Promoção + Resenha: Cemitérios de Dragões - Raphael Draccon


Saudações, caros leitores, como vocês estão?

Apesar de já ter ouvido falar desse autor, até então nunca havia lido nenhuma obra sua. Confesso que a capa de Cemitérios de Dragões foi um dos grandes chamativos para mim, e meu interesse aumentou ainda mais quando parti para a leitura da sinopse. A fantasia presente aqui foi bem empregada e trabalhada, além disso, temos uma grande variedade de fantásticos que acabam por dar vida ao contexto em que história se passa. Contudo, alguns aspectos deixaram a desejar.




Em diferentes pontos do planeta Terra, cinco pessoas com histórias e origens completamente distintas desaparecem por motivos variados e acordam numa outra realidade. Em meio a guerras envolvendo demônios, dragões, homens-leão, seres fantásticos e metal vivo, os cinco precisam compreender os motivos de estarem ali e combater um mal que talvez não possa ser impedido. Este é o mote de Cemitérios de dragões, o novo romance de Raphael Draccon, que marca a estreia do selo Fantástica. No livro, o autor de Dragões de Éter apresenta uma versão moderna e adulta de um universo inspirado por séries queridas por toda uma geração como Jaspion, Changeman, Flashman, Black Kamen Rider e Power Rangers.




Nesta trama passamos a conhecer cinco pessoas que acabam acordando em uma realidade diferente, cujo poder estava nas mãos de seres Dracônicos. Após acordar nesse mundo, Derek, um soldado de 27 anos e que não se lembrava de como chegara ali, viu-se escravizado e forçado a trabalhar em uma das minas draconianas que também abrigava anões, gigantes e outros seres que foram forçados a tal tipo de trabalho. Vivenciando as piores condições de vida, uma rebelião se inicia, momento este em que Derek conhece Amber, uma lutadora e garçonete irlandesa. Já em Taremu, a africana Ashanti está sendo treinada pelos soldados do príncipe Rogga Maru II, que acreditam na profecia de que alguém seria enviado para salvar aquele mundo. "Juntos" eles irão mostrar suas melhores habilidades e demonstrar que podem derrotar Asteroph, o demônio-rei, e Ravenna, a demônio-bruxa.

Séries clássicas de super-heróis Tokusatsu.
- Antigamente, quando cada raça possuía o próprio governo, essa dimensão possuía um propósito diferente. Falava-se em evolução onde hoje fala em guerra. Havia conflitos e caça, e havia contatos entre culturas, mas nenhuma raça buscou conquistar para si a hegemonia.
Pág.: 48

Um dos aspectos mais perspetiveis em Cemitérios de Dragões são as referências culturais às clássicas séries que marcaram a infância de muitos, até a minha, como por exemplo Jaspion e Power Ranger, da mesma maneira que podemos encontrar menções a Star Wars. Apesar de ter adorado essas referências, confesso que no começo da leitura me senti deslocado diante de tantos detalhes referentes aos aspectos físicos dos seres Dracônicos. Porém, é inegável dizer que Raphael apresenta uma forma diferente de narrar, uma vez que ele consegue nos surpreender a cada trecho, bem como a utilização de toda potencialidade em descrição dos confrontos, fugas e cenas bizarras, violentas e horrendas, que para alguns podem ser taxadas como algo grotesco/forçado, mas que para mim foi algo essencial ao contexto em que a história está inserida.

O enredo é narrado na terceira pessoa, possibilitando uma maior exploração dos espaços onde a trama está sendo construída. Alguns personagens são carismáticos e engraçados, como por exemplo a dupla Romain e Daniel, onde o primeiro faz toda e qualquer tipo de piada, sobretudo, envolvendo Daniel. Aliás, o ponto de vista dos cincos protagonistas, tal como o entendimento do mundo, foi bem aproveitado dentro da história, o que de certa forma aproxima ainda mais o leitor da obra. Ademais, Raphael foi esperto ao unir várias sagas em uma grandiosa fanfic.

Autor
[...] Venho de um lugar onde as pessoas acreditam na paz e no poder de um legado. Nossos anciões nos ensinam que devemos ser a mudança que queremos ver em prática. Preciso que compreenda os motivos pelos quais preciso fazer essa jornada, porque se de fato existem homens dispostos a lutar ou a morrer pelo que eu represento, ou pelo que acreditam que eu represento, então na prática eu não sou um homem, eu sou uma inspiração. Eu sou a luz de uma estrela para que eles se guiem. Sou uma mudança. E se tudo isso tiver um mínimo de fundamento, e de fato essa guerra não estiver já perdida, então eu serei capaz de inspirar outros povos a lutarem por Taremu.
Pág.: 132

O que não me agradou na obra foi que alguns fatos são apresentados ao leitor de forma muito rápida, fazendo com que eu ficasse um pouco perdido em alguns momentos. Fora isso, Cemitérios de Dragões foi uma ótima investida, que além de nos proporcionar bons momentos, nos fazem relembrar as velhas e clássicas séries, causando aquela sensação de nostalgia. Como o livro faz parte de uma trilogia, não contamos com um final definitivo. Sendo assim, fico no aguardo do segundo volume.

Na diagramação temos um tamanho de fonte agradável, uma ilustração de um dragão no começo de cada capítulo, bem como uma representação de uma flecha onde fica a numeração da página. Já na edição, contamos com uma bela ilustração de capa, papel amarelado e o título é feito em auto-relevo e com papel furta cor. Sobre a revisão, não encontrei erros de digitação. 

- Caso queira ler um trecho do livro, clique aqui


Para concorrer é simples, basta preencher a primeira entrada, que é LIVRE, e você já está participando. Contudo, caso queira mais chances de ganhar, assim que a referida entrada for preenchida, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você!

A opção "tweet about the giveaway" é renovada a cada 24 horas, ou seja, todo dia que você tweetar a frase e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

Qualquer dúvida quanto ao uso do formulário basta entrar em contato pelos comentários ou pela aba de "Contato" no menu do blog.

a Rafflecopter giveaway

Parabéns Neuza Souza! O e-mail já foi enviado!

Importante

  1. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado.
  2. O livro será ENVIADO em até 30 dias úteis.
  3. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios causados pelos Correios.
  4. Caso o ganhador forneça o endereço errado e o pacote retorne, o mesmo perderá o direito ao prêmio.
  5. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  6. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!"
Abraços,
Gustavo Demétrio
GUSTAVO DEMÉTRIO
É Resenhista e CDC aqui no Vida De Leitor. Um ávido leitor que sonha um dia se tornar um Arquiteto de renome. Admirador do universo e grande fã do Stephen King. Seus livros favoritos são: Série Torre NegraTigana, Sherlock Holmes Sob a Redoma. 
Twitter/Facebook/Skoob/Instagram - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.