Especial - Quadrinhos e Afins

Hey pessoal, tudo bem?

Há algum tempo já tenho a vontade de fazer uma semana especial na qual postaria resenhas, recomendações e dicas de apps para quem é apaixonado por quadrinhos e, finalmente, consegui tempo para pesquisar e preparar os posts. 

Por isso, como dito, o tema abordado essa semana aqui no Vida de Leitor, além das resenhas de livros normais,  serão os Quadrinhos, HQ’s, Mangás, Graphic Novels e etc... e espero que todos vocês participem e também nos indiquem seus títulos favoritos ^_^


Assim sendo, nada melhor para começar essa semana do que apresentando um pouco da história dos quadrinhos e indicando para vocês os melhores apps para lê-los em seus dispositivos móveis.

Os quadrinhos nada mais são que uma arte sequencial com o objetivo de contar uma história ou passar alguma mensagem. É tida por muitos como a "nona arte" e tem suas origens datadas de muito antes da civilização que temos hoje, como é o exemplo das pinturas em cavernas, os hieróglifos egipcios e até mesmo os antigos vasos da Grécia e China (vide versão Disney de Hércules) que muitas vezes eram pintados para gravar a história de alguma família ou feito importante. Enquanto nos dias atuais temos várias opções de "memorizar" eventos, festas e viagens por meio das fotografias e por meio delas contar a história desses momentos para outros, nos dias antigos tal ato era perpetuado através dos tempos por meio das pinturas acima citadas, até termos hoje a propagação mundial dos quadrinhos, incluindo a facilidade que também temos com o advindo dos quadrinhos digitais.

Bom, passado o momento "aula de história do ensino médio", confira alguns apps* para leitura de quadrinhos.

Comic Zeal

Se você curte ler quadrinhos no seu iPad, esse aplicativo é perfeito. Ele não leva o título de melhor app para leitura de HQs à toa. A facilidade para organizar seus quadrinhos é incrível, o sistema de tags serve para que você encontre rapidamente o que quiser na sua biblioteca e a qualidade de exibição dos quadrinhos é sem igual. Para não dizer que tudo é flores, ele custa USD 4,99 (em torno de R$ 12,00), porém é um investimento sem perdas e que realmente vale a pena. (Disponível para iOS)

Comics

Uma boa alternativa para quem não tem um dispositivo Apple é o Comics. Além da qualidade de exibição e da organização dos seus quadrinhos, ele te oferece 600 títulos para leitura gratuita, o que acaba com qualquer desculpa para não ler. Além disso são mais de 45 mil quadrinhos pagos, que incluem desde os famosos quadrinhos da Marvel e da DC, até mesmo Watchman, Star Trek, Walking Dead e vários títulos da Disney. Seu único ponto contra é não ter versão em português, mas é uma boa oportunidade para deixar o inglês em dia. (Disponível para Android e iOS)

DC Comics

O aplicativo da DC traz mensalmente ao menos 80 novos títulos mensalmente. A qualidade dos quadrinhos em formato digital é fantástica e você tem a segurança de que não há risco de perda ou dano ao seu quadrinho. Como praticamente todos os aplicativos do gênero, ele é em inglês, mas vale a mesma dica de antes. (Disponível para Android e iOS)
Marvel Comics

Para não ficar para traz de sua grande concorrente, a Marvel fez um aplicativo extremamente simples e fácil para o uso. O inglês também é a língua oficial desse aplicativo, mas já existem rumores de que a Marvel estaria planejando suporte em outros idiomas. Semanalmente são liberados quadrinhos gratuitos, para que todos tenham acesso e possam criar interesse sobre os HQs. A qualidade é incomparável e o preço do material é bem acessível. Fãs da Marvel não podem ficar sem ele. (Disponível para Android eiOS)

Go Comics

Para quem curte quadrinhos mais casuais e tirinhas famosas o Go Comics é perfeito. Ele tem um acervo enorme com tirinhas clássicas, como Garfield, Dilbert, Peanuts, Calvin e Haroldo. Esse não tem apenas o inglês como idioma das tirinhas, mas a outra opção de língua é o espanhol. Mesmo com esse probleminha da língua, a grande vantagem do aplicativo é que você tem acesso a todo o acervo dele fazendo o cadastro de acesso. (Disponível paraAndroid e iOS)

Comic Strip It!

Quem gosta de quadrinhos tem a chance de mostrar seu talento no Comic Strip It! Este aplicativo te deixa criar suas próprias histórias e personalizar da forma que preferir os quadrinhos. Você pode utilizar uma gama enorme de personagens, tipos de balões, de texturas para os quadrinhos, deixando com aparência mais moderna ou retrô. Depois de prontos você tem opção de compartilhar nas suas redes sócias. Existem duas versões desse app, uma paga e outra gratuita, exclusivas para Android.

Droid Comic Viewer 

É um visualizador leve para imagens, comics e mangás.
Abre CBZ/ZIP, CBR/RAR (beta), ACV, JPEG, PNG, BMP & pasta de imagens.







Então, pessoal, o que acharam da ideia? Qual programa vocês usam para ler?

Fiquem ligados essa semana aqui no blog, irei postar resenhas de quadrinhos e mangás que li, incluindo as adaptações de Shakespeare e últimos lançamentos da Cia dos Quadrinhos (selo da Companhia das Letras).

Fiquem de olho também no Universo HQ, um site que sempre traz notícias e o que está bombando no mundo das HQs. 

* Fonte das imagens e descrição dos apps - Universo Insônia

Abraços,
  Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 9º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos
Twitter/Facebook/Skoob/Instagram - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.