Mentirosos - E Lockhart


Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje vou falar um pouco a respeito de um recente lançamento da editora Seguinte: Mentirosos. Logo na primeira página li a opinião da editora Nathália Dimambro e ela diz que este é o tipo de livro que não adianta contar a história, ou seja, só lendo para absorver o impacto da obra. Apesar de concordar plenamente com ela, vou tentar passar uma breve ideia do que vocês encontrarão nesse novo lançamento de E. Lockhart, mesma autora de Histórico Infame de Frankie Landau-Banks.






Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.







Altos, loiros, atléticos, lindos e ricos, essas são as principais características dos Sinclair, uma família aparentemente perfeita e inabalável. Após herdar uma fortuna e aumentá-la fazendo boas decisões, Harris Sinclair casou-se com Tipper e tiveram três filhas que eram tratadas como verdadeiras princesas, a cada uma foi dada uma bela mansão na ilha particular da família para que elas e seus filhos passassem os verões.

No verão em que Candence tinha oito anos, sua tia resolveu levar o novo namorado e Gat, sobrinho dele, para passarem férias na ilha particular dos Sinclair. Foi assim que os Mentirosos surgiram, e todo ano durante o verão Gat, Candance, Mirren e Johnny se encontravam na ilha e se divertiam juntos. Nas férias em que eles completariam quinze anos a realidade desse grupo de amigos acaba sendo um pouco abalada, novas revelações surgem e eles percebem que nem tudo é tão perfeito quanto imaginam e, em meio vários acontecimentos, um acidente faz com que Candence perca a memória e adoeça a ponto de não passar as férias do próximo ano na ilha. No verão de seus dezessete anos ela retorna e encontra o refúgio dos Sinclair um pouco diferente, e isso aumentará sua vontade de descobrir o que aconteceu na noite do acidente.
Autora
- Você entende Cady? O silencio é uma camada protetora sobre a dor.
Pág.: 43

A narrativa de E.Lockhart é simplesmente incrível, além de uma ambientação bem construída, uma evidente crítica social e uma intertextualidade com a história do Rei Lear (Shakespeare), ela também reúne drama, mistério e romance em um só livro, conseguindo equilibrar tudo isso com uma precisão impecável. O enredo se desenvolve em "tempo psicológico", ou seja, os fatos são apresentados ao leitor conforme a personagem vai recobrando a memória, portando, em um capítulo ela se recorda do verão de seus quatorze anos e em outro conta um pouco sobre o verão dos oito.

Os personagens são bem construídos e passam a sensação de que a história poderia se encaixar perfeitamente no mundo real. Os Sinclair são competitivos, manipuladores e um pouco frios, mas passam a imagem de felizes e inabaláveis para qualquer pessoa que não pertença à família. Apesar de cada personagem possuir uma característica memorável, é impossível não se encantar pelo quarteto de Mentirosos, eles são muito unidos e cada um possui um jeito único de ser; é impossível não sofrer com as dores de Candence, se encantar com a personalidade meiga de Mirren, rir das brincadeiras de Jonhny ou discordar da forma como Gat enxerga o mundo.

Capas
BEM-VINDO Á BELA família Sinclair.
Ninguém é criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso.
Pág.: 13

O final do livro é extremamente impactante, a autora consegue guardar o grande segredo até chegar o momento em que ele não pode ser mais guardado, fiquei impressionada quando enfim desvendei o mistério, já que sequer tinha ideia do que poderia ter acontecido. Pode parecer estranho, mas estou tão abismada com o segredo que cerca essa história que até o momento não consigo aceitar o fato de que o livro chegou ao fim. Sabe quando você quer mudar o final de uma obra e fazer com que exista um próximo livro só para não ter que dizer adeus para aqueles personagens? Estou me sentindo exatamente assim. Rsrsrs.

A versão que recebi é uma prova antecipada do livro, portanto não veio com a capa, revisão e diagramação final, mas pesquisei um pouco e encontrei a capa publicada no Brasil e nos EUA e, infelizmente, não gostei de nenhuma das duas. Apesar da revisão não ser a definitiva, praticamente não encontrei erros. As páginas do meu exemplar são brancas, as letras são de um tamanho agradável aos olhos e existe um bom espaçamento entre as linhas. Leitura mais do que recomendada!

Abraços,
  Tamires Souza
TAMIRES DE SOUZA
É Resenhista aqui no Vida De Leitor. Desenvolveu sua paixão pela leitura ainda criança através de revistas em quadrinhos e desde então não vive sem um livro dentro da bolsa. Recém formada e sonha um dia cursar uma faculdade de Direito. Seus livros favoritos são: Série Rangers Ordem dos Arqueiros, A Seleção e a Série A Mediadora
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.