Dica da Vez: El Fanzine - Gibi Independente. Quadrinhos Sem Padrinhos


Hey pessoal, tudo bem?

Hoje venho indicar para vocês a revista em quadrinhos (gibi, quadrinhos, cartoons, etc... depende de qual filosofia nerd você segue) El Fanzine, que é uma produção independente de um grupo de amigos apaixonados pelo estilo.


Na obra não há uma história sequencial como nos quadrinhos padrões. No lugar temos várias histórias com inicio e fim na própria edição, sendo algumas delas menores que outras, como é o caso do quadrinho In My Life que, apesar de ter apenas uma página, foi uma das mais engraçadas de toda a edição. Contudo, ela foi a única com um "tom" mais leve, e por isso senti falta de um pouco mais de humor ou tirinhas mais amenas ao longo da história, vez todas elas trazem narrativas um pouco mais pesadas. "¡NO HAY FOFURA!"

Recebi a 3ª edição da revista, que me foi enviada pelo Arthur Cordeiro, e devo dizer que fiquei impressionado com o trabalho. Normalmente as produções independentes não possuem grande qualidade gráfica, boa diagramação e revisão, e o que mais me surpreendeu é que a ELF, mesmo não tendo o "patrocínio" de alguma editora, não carece em nenhum desses quesitos. A capa é feita com uma espécie de papel fotográfico e é toda colorida, a diagramação está genial e não achei nenhum erro de digitação ou gramatical em toda a revista, o que prova a seriedade e qualidade do trabalho dos editores da mesma.


A única critica que faço é a ausência de numeração de páginas. Isso pode parecer algo simples para o leitor, mas se quisermos indicar para um amigo uma certa tirinha, ou até mesmo colocar um quote em um post de divulgação, não conseguimos precisar o posicionamento da mesma na revista pois não temos a referência da paginação. Fora isso, dou menções honrosas ao código de barras!! Sério, quem tiver a oportunidade de ter um exemplar em mãos, favor conferir. Não vou contar o que é para não estragar a surpresa, mas é algo simples e ao mesmo tempo genial e belo. Confira abaixo um pouco da história da revista narrado por um dos editores, o Rodrigo Procurando Nemo:

"O El Fanzine nasceu em 2008, quando os autores cursavam a escola de quadrinhos Impacto, no Rio de Janeiro. A primeira edição teve a participação de ABC, Rodrigo Nemo e Tito Camello, e Pato Vargas juntou-se ao grupo a partir do número 3 (quanto ao curso de quadrinhos, só quem ficou até o fim foi Tito Camello). Os quatro são os autores fixos/editores do gibi, que conta com participações de parceiros convidados, como Vagner Francisco. A quarta edição será lançada ainda este ano, e alguns previews já podem ser vistos em nosso BLOG, nosso Facebook e Twitter.

A primeira edição foi publicada no formato tradicional de fanzines - rodada em xerox - apenas como uma maneira de nos obrigar a praticar desenho, roteiro e narrativa, mas acabamos gostando da ideia e a revista sobreviveu . A partir da segunda edição, a impressão passou a ser feita em gráfica, mas conservamos o nome 'El Fanzine' porque traduz o espírito da publicação: manter a liberdade criativa, de experimentação e as demais possibilidades temáticas de um fanzine, embora com uma cara um pouco mais ajeitada. A cada edição trazemos histórias originais fechadas sem um tema específico, mas sempre que possível fugindo dos gêneros tradicionais dos quadrinhos geralmente produzidos ou publicados no Brasil."

O gibi pode ser adquirido através da fan page oficial do El Fanzine. O preço de capa da #03 edição é de R$5,00 (frete não incluso). Corre lá! ^_^

Abraços,
  Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 9º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos
Twitter/Facebook/Skoob/Instagram - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.