Crônicas dos Senhores de Castelo: Efeito Manticore - G. Brasman & G. Norris

Hey pessoal, tudo bem?

Efeito Manticore mostra de maneira quase palpável a evolução na escrita dos autores em comparação ao livro predecessor - O Poder Verdadeiro - e, mesmo contendo algumas falhas que podem ser facilmente corrigidas nos próximos dois volumes, este é um livro que deve ser tido como leitura obrigatória para todos os fãs de fantasia, já que todo leitor sonhou pelo menos uma vez em ser alguém como um Senhor de Castelo.






Na segunda parte da saga Crônicas dos Senhores de Castelo, Kullat, Thagir, Laryssa e Azio estão de volta. E, junto com outros três novos Senhores de Castelo, reúnem-se ao rei de Agas'B para celebrar a liberdade, a paz e a prosperidade no reino. Mas, comandados pelo misterioso feiticeiro Volgo, um grupo de vilões ataca inesperadamente e sequestram um dos nossos heróis. Este é o início de uma jornada eletrizante de resgate, repleta de desafios e perigos desde o reino de Agas’B, passando pelos Mares Boreais e chegando a um planeta totalmente desconhecido. Criaturas mágicas nunca vistas, uma batalha naval violenta e a fúria da natureza são apenas pequenos desafios se comparados ao que terão que enfrentar: um ninho das temíveis e selvagens criaturas chamadas Manticores. Escolhas difíceis e situações dramáticas determinarão o futuro dos nossos heróis, cujo sucesso ou fracasso, poderá mudar o curso da história de todo o Multiverso. Efeito Manticore: "Às vezes a escolha é sua. Outras vezes, você não tem escolha..."

Algum tempo se passou desde os acontecimentos de O Poder Verdadeiro e finalmente a paz reina em Agas'B. O Rei, juntamente com sua filha Laryssa, a princesa guerrina - título usado para quem é aprendiz de Senhor de Castelo - estão celebrando o Festival da Luz Crescente junto com Kullat, Thagir - Senhores de Castelo de grande poder e renome no Multiverso - e Azio, o autômato do planeta Binal cuja imagem aparece na capa da obra, quando um ataque começa e o Rei é sequestrado. O que não sabiam nosso heróis era que Volgo, um poderoso feiticeiro das trevas,  queria de todas as formas possíveis atraí-los para Breasal para que os mesmos o ajudassem - indiretamente - a conseguir um ovo de Manticore, uma criatura poderosa e muito feroz. Em meio a tanto caos e destruição, uma aventura sem precedentes terá seu incio através dos Mares Boreais e o destino aponta para um único local, o vulcão ardente na Ilha de Edimgrir. 

Kullat, Senhor de Castelo de Oririn - Canaliza seu poder através Faixas de Jord 

"Kullat brilhou os punhos intensamente, gerando um violento arco energético que foi crescendo e ampliando à sua frente. A luz branca se chocou contra os forgins, desintegrando dezenas de criaturas e impregnando o ar com cheiro de enxofre."
Pág. 95

Como disse logo no começo deste texto, a qualidade na escrita dos autores melhorou muito - não que antes não fosse boa, mas está bem melhor agora. As descrições dos cenários do Multiverso e das aventuras vividas por cada um dos personagens são tão bem desenvolvidas que consegui imaginar cada cenário e cada ser fantástico que habita as páginas dessa obra com precisão. Contudo, existe um ponto que precisa ter um pouco mais de foco por parte dos autores e esse ponto são os diálogos. Em muitos momentos temos conversas dinâmicas e reflexivas, mas em outros os autores pecaram um pouco pelo excesso de simplicidade, o que deixa o leitor com um pé atrás, pois quem já experimentou um pedaço do céu não quer  mais comer nada além de nuvens.

Os personagens do livro são dotados de fortes personalidades e G. Brasman & G. Norris conseguiram criar histórias marcantes para cada um deles de maneira a mostrarem que eles são o que são hoje por um motivo. Entretanto, alguns personagens ainda dividem opiniões ao passo que outros já tem cadeira cativa nos corações dos leitores, e os que mais representam esse conflito são Kullat e Laryssa. Ao passo que o primeiro é alguém completamente carismático e com habilidades mágicas poderosíssimas, a segunda é mimada, infantil e está disposta a colocar a segurança de seus amigos em risco pelo simples capricho de conseguir o que quer. E qual conclusão tiramos disso!? Que Kullat não só é o personagem principal da saga, como também é o que mais consegue personificar o infinito de possibilidades do que é ser um Senhor de Castelo.

Thagir, Senhor de Castelo de Newho - Materializa armas de fogo através de seus Braceletes

"O céu ficou vermelho, como se estivesse pegando fogo, e uma enorme nuvem surgiu no cume da montanha, espalhando cinzas e lava por todos os lados.
- Ninguém conseguiria sobreviver a isto - murmurou, chocado.
Axel, de mãos unidas e olhos fechados, fez uma prece por seus amigos."
Pág. 336

O trabalho realizado pela editora está impecável. A diagramação é simples, porém o seu diferencial está na presença de algumas ilustrações de personagens e cenários ao longo da obra. A exemplo temos as imagens acima, que são ilustrações de O Poder Verdadeiro. A revisão também está impecável e não há de se falar em tradução pois essa obra de arte foi escrita por dois autores nacionais. A única coisa que me desagradou em relação a este livro, foi o fato de que o mapa presente na obra O Poder Verdadeiro ocupava duas folhas e era rico em detalhes e nesse volume o mapa diminuiu ao ponto de caber em apenas uma folha e isso não foi legal - sou um mega fã de mapas *__*.

Se você ainda não comprou essa série ou tem os livros em casa e ainda não leu, recomendo que mude isso já! Além de ser uma fantasia com cenários exuberantes e viagens por diversos planetas do Multiverso, este livro contem tudo o que um best seller precisa ter: personagens carismáticos, magia e um robô-guerreiro-with-lasers!


Abraços,
    Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 7º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos
Twitter/Facebook/Skoob/Ask - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.