Resenha + Promoção: Outlander - A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon


Saudações, caros leitores, como vocês estão?

Diante de tantas qualidades textuais e históricas, posso dizer que Outlander: A Viajante do Tempo foi uma inesperada surpresa para mim, já que eu não mantinha grandes expectativas em relação ao mesmo. Porém, ao terminar a leitura, pude perceber uma trama bem argumentada e composta por personalidades fortes, que de alguma forma, fazem parte do ponto chamativo da obra. 




Claire, a protagonista de A viajante do tempo é uma mulher de personalidade forte, lutando para se manter num mundo de homens violentos, que busca seu verdadeiro amor enquanto participa de importantes acontecimentos da história. Claire Beauchamp Randall foi separada de seu marido Frank pouco depois da lua-de-mel, quando ele foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, Claire e Frank se reencontram e retomam a vida que tinham em comum numa viagem a Escócia. Mas o reencontro não ocorre da forma esperada. Parece haver entre a esposa e o marido um distanciamento muito maior do que aquele causado pelos anos de guerra. Ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, Claire finalmente vai conhecer seu destino.





Nessa trama passamos a conhecer Claire, uma mulher que por algum tempo serviu como enfermeira durante a Segunda Grande Guerra. Após o término desta, ela e seu marido, Frank, partem em uma viagem para a região de Inverness, nas Terras Altas do norte da Escócia, com o objetivo de reaproveitarem o tempo perdido em que ela ficou afastada dele. Perambulando por aquelas terras, Claire se depara com um circulo de pedras na colina Craigh na Dun, e ali presencia um acontecimento um tanto quanto estranho, que iria mudar totalmente sua vida. Claire havia voltado no tempo, parando justamente onde ela partira à 200 anos. Todos os detalhes ao seu redor haviam mudado, até mesmo a forma com ela se vestia. Assim, perdida na Escócia de 1714, ela é avistada por um grupo de homens, que na dúvida de sua real identidade, capturam-na. 

Image and video hosting by TinyPic
Diana Gabaldon, autora
Poderia dizer que meu campo de visão contraiu-se a um único ponto escuro, depois desapareceu completamente, sem deixar nenhuma escuridão, mas apenas um brilhante vazio. Poderia dizer que senti como se estivesse girando ou como se estivesse sendo virada do avesso. Tudo isso é verdade, mas nenhuma dessas comparações transmite a sensação que tive de total pertubação, de estar sendo atirada com força contra alguma coisa que não estava lá.
Pág.: 54

Aos que não sabem, Outlander: A Viajante do Tempo é um relançamento que a Saída Emergência Brasil está fazendo. Originalmente, este livro foi lançado aqui no Brasil pela Rocco, além disso, acredito que essa nova "roupagem" seja para divulgar a série televisiva que já esta sendo exibida pela Starz, nos EUA. Um dos motivo que levam muitos a não embarcarem neste tipo de leitura é justamente a sua quantidade de páginas. Entretanto, nesta trama é notório a utilização de dois aspectos que acabam por catalisar a nossa leitura, sendo que a escrita da autora assume um grande papel nisso, já que ela consegue inserir de forma realista e sem demais exageros dois gêneros num só contexto, ou seja, a fantasia e o romance histórico. 

A narrativa é feita em primeira pessoa, o que ajuda na compreensão dos espaços, devido a extensa possibilidade de detalhação, e na interpretação das reações e sentimentos da personagem, além do entendimento completo da sua vida, já que podemos captar todos os seus pensamentos. Outro ponto a ser mencionado diz respeito a colocação do contexto histórico e a pesquisa feita pela autora, que foi feita de forma tão rica e bem detalhada, visto ela cita em todos os momentos aspectos culturais da região, independentemente da época em que esta sendo vivenciada. Compostos por diferentes personalidades, aqui nos deparamos com verdadeiras oscilações de humor, como por exemplo o Jamie, que em certos momentos é bem carismático e em outros, um tanto quanto chatinho, mas acredito que isso seja influência do seu sofrimento diante de algumas injúrias (que não poderei dizer porque pode ser tratado como spoiler). 

Image and video hosting by TinyPic
Relação de livros da série já publicados pela Rocco
Você é sangue do meu sangue e ossos dos meus ossos.
Dou-lhe meu corpo, para que nós dois sejamos um só.
Dou-lhe meu espírito, até o fim de nossas vidas
Pág.: 254

Posso dizer que Outlander: A Viajante do Tempo foi uma das melhores leituras que tive até o momento, ficando atrás apenas de Nosferatu, escrito pelo Joe Hill - resenha aqui. A série Outlander já foi quase completamente lançada aqui no Brasil pela Rocco, que chegou a publicar 12 livros (lembrando que no exterior ela é composta por 7 publicações). Seguindo a mesma lógica, acredito que a Saída de Emergência Brasil seguirá este padrão ao relançar a saga, sendo que o próximo volume é intitulado de A Libélula no Âmbar.

A diagramação está simples, com um tamanho de fonte razoavelmente adequada, um ótimo espaçamento entre as linhas, além da trama ser dividida em partes, e no começo de todas há uma ilustração de um símbolo. Na edição temos páginas amareladas, verniz localizado nos títulos e uma bela ilustração na capa, que a meu ver, foi baseada no visual da série televisiva. Sobre a revisão, não encontrei erros de digitação. Leitura mais que recomendada. 

- Caso queira ler um trecho do livro, clique aqui.

Trailer da série exibida pela Starz


Para concorrer é simples, basta preencher a primeira entrada, que é LIVRE, e você já está participando. Contudo, caso queira mais chances de ganhar, assim que a referida entrada for preenchida, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você!

A opção "tweet about the giveaway" é renovada a cada 24 horas, ou seja, todo dia que você tweetar a frase e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

Qualquer dúvida quanto ao uso do formulário basta entrar em contato pelos comentários ou pela aba de "Contato" no menu do blog.

Parabéns Erica! O e-mail já fi enviado. 

a Rafflecopter giveaway


Importante

  1. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado.
  2. O livro será ENVIADO em até 30 dias úteis pela editora.
  3. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios causados pelos Correios.
  4. Caso o ganhador forneça o endereço errado e o pacote retorne, o mesmo perderá o direito ao prêmio.
  5. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  6. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!"
Abraços,
Gustavo Demétrio
GUSTAVO DEMÉTRIO
É Resenhista e CDC aqui no Vida De Leitor. Um ávido leitor que sonha um dia se tornar um Arquiteto de renome. Admirador do universo e grande fã do Stephen King. Seus livros favoritos são: Série Torre NegraTigana, Sherlock Holmes Sob a Redoma. 
Twitter/Facebook/Skoob/Instagram - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.