Promoção + Resenha: As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch

Saudações, caros leitores, como vocês estão?

Considerada como uma brilhante obra de Scott Lynch, "As Mentiras de Locke Lamora" é o primeiro volume, de sete, da série de livros "Nobres Vigaristas". Elogiado por autores já conceituados no mundo literário  como o nosso matador sanguinário, George R.R. Martin, e Patrick Rothfuss, autor de O Nome do Vento e O Temor do Sábio –, somos apresentados a uma intrigante trama que vai além de meros furtos ou aventuras do protagonista.

O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.
Camorr, uma misteriosa cidade que nos remete à época renascentista, é lar do perspicaz e inteligente Locke Lamora, que inicialmente fora rejeitado pelo Aliciador e vendido para o Padre Correntes, que até esse ponto, dirigia os Nobres Vigaristas uma pequena organização que agia às escondidas. Além de praticarem a arte do furto, eles eram treinados para incorporarem papéis (como em um teatro) para convencer a vítima. 

Já crescido, o jovem Lamora e seus companheiros  Jean, Pulga, Galdo e Calo , planejam roubar toda a riqueza de Dom Salvara. Mas só tinha um problema, o Espinho de Camorr, apelido que Locke Lamora recebera, era alvo de uma armadilha que poderia colocar seus amigos Nobres Vigaristas em riscos.

Image and video hosting by TinyPic
Mapa de Camorr
"A regra de Locke Lamora era a seguinte: uma boa trapaça exigia três meses de preparação, três semanas de ensaio e três segundos para ganhar ou perder para sempre a confiança da vítima. Dessa vez, ele pretendia passar esses três segundos sendo esganado."
Pág. 32
Confesso que minha leitura foi lenta e gradualmente adaptativa à forma como Scott Lynch narra os acontecimentos, mais especificamente o prólogo e os três primeiros capítulos. Entretanto, isso acaba mudando quando nos deparamos com cenas intrigantes e as incríveis façanhas do jovem espadachim, Locke. Além disso, a narrativa é intercalada entre o passado e o presente, que foi o que mais admirei. Digo que esse é um daqueles livros que deve ser lido com extremo cuidado, pois não observar um simples detalhe pode interferir na sua compreensão de vários outros aspectos da obra.  

Os personagens são bem construídos e possuem características que os tornam únicos. Chega até ser cômico o elogio feito pelo George R.R. Martin, uma vez que Scott Lynch segue a mesma linha e não tem perdão em matar alguns dos seus personagens, algo que me deixou pasmo em certos momentos. Creio que os Nobres Vigaristas sejam os verdadeiros protagonistas da obra, entretanto, foi justamente Locke Lamora que me chamou a atenção, dado que ele é inteligente e bem-humorado e mesmo assim não larga seu espirito trapaceiro e mentiroso. 

Image and video hosting by TinyPic
Scott Lynch, autor da obra.
"– Pelos Tutanos Sagrados, nunca vi nada igual – comentou Locke. – Nunca estive tão alto assim na vida; pelas Mãos Sob as Águas, nunca estive tão alto assim na sociedade! Milorde Salvara, milady Salvara, perdoem-me se eu agarrar a vocês dois como um afogado."
Pág. 391
Adorei a forma como o autor finaliza a obra. Além disso, achei ela uma das melhores partes, em razão dos acontecimentos que vão sendo apresentados. Entretanto, como eu disse no começo dessa resenha, o livro faz parte de uma série composta por sete livros, sendo Mares de Sangue o próximo volume a ser lançado. Caso queiram ler um trecho de "As Mentiras de Locke Lamora", cliquem aqui (esse foi um dos maiores prólogos que já li O_o).

Acredito que a diagramação poderia ter recebido um trato melhor, mas a edição apresenta fontes pequenas, auto-relevo no título e, além disso, uma bela capa com o vulto de Lamora. Leitura recomendada. 

BookTrailer produzido pela Editora Arqueiro

Resenha redigida ao som de 1-Hour Epic Music | Epic Rock Hybrid Vol. 3 e The Killers - Here With Me

Promoção


Hey pessoal, tudo bem?

Querem levar para casa um exemplar desse maravilhoso livro? Para concorrer é simples, basta preencher as primeiras duas entradas e você já está participando. Contudo, caso queira mais chances de ganhar, assim que a referida entrada for preenchida, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você.

A opção "tweet about the giveawey" é renovada a cada 24 horas, ou seja, todo dia que você tweetar a frase e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

Qualquer dúvida quanto ao uso do formulário basta entrar em contato pelos comentários ou pela aba de "Contado" no menu do blog.

a Rafflecopter giveaway



Parabéns Paty. Um e-mail foi enviado e você deve responder com seus dados completos em até 48 horas. Caso não o faça, um novo sorteio será realizado.

Importante

  1. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado.
  2. O livro será ENVIADO pela editora em até 30 dias.
  3. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios causados pelos Correios.
  4. Caso o ganhador forneça o endereço errado e o pacote retorne, o mesmo perderá o direito ao prêmio.
  5. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  6. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!" 
Abraços,
Gustavo Demétrio
GUSTAVO DEMÉTRIO
É Resenhista e CDC aqui no Vida De Leitor. Um ávido leitor que sonha um dia se tornar um Arquiteto de renome. Admirador do universo e grande fã do Stephen King. Seus livros favoritos são: Série Torre Negra, Sherlock Holmes Sob a Redoma. 
Twitter/Facebook/Skoob/Instagram - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.