A Maldição de Pedra - Cornelia Funke

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

No livro A Maldição da Pedra, Cornelia Funke nos leva a um mundo onde as histórias infantis ganham uma nova versão e onde a frase “E viveram felizes para sempre” não significa que os personagens tiveram exatamente aquele final encantador.

John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada cantos do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas.Numa corrida contra o tempo, Jacob precisa encontrar o antídoto para o feitiço. Para empreender essa jornada, ele conta com a ajuda da raposa Fox, sua companheira de muito tempo, e Clara, a namorada de Will, que atravessa o espelho para encontrá-lo. Juntos, eles vão enfrentar os perigos e as armadilhas do Mundo do Espelho - antes que seja tarde demais e Jacob perca o irmão para sempre.
Explorando o escritório do pai desaparecido há um ano, Jacob Reckless encontra acidentalmente uma dica que o levará através de um espelho a um lugar em que os contos de fadas são realidade e onde ele terá a oportunidade de viver as mais diversas aventuras. Muitos anos se passam, e por causa de um descuido dele, seu irmão mais novo (Will) acaba descobrindo a passagem para esse novo mundo.

Ao acompanhar Jacob em uma procura por um item mágico, Will acaba sendo ferido por um goyl (criatura capaz de semear uma carne de pedra por cima da carne humana fazendo com que suas vítimas também se tornem goyls) e para salva-lo, Reckless entra em uma jornada na qual contará com a ajuda de Fux, uma raposa de quem ele é amigo a muitos anos, de Clara, que é a menina com quem Will namora e que acidentalmente acaba descobrindo a passagem a para o mundo do espelho, e de outros personagens que aparecerão no decorrer da história. Além de tentar encontrar a cura, Jacob terá que se preocupar com uma guerra que está sendo travada entre humanos e goyls, e tentar evitar que A Fada Escura consiga capturar seu irmão caçula.

Ilustrações presentes no livro*. 

"Uma mesinha ponha-se, que se enchia de comida quando seu dono ordenava, um sapatinho de cristal, a bola de ouro de uma princesa. – Jacob já encontrara muitos objetos naquele mundo e os vendera por muito dinheiro a príncipes e ricos mercadores. Na área que ficava atrás da porta do singelo aposento, ele guardava os tesouros que reservara para si. Esses objetos haviam sido suas ferramentas de trabalho e sua salvação em muitos apuros, mas Jacob jamais acreditaria que um dia o ajudariam a salvar o próprio irmão."
Pág. 27

O livro tem tudo para ser ótimo, mas o inicio dele me decepcionou muito. A forma como Will descobre a entrada para o espelho e como ele convence o irmão a deixá-lo acompanhar em uma aventura são muito vagas, e isso faz com que o a história se torne um pouco cansativa e complicada de entender no início. A passagem de tempo é bastante acelerada, em um capítulo Jacob está descobrindo o novo mundo e no seguinte seu irmão já está lá sofrendo com a maldição, isso chega a se repetir algumas vezes no livro - não de forma tão significativa quanto no começo - mas mesmo assim foi outro fato que me incomodou bastante.

As cenas de ação são bem descritas e emocionantes, o leitor fica o tempo inteiro apreensivo tentando descobrir o que irá acontecer. Cornelia utiliza criaturas místicas, itens mágicos e mitos que povoaram a infância de qualquer pessoa, acrescentando algumas características, utilidades e novas continuações para algumas fábulas.

"Há revoltas no norte, e no leste apenas temos paz porque eles preferem matar uns aos outros. No oeste, o Rei Torto aceita meu suborno e arma-se contra mim pelas minhas costas, isso para não mencionar seus primos na ilha. Os goyls de ônix não gostam da cor da minha pele. Minhas fábricas de munição não produzem tão depressa quanto os meus soldados disparam. Os hospitais militares estão superlotados, e os rebeldes explodiram duas de minhas principais ferrovias. Pelo que me lembro, na história que minha mãe contava não se falava de nada disso. Deixe o povo acreditar no goyl de jade e em pedras da sorte. Mas atualmente o mundo é feito de ferro."

Os personagens não possuem muitas características marcantes, são todos muito valentes, e a autora chega a descrever alguns outros pontos sobre eles, mas isso não é muito aprofundado durante a obra. Cada capítulo é narrado do ponto de vista de um deles, fato que permite com que o leitor tenha uma visão ampla sobre tudo o que está ocorrendo. O final da história faz com que, de certa forma, toda a narrativa valha à pena, pois é surpreendente, e de certa forma um pouco inesperado, deixando brechas perfeitas para a continuação da série. Contudo, de uma maneira geral, não gostei muito desse livro, mas ele possui trechos que me encantaram.

A capa possui um brilho metalizado e após ler o livro percebi que ela representa perfeitamente alguns trechos da história. Cada capítulo possuiu uma ilustração feita pela autora e um título que adianta o assunto que será retratado. Sem sombras de dúvidas, este foi um dos livros com acabamento mais impecável que já li.

PS: Ao terminar de ler o livro, percebi que a obra não contém uma foto da autora T__T. Não sei que mania é essa, mas eu adoro ver como são os autores das obras que leio, então, ai está uma foto dela:

Cornelia Funke
* Imagem via blog Uma Janela Secreta
Abraços,
  Tamires Souza
TAMIRES DE SOUZA
É Resenhista aqui no Vida De Leitor. Desenvolveu sua paixão pela leitura ainda criança através de revistas em quadrinhos e desde então não vive sem um livro dentro da bolsa. Está terminando o Ensino Médio e sonha um dia cursar uma faculdade de Direito. Seus livros favoritos são: Série Rangers Ordem dos Arqueiros, A Seleção e a Série A Mediadora
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.