O Guia do Herói Para Salvar O Seu Reino - Christopher Healy

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Antes de ler a minha resenha sobre "O Guia do Herói Para Salvar O Seu Reino", gostaria que você pensasse nos seguintes questionamentos: Príncipe Encantado é o real nome dos heróis de contos de fadas? Como você se sentiria se não tivesse o devido reconhecimento por seus feitos? Já pensou que as princesas podem não ser a figura doce e indefesa que imaginamos? Os bardos costumam ocultar muitos fatos, está preparado para descobrir o que aconteceu depois do "Felizes Para Sempre"?


Príncipe Liam. Príncipe Frederico. Príncipe Duncan. Príncipe Gustavo. Você nunca ouviu falar deles, certo? Estes são os príncipes que salvaram a Bela Adormecida, a Cinderela, a Branca de Neve e a Rapunzel,­ e mesmo assim, graças aos bardos preguiçosos que escreveram os contos, você provavelmente só os conhece como "Príncipe Encantado". Mas isso está prestes a mudar.
Rejeitados pelas princesas e expulsos de seus castelos, Liam, Frederico, Duncan e Gus­tavo se deparam com uma trama diabólica que pode colocar seus reinos em perigo.­ Agora, cabe a eles vencer todos os obstáculos, derrotar trolls, bandidos, dragões, bruxas e outros perigos para se tornar os heróis que ninguém imaginou que eles poderiam ser.

A história se inicia como uma espécie de continuação dos contos, mostrando a Cinderela que na verdade se chama Ella, Bela adormecida cujo nome é Rosa Silvestre, Rapunzel e Branca de Neve, relatando o que aconteceu com cada uma após ser resgatada e que seus heróis não são tão perfeitos.

Frederico sai de seu reino para tentar reconquistar Ella e no meio de sua jornada encontra Gustavo que após uma discussão com Rapunzel sobre como ela curou sua cegueira, tenta provar a seus irmãos que ele não precisa ser salvo por uma princesa. Eles se deparam com Liam, que teve que fugir de Eríntia após romper o noivado com a megera da Rosa Silvestre e Duncan se une o trio após seguir um conselho de Branca de Neve que, cansada dele, diz para ir procurar outros príncipes. Após se encontrarem, esse valente quarteto vai ver que não é apenas o título nobre que tem em comum, todos eles foram tratados apenas como coadjuvantes cujos bardos não deram importância ao nome. Mas não foram apenas os heróis que ficaram em segundo plano nos contos, Zaubera, uma bruxa muito poderosa e incomodada com o anonimato decide que já está mais do que na hora de ser reconhecida e sequestra os contadores de história de cada reino para se vingar.

 Talvez as princesas não sejam tão meigas quanto aparentam.

"-Onde Duncan está? - interpelou Branca de Neve,começando a ficar irritada.
-O príncipe idiota não quis voltar - respondeu Frank bruscamente.
-Ei! –exclamou Branca de Neve. -Sabe que não gosto que o chamem de príncipe idiota.
-Desculpe - disse Frank. -O idiota não quis voltar."
Págs. 180/181
O Guia do herói foi eleito um dos melhores livros infantis do ano pelo New York Times. Após ler isso você já se deu conta que a história é voltada para um publico juvenil, mas, e daí? Apesar de o enredo ser um pouco obvio, a forma como o humor é construído, se tornando presente até mesmo nos personagens mais ranzinzas, faz com ele seja extremamente divertido e nem um pouco maçante. Cada personagem possui uma característica marcante que o torna essencial no desenvolvimento da narrativa. Frederico é um medroso, Duncan esquisitão, Gustavo é egocêntrico, Liam perfeitinho demais, Cinderela aventureira, Rapunzel tem um bom coração, Rosa é uma megera e Branca é tão esquisita quanto Duncan.

Adorei a história pelo simples fato de fugir dos contos clássicos. Não suportava imaginar aquele bando de mulheres passivas a espera de um cara perfeito que vá salvá-las, se casar e proporcionar uma vida de luxo em um belíssimo castelo. Onde fica a ação? E o poder feminino? Tudo bem que algumas acabam ajudando os mocinhos, mas fala sério, prefiro as princesas do Christopher, elas sabem o que querem e se viram sozinhas enquanto os “encantados” tem que suar a camisa para mostrar que também são importantes.

 Imagens da contra capa e de algumas ilustrações presentes no livro*

"-Pff! - Gustavo bufou, irritado. -O namoradinho da Cinderela tem razão. Pelo jeito, as donzelas não precisam mais ser salvas."
Pág. 223
Tanto a capa quanto as ilustrações de algumas páginas possuem ornamentação que combinam perfeitamente com as descrições. A tradução feita pela editora Verus ficou muito boa e a escrita é bem fácil de compreender . O livro aparenta ser bem volumoso, mas isso se deve ao fato das páginas serem grossas e a fonte bem grandinha, fazendo com que a leitura se torne ainda mais rápida. Vale a pena conferir essa história. :)

*Fotografia e edição feite pelo leitor Gustavo Emanuel

Abraços,
  Tamires Souza
TAMIRES DE SOUZA
É Resenhista aqui no Vida De Leitor. Desenvolveu sua paixão pela leitura ainda criança através de revistas em quadrinhos e desde então não vive sem um livro dentro da bolsa. Está terminando o Ensino Médio e sonha um dia cursar uma faculdade de Direito. Seus livros favoritos são: Série Rangers Ordem dos Arqueiros, A Seleção e a Série A Mediadora
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.