Pense Melhor Antes de Pensar - Renata Dembogurski

Saudações, caros leitores, como vocês estão?


Apesar de alguns não perceberem isso, o gênero fantasia, inserido na literatura nacional, aos poucos vai dando grandes saltos. Um exemplo disso é Pense melhor antes de pensar, escrito por Renata Dembogurski. Ainda assim, falhas são inevitáveis, e estas se mostraram presentes em alguns aspectos um tanto quanto simples. 


Bem mais do que você imagina, o nosso mundo não é o que parece ser. Há muito mais! Tem camadas. É Virkadaz. Ao seu lado deve ter alguém que saiba disso, mas não pode contar nada sobre esse universo expandido. Zuwi é um deles. Ele sabe como acessar os vários plix. Fazer isso exige prática. Mas não é algo chato e sem graça. Pelo contrário! É surpreendente, incrível e também... Perigoso. A cada plix, uma nova aventura. Nunca se sabe o que terá lá! E foi justamente em um desses treinos que Zuwi chegou ao plix das Ilusões. Um lugar extraordinário com impensáveis paisagens e animais impressionantes. Só tem um problema: Zuwi devia estar acompanhado de Anne, sua companheira de aula, para cumprir a tarefa “voltar juntos”. E agora? Para encontrar Anne, Zuwi terá que, antes de mais nada, entender como funciona o plix, unir forças para vencer grandes desafios e ainda sobreviver! Adversários? Perigosos abutres-crocodilos, terríveis tubarões-escorpiões e os beligerantes oclusos. Mas o pior confronto será Zuwi enfrentar seus próprios pensamentos. 



Digamos que o universo seja formado por infinitos Plix, que são "domínios dilatados da realidade apresentada". Ao chegar no Plix das Ilusões, o aventureiro Zuwi acaba sentindo falta de sua companheira de viagem, Anne. Ainda encantado e admirado pelas paisagens surreais e impensadas do local, tem sua atenção cortada por Cao, um garoto um pouco mais velho que havia entendido que ele havia chegado recentemente ali, e assim, convidando-lhe para conhecer a vila. Contudo, ele ainda tinha um problema, ou melhor, uma pergunta: onde estaria Anne?. Para ajudá-lo, seria necessário entender como aquele Plix funcionava, e, segundo uma explicação de Cao, aquela camada era dividida entre os Pensamentos Ideais e os Pensamentos Sombrios, onde possivelmente estaria sua amiga.

Livro e marcadores de páginas
- Olha, se aqui tudo que se imagina pode de alguma forma ter consequências, é melhor pensar bem no que irá pensar! Entende?
- Hã!?!
- Como eu te disse, tem que meditar sobre o assunto. Planejar e estudar, sabe? Não dá para sair falando e fazendo, sem analisar no que pode resultar. É bem arriscado isso por aqui.

Pág.: 30

Muitos ainda não sabem, mas Pense melhor antes de pensar é um spin-off de um livro ainda não publicado, Virkadaz. Chega a ser até interessante isso, já que o leitor passa a ter um conhecimento prévio da escrita e da forma como são passadas as informações da história, além de servir como um teste para algo maior. Sendo assim, Renata Dembogurski conseguiu transmitir uma boa imagem em relação ao seu trabalho, visto que o mundo criado por ela chega a ser complexo, encantador e fascinante, tanto que a obra veio a ser premiada no II Prêmio UFES de Literatura na categoria infanto-juvenil. 

A trama é narrada em terceira pessoa, mostrando o ponto de vista de todos os personagens, bem como toda a ambientação do lugar. O jogo de palavras utilizado pela autora ajuda na compreensão das informações referentes ao mundo criado, além de ter uma escrita linear e fluida. Apesar disso, alguns aspectos deixaram a desejar, principalmente quando analisamos os personagens, posto que alguns não conseguiram transmitir suas emoções/reações ao leitor, não conseguindo nos cativar completamente. Além disso, algumas cenas são narradas de maneira muito rápida, provavelmente uma consequência do fato da história ser um spin-off, gerando a dúvida no leitor se tais acontecimentos serão explicados  mais a fundo em algum outro volume. 

Renata Dembogurski, autora
[...] Ainda chegará um momento no qual terá que acreditar muito mais nas possibilidades e alternativas existentes em Virkadaz do que naquilo que seus olhos veem [...] 

O final é um pouco previsível. Mesmo assim, o fato da Renata mostrar que nossos próprios pensamentos podem ser na realidade nossos grandes vilões foi bastante interessante. Como Virkadaz ainda não foi publicado, a autora posta pequenos contos referentes aos Plix em sua conta no Twitter. Pense melhor antes de pensar foi um livro de fácil leitura e absorção.  

Alguns aspectos quanto a diagramação não me agradaram, sobretudo espaçamento entre parágrafos e o fato das falas estarem em itálico. Já na edição, temos páginas amareladas, uma ilustração de um abutre-crocodilo na capa e um acabamento muito bem feito. 

Abraços,
Gustavo Demétrio
GUSTAVO DEMÉTRIO
É Resenhista e CDC aqui no Vida De Leitor. Um ávido leitor que sonha um dia se tornar um Arquiteto de renome. Admirador do universo e grande fã do Stephen King. Seus livros favoritos são: Série Torre NegraTigana, Sherlock Holmes Sob a Redoma. 
Twitter/Facebook/Skoob/Instagram - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.