ele tenha que fazer o impensável. 

Que tal pintar um pouco de música?

Todos nós precisamos de um lugar. Eu tenho o meu, essa coleção maluca de amigos, músicas, atividades pós-escolares e sonhos. Quero que ele também tenha um lugar. Quando ele diz "Eu gosto daqui", não quero que seja com tom triste. Quero poder dizer: Então fique.
Pág.: 14/15

A narrativa consegue ser profunda e ao mesmo tempo engraçada. São muitos os momentos em que temos dizeres como o transcrito acima e outros onde as cenas são tão improváveis que você se vê rindo sem nem perceber. O que achei mais legal é que esse livro foi escrito em 2003 (publicado esse ano no Brasil), ou seja, em uma época em que seria impensável ter um livro desse circulando no mercado e fazendo tanto sucesso, o que mostra que David Levithan é um autor à frente de seu próprio tempo. 

Os personagens são muito engraçados e bem desenvolvidos, e alguns deles são estereotipados em um sentido cômico, como o novo namorado de Joni que possui todas as características dos famosos jocks, que seriam uma espécie de atletas populares, fortes e completamente desprovidos de inteligência. O protagonista é bem resolvido e sabe muito bem o que quer e, como foi dito, fará de tudo para reconquistar Noah. Outro fator que contribui muito para o sucesso da obra é que o mundo criado pelo autor é bem diferente, como o caso das lideres de torcida punk, a equipe de corrida de corredor e o time de boliche cultural. 

Até onde você iria para reconquistar o amor da sua vida?

O armário do zelador tem as tradicionais vassouras, rodos e baldes. Mas, no centro, há um computador de última geração. Nossa equipe de zeladores é uma das mais ricas do país por causa do talento para compra e venda de ações. Eles poderiam ter se aposentado há muito tempo, mas têm compulsão por limpar escolas. 
Pág.: 121

Esse não é o tipo de obra com finais mirabolantes, pois já é bem óbvio quem vai ficar com quem e o que realmente vai acontecer no desenrolar das páginas, contudo, o que realmente importa na obra é o miolo da história, são as artimanhas e reflexões que o autor propõe. Mesmo não sendo meu livro preferido do gênero, afinal, ele compete com grandes nomes como Caminhos Incertos e Aristóteles e Dante Desvendam os Segredos do Universo, Garoto Encontra Garoto é uma excelente leitura de férias e recomendada para todo mundo que quer fugir de temas densos e muito profundos. 

O livro possui uma edição simples, mas muito bonita. As cores usadas na capa e os efeitos que a mesma possui são muito bem trabalhados e dão um destaque especial na estante. A diagramação é simples e a revisão está muito bem feita, a fonte utilizada, bem como o espaçamento entre as linhas, fazem com que a leitura possa ser feita em questão de um dia. Leitura recomendada!


Para concorrer é simples, basta preencher a primeira entrada, que é LIVRE, e você já está participando. Contudo, caso queira mais chances de ganhar, assim que a referida entrada for preenchida, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você!

A opção "tweet about the giveaway" é renovada a cada 24 horas, ou seja, todo dia que você tweetar a frase e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

Qualquer dúvida quanto ao uso do formulário basta entrar em contato pelos comentários ou pela aba de "Contato" no menu do blog.

a Rafflecopter giveaway


Importante

  1. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado.
  2. O livro será ENVIADO em até 30 dias úteis pela editora.
  3. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios causados pelos Correios.
  4. Caso o ganhador forneça o endereço errado e o pacote retorne, o mesmo perderá o direito ao prêmio.
  5. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  6. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!"

Abraços,
  Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 10º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos
Twitter/Facebook/Skoob/Instagram - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.