Evento Com Laura Conrado - SESI Pedro Leopoldo


Olá pessoal, tudo bem com vocês?

No dia 11 de Agosto é comemorado o Dia do Estudante, por isso os alunos da escola SESI foram presenteados com uma visita super especial da autora nacional Laura Conrado. Como os projetos literários organizados por Josi são sempre muito interessantes, fui ao SESI representar o blog e tietar um pouco essa autora super carismática.



A apresentação foi rápida, Laura passou em todas as salas falando um pouco com os alunos a respeito da importância da literatura nos dias atuais e contando um pouco sobre suas vivencias na época escolar. Como os alunos do 1º ano do Ensino Médio haviam desenvolvido um projeto sobre Shakespeare, ela conversou um pouco com eles sobre esse autor e a respeito do livro Shakespeare e Elas - Skoob do livro aqui - que ela havia lançado juntamente com outras duas autoras nacionais (Lycia Barros / Janaina Vieira).

Achei muito interessante uma parte da palestra na qual ela perguntava aos alunos a respeito de suas experiências com livros e contava que ao iniciar uma leitura ela também sofria com os protagonistas. Fazendo jus ao ditado "quem lê vive mil vidas" através das histórias, ela já tinha tomado foras, se casado, enviuvado, entristecido, etc... Acho que como leitora foi impossível não me identificar com isso e essa foi a principal ideia passada para os alunos. Também tive a oportunidade de conversar um pouco com ela em particular e fazer algumas perguntas para o blog. Confira abaixo:


Quais são seus projetos para esse ano?

Estou terminando um livro novo, além de estar com um chick lit voltado para um público entre 20 e 30 anos em andamento.



Após ter lido Só Gosto de Cara Errado - resenha - estou ansiosa para o lançamento de Quero Ser Pop. Alguma previsão de lançamento?

Ele ainda está em fase de término e não tem data definida de lançamento.



Como você costuma fazer visitas às escolas, já passou por alguma situação difícil ou incomum?

Nessas visitas os alunos ficam livres para perguntar o que quiserem, então algumas perguntas são bastante inusitadas, algumas vezes perguntam a respeito da minha vida pessoal, se leio ou penso em escrever um livro erótico (risos), mas acho importante essa interação com um público jovem já que também sou uma escritora jovem.



E a respeito do livro Freud Me Segura Nessa!, o que pode nos dizer?

A história já vinha dando muito certo no livro Freud Me Tira Dessa!, nesse segundo livro a Cat volta mais madura, sem as paixões platônicas. O que acho interessante é que as fãs se identificam muito com a protagonista e muitas vezes me mandam e-mails falando que também são um pouco Catarina, inclusive foi por causa disso que a #SomosMuitoCat surgiu.



Já que estamos falando a respeito de seus fãs, eu costumo ver você se comunicando com eles através das redes sociais, como funciona isso?

A minha interação com meus fãs é muito legal, eles me mandam e-mails e às vezes alguns até chegam a falar um pouco a respeito de seus problemas. Faço questão de responder a todos eles, e o mais bacana disso é que ao mesmo tempo em que nós mantemos essa proximidade eu acabo pegando material para meus livros.



Fale um pouco sobre o Shakespeare e Elas...

Após ler Shakespeare eu evolui muito como leitora, porém existe um dificuldade, principalmente para os jovens, em entender um texto que é tão denso e cheio de dramaticidade, por isso ao adaptar o conto Sonhos de uma Noite de Verão fiz com que a história tivesse vários elementos comuns dos dias de hoje, além de dar um toque de comédia. Quando escolhi esse conto eu levei em conta o fato de que gosto de falar sobre relacionamentos. A maior dificuldade que tive durante a adaptação foi no fato de que a história conta com várias tramas que se desenvolvem em uma única noite, mas mesmo assim foi um trabalho muito gostoso de fazer.


Como a Laura já havia dado uma entrevista para o VDL na primeira vez que nos encontramos no SESI - confira aqui - optei por fazer uma espécie de bate papo com ela onde fui fazendo algumas perguntas aleatórias conduzidas pelo meu lado fã curiosa, já que suas respostas foram sendo anotadas por mim a medida que ela ia falando, nosso diálogo infelizmente não pôde ser reproduzido com as nossas exatas palavras.

Você pode comprar o livro Shakespeare e Elas na Saraiva, Extra ou Fnac.

Laura, adorei revê-la e muito obrigada por ter sido tão gentil!

Abraços,
  Tamires Souza
TAMIRES DE SOUZA
É Resenhista aqui no Vida De Leitor. Desenvolveu sua paixão pela leitura ainda criança através de revistas em quadrinhos e desde então não vive sem um livro dentro da bolsa. Recém formada e sonha um dia cursar uma faculdade de Direito. Seus livros favoritos são: Série Rangers Ordem dos Arqueiros, A Seleção e a Série A Mediadora
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.