Vida de Seriador #10 - Under the Dome (Sob a Redoma)

Saudações, caros leitores, como vocês estão?

Quem já leu Sob a Redoma sabe que o livro é quase, ou talvez é, um sinônimo da palavra "perfeição", visto que ele carrega o nome de um dos maiores escritores do gênero terror/suspense do mundo. Isso sem contar o extenso mistério que permeia a leitura dessa verdadeira bíblia de quase mil páginas. Contudo, não estamos aqui hoje para falar do livro, mas sim da série televisiva que teve como inspiração esta magnifica obra literária. 

Inicialmente a série foi recusada - que pecado HAHAHAHA - por diversas produtoras, mediante a dificuldade de adaptar a obra literária para ser transmitida na TV. Esse processo de procura iniciou-se em 2009, mas depois de três anos a CBS começou a produzi-la e seu lançamento foi realizado em Junho de 2013. 





Situado em um futuro próximo, Under the Dome conta a história dos moradores da pequena cidade de Chester's Mill, que de repente se encontram isolados do resto do mundo por uma misteriosa barreira impenetrável que rodeia a cidade. Como a cidade começa a se desfazer através de pânico, um pequeno grupo de pessoas tentam manter a paz e a ordem ao mesmo tempo, tentando descobrir a verdade por trás da barreira e como escapar dele.

Sob a Redoma narra o cotidiano dos habitantes de Chester's Mill que durante uma bela manhã ensolarada tiveram suas vidas desligadas do resto do mundo por uma cúpula indestrutível, impenetrável e o que é pior, invisível. Como se não bastasse, os moradores daquela pacata cidade lidarão com os problemas que ocorreram durante essa "estadia" da Redoma (nome dado à barreira pelos militares). 

Nessa série também conhecemos o terrível e pilantra Big Jim Rennie, uma pessoa sem alma e com muita coragem, que é vereador da pequena cidade de Chester's Mill. Essa pessoa utiliza como meio de persuasão para ganhar as urnas um dos métodos mais fáceis de atrair eleitores, as artimanhas religiosas e exploração da ignorância da população, e isso define não somente o quadro político da cidade, como também nos mostra o quão longe o ser humano está disposto a chegar para alcançar seus objetivos. 

Quem assistiu o filme Os Simpsons antes de ter visto a série, certamente, ou melhor, obviamente, fez a assemelhação entre os dois, visto que ambos tem no seu enredo uma cúpula que fica sobre a cidade. Porém, em Sob a Redoma os acontecimentos tomam uma forma mais dramática e bastante sangrenta, já que ao cair, a grandiosa redoma destrói, mata, decepa membros do corpo humano e causa diversos problemas, como a escassez de alimentos e de água. 

Invisível, impenetrável e indestrutível

A estréia da série já foi logo de início batendo e alcançando gloriosos números de audiência, um verdadeiro recorde, logo na primeira exibição nos Estados Unidos, tirando o posto que pertencia à estreia de Big Brother, em 2000. Contudo, os primeiros episódios são meio parados e quase sem nenhuma ação, visto que há toda uma demonstração das dificuldades que eles enfrentarão, apresentações de personagens, entre outros fatores. Porém, no meio do seriado as cenas de ação e os mistérios por trás das convulsões dos jovens Joe McAlister e Norrie (não entrarei com detalhes por motivos de spoilers), vão tomando forma e isso acaba se tornando um atrativo. 

A produção da série tem majestosos e consagrados nomes do mundo cinematográfico e literário, como Steven Spielberg, diretor de vários sucessos como o premiado filme E.T. - O Extraterrestre, de 1982, que com a cooperação de Stephen King e Randy Sutter vem produzindo e coordenando esse excelente seriado.

A série em alguns pontos diverge da realidade do livro, como por exemplo o fato de alguns personagens estarem vivos, vez que na obra literária eles estão mortos. Muitos leitores que leram a obra ficaram decepcionados com os fatos que dão encerramento ao seriado. Porém, o próprio Stephen King irá escrever um novo final para essa série, fato que acho de suma importância. 

Sob a Redoma conta com uma temporada de treze episódios com duração de 42 minutos, em média. A segunda temporada será composta com o mesmo número de episódios que a anterior e terá a sua estréia no verão dos EUA em 2014. Lembrando que a série desembarcou no Brasil dia 4 de novembro com a sua exibição pelo canal pago TNT. Confira abaixo o elenco:

ELENCO 

Mike Vogel como Dale "Barbie" Barbara 

Rachelle Lefevre como Julia Shumway

Natalie Martinez como Linda Esquivel

Britt Robertson como Angie McAlister

Alexander Koch como Junior Rennie

Colin Ford como Joe McAlister

Mackenzie Lintz como Norrie

Dean Norris como James "Big Jim" Rennie

Espero que tenham gostado da minha recomendação mais que imperdível. Contudo, além da série, recomendo a leitura do esplendido livro escrito pelo nosso querido e mestre do suspense/terror, Stephen King.


Trailer legendado de Under The Dome 

Abraços,
Gustavo Demétrio
GUSTAVO DEMÉTRIO
É Resenhista e CDC aqui no Vida De Leitor. Um ávido leitor que sonha um dia se tornar um Arquiteto de renome. Admirador do universo e grande fã do Stephen King. Seus livros favoritos são: Série Torre Negra, Sherlock Holmes Sob a Redoma. 
Twitter/Facebook/Skoob/Instagram - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.