A Caçada - Clive Cussler



Olá pessoal, tudo bem?

Depois de mais de um mês finalmente consegui terminar mais um livro. Meu tempo anda bastante curto mas vou tentar manter uma regularidade maior a partir de agora. Esse é o primeiro livro do autor Clive Cussler que leio e confesso que curti a história mais do que estava esperando.

Esse é o segundo livro com o detetive Isaac Bell publicado no Brasil pela editora Novo Conceito. Pelo que andei pesquisando é também o primeiro livro da saga do detetive. Porém, pelo que andei lendo de resenhas no skoob, de quem já leu O Espião (primeiro livro com o personagem Isaac Bell publicado no Brasil), não é necessário a leitura em sequência uma vez que cada livro é uma aventura separada.  




Por décadas, Clive Cussler vem deleitando leitores com romances repletos de suspense, ação e pura audácia. Agora, ele faz isso novamente, em um dos mais loucos e estimulantes thrillers de época dos últimos anos. O governo norte-americano contrata a renomada Agência de Detetives Van Dorn e seu agente igualmente renomado, Isaac Bell, para capturar um lendário ladrão de bancos conhecido como Assaltante Açougueiro.Este assassinara homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhuma pista nem testemunhas. O detetive Bell lidera a busca e finalmente descobre a verdadeira identidade do Assaltante Açougueiro. E nesse momento inicia-se a verdadeira caçada.Com um enredo intrincado, dois vilões extraordinários e a assinatura de Cussler em reviravoltas surpreendentes, A Caçada é o trabalho de um mestre no auge de seu talento.
A história se passa em 1906, o auge das viagens ferroviárias e o inicio da era dos automóveis, e ambos os veículos terão um papel importante para a trama. O primeiro capítulo nos mostra o resgate de um trem das profundezas de um lago na fronteira com o Canadá, em 1950, voltando no tempo, nos próximos capítulos, para narrar o que realmente aconteceu com aquele trem. Não irei me ater a história para não estragar as surpresas, acho que a sinopse já dá uma boa ideia do que esperar.

A narrativa é bem fluída e a história tem um bom ritmo com vários momentos de ápice e muita ação. Por se passar em 1906 o autor busca situar o leitor com pequenas descrições de lugares, costumes e acontecimentos importantes da época sem, no entanto, perder o foco e a linha narrativa.

Isaac Bell é o típico mocinho que encontramos na maioria dos filmes de ação e policiais, um homem bonito, charmoso, inteligente, que causa uma paixão instantânea nas mulheres e, além disso, é muito rico pois é herdeiro de uma das maiores redes bancarias do país. Também é o melhor detetive da agência Van Dorn, aquele que sempre consegue solucionar os seus casos. Exageros a parte, o personagem não deixa de encantar e é difícil não simpatizarmos com ele.

Já o assaltante açougueiro é exatamente o esteriótipo do vilão tradicional, alguém frio, calculista e ao mesmo tempo, pretensioso e arrogante e que se imagina invencível. Outro personagem que também terá um papel importante na trama é a irmã do vilão que tem um lado negro apesar de não ser necessariamente uma vilã. Não sabia ao certo se torcia para que ela mudasse ou queria que ela se desse mal junto com o irmão. Os outros personagens não tem muita participação e não consegui me apegar a nenhum deles. 

O autor tentou dar algum romance a história, mas não me convenceu. Além de ter sido um tanto quanto repentino não senti nenhuma química entre os dois personagens. Tirando os clichês a história é boa e acredito que pode agradar principalmente ao público jovem que curte uma aventura estilo sessão da tarde. Para mim foi um bom entretenimento, mas faltou um pouco do suspense e da tensão que venho encontrando em outros livros semelhantes, portanto não sei se pretendo ler algo mais desse personagem num futuro próximo. Alguém já leu O Espião? O que acharam?

Abraços,
   Carol Mylius
CAROLINA MYLIUS
Colaboradora e Resenhista aqui no VDL e tem um BLOG com todos os seus trabalhos. É ilustradora por profissão e por paixão. Ama os livros desde criança e tem a sorte de trabalhar com eles buscando ajudar os autores a mostrar um pouco de sua obra através das capas que ilustra. Seus livros favoritos são: Tiger's Curse, PerdidaA Primeira Regra do Mago, Série Academia de Vampiros.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.