A Desvalorização dos Autores Nacionais


Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que o presente texto nada mais é que minha humilde opinião. Não estou criticando o gosto literário ou autores de ninguém. Estou apenas propondo uma discussão saudável e expondo o meu ponto de vista sobre o assunto. Espero que gostem e participem nos comentários. 


Já repararam em quantos livros de autores internacionais tem em suas estantes? E nacionais? Sejamos sinceros, apesar de estarem ocupando um mercado cada vez maior, os escritores brasileiros ainda não recebem o devido reconhecimento.

Em pleno século XXI, MARKETING é a palavra de ordem. Compramos o que está na moda e buscamos estar por dentro dos assuntos mais comentados, no mercado literário isso também ocorre, já que quando vamos a uma livraria é comum buscarmos por Best Sellers, pelo mais novo queridinho dos seguidores de "modinhas" ou por autores de séries famosas, e mesmo descobrindo no final que a obra ALGUMAS vezes não é assim tão grandiosa quanto à exaltação que recebe, continuamos seguindo essa linha.

Dando uma lida na lista de livros mais vendidos no Brasil, fiquei impressionada com a quantidade de obras escritas por estrangeiros. Atualmente estamos vivendo a febre John Green, é claro que com tanto destaque perante a mídia, milhares de pessoas se interessarão pelos livros dele e comprarão mesmo que seja apenas por curiosidade, e é exatamente nesse ponto que histórias de autores nacionais acabam em desvantagem vez que é muito difícil desbancar os “grandões” do mercado que contam com um Marketing capaz de atingir os mais diversos países e pessoas.

Image and video hosting by TinyPic
Campanha de incentivo à leitura de autores nacionais | Fonte: Eu leio Brasil [Facebook]

Não vejo mal algum em gostar de escritores estrangeiros, sou fã de vários deles, mas podemos equilibrar isso e valorizar o que tem de bom aqui. É reconfortante ver que quem escreveu uma série da qual gostamos vive em uma cidade próxima a nossa, pois ter a oportunidade de conhecer autores e bater um papo sobre os personagens é algo único, além de que algumas histórias são ambientadas em nosso país ou cidade que moramos, por isso podemos conhecer alguns dos cenários. O que faz com que nos sintamos mais próximos dos personagens é o fato de que vivendo no Brasil eles sabem tão bem quanto nós qual é a realidade dos nossos jovens, vez que sair um pouco daquele mundo onde adolescente de 16 anos dirigem e os alunos do colegial se dividem entre populares e não populares e escolas com fileiras de armários com senhas para você guardar suas coisas, às vezes é bom.

Estamos acostumados a supervalorizar produtos importados como se não tivéssemos capacidade de produzir algo de qualidade igual ou superior, porém constatei que os brasileiros criam histórias tão boas quanto qualquer “gringo”. Um dos grandes obstáculos que eles enfrentam é que além de um público que nem sempre vê esses livros como “atraentes”, por estarem mais familiarizados com as obras de sucesso americanas, esses escritores também tem que enfrentar uma longa jornada para conseguir uma boa editora, pois publicar um livro é assumir um risco perante o mercado, por isso é mais garantido que aqueles que tiveram bons índices de venda no exterior também terão aqui.

Assim sendo, percebemos que o autor nacional, ainda que em ascensão, é desvalorizado não somente por muitas editoras, como também por vários leitores. Não estou dizendo que você DEVE ler autores nacionais, pois penso que cada um deve ler aquilo que o agrada. Contudo, estar aberto para possibilidades é uma ótima forma de descobrir excelentes escritores e mundos com personagens que ganharão seu coração. Leia mais literatura nacional. 

Abraços,
  Tamires Souza
TAMIRES DE SOUZA
É Resenhista aqui no Vida De Leitor. Desenvolveu sua paixão pela leitura ainda criança através de revistas em quadrinhos e desde então não vive sem um livro dentro da bolsa. Recém formada e sonha um dia cursar uma faculdade de Direito. Seus livros favoritos são: Série Rangers Ordem dos Arqueiros, A Seleção e a Série A Mediadora
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.