O Cirurgião - Tess Gerritsen


Olá pessoal, tudo bem?

Acho que cheguei a comentar em alguma resenha que eu andava numa fase policial nesses últimos meses e muito dessa fase se deu a algumas resenhas que li da Nanda, do Viagem Literária, que tem um gosto literário parecido com o meu e é um blog que busco acompanhar quando posso.Vários dos livros policiais que adquiri esse ano foram por influência dela e os poucos desses que consegui ler até agora foram realmente excelentes. Um deles foi O Cirugião da autora Tess Gerritsen.







Tess Gerritsen, neste livro assustador, narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel. O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo... A precisão com que ele investe contra as mulheres , somada à crueldade de agressão - útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de "O Cirurgião". Em um livro de tirar o fôlego e com descrições minuciosas, a autora nos apresenta a um rico universo de personagens, ao criar um romance de suspense e profundidade inéditos.

A autora já é bem conhecida do gênero policial e uma das mais elogiadas. Sua série mais famosa é composta pelos livros que acompanham os casos da investigadora Jane Rizzoli e sua parceira, a médica patologista, Maura Isles cujo sucesso também rendeu uma série de TV, chamada Rizzoli e Isles, produzida pelo canal TNT. Seus livros estão sendo publicados no Brasil pela editora Record e, apesar do preço ser um tanto salgado (cada livro sai em média R$ 47,00 reais) a edição está impecável.


Detetive Jane Rizzoli e a médica Maura Isles, da Série de TV Rizzoli e Isles.


O Cirurgião é o primeiro livro da série com a detetive Rizzoli, que ainda não conta com sua parceira Isles, mas terá a ajuda de outro investigador, o detetive Thomas Moore. Contando com uma linguagem ágil e ao mesmo tempo rica em detalhes sangrentos e procedimentos médicos, o livro irá nos apresentar o mais novo caso que vem apavorando a cidade de Boston, em especial as mulheres. Um ano após um crime que chocou a cidade, uma nova vitima é encontrada; uma mulher jovem, amarrada nua à cama com fita tape, com a garganta cortada após ter sido submetida a um procedimento cirúrgico onde seu útero fora retirado com ela ainda viva e consciente. O crime é exatamente igual ao ocorrido um ano antes e a polícia não tem dúvidas de que se trata do mesmo assassino.

"Elena Ortiz vivera o suficiente para ver seu próprio sangue jorrar do pescoço e atingir a parede num borrifo vermelho. Vivera tempo suficiente para aspirar sangue para sua traqueia cortada, para ouvi-lo gorgolejar em seus pulmões, para tossi-lo em erupções de muco escarlate.
Vivera o suficiente para saber que estava morrendo."
Pág. 23

Contudo não existem pistas e a única coisa que  pode trazer alguma informação ao caso é a semelhança desses crimes com outros que ocorreram na cidade de Savannah, há dois anos atrás, cujo criminoso foi morto por uma das vítimas que conseguiu sobreviver. A vitima era Catherine Cordell, uma médica cirurgiã que agora trabalha num hospital em Boston. Catherine, aparentemente, parece ter superado o trauma, mas no fundo o que lhe aconteceu deixou marcas profundas e mesmo após dois anos ela sente que ainda não tem o total controle de sua vida. Tudo que ela não precisava no momento era que esse pesadelo retornasse. O Cirurgião, como ficou conhecido o novo assassino parecia ter uma certa obsessão por Catherine e deixava isso aparente em cada novo assassinato, mas por que ela? E como ele conseguia sempre estar a um passo a frente de todos?

O livro é tensão do inicio ao fim e realmente não tem como saber quem é o assassino até o final da trama. Foi impossível de largar até terminar a história e assim que acabei corri a internet para comprar o segundo livro da série, O Dominador. Tess Gerritsen é considerada a nova revelação do suspense médico, mesmo gênero que consagrou o autor Robin Cook. Nunca li nada desse autor mas me impressionei com a narrativa da autora, mesmo os detalhes sangrentos que chegam a causar desconforto, e pretendo continuar a acompanhar sua obra. Um dos melhores livros do gênero policial que já li.

Para quem se interessou pelos livros aqui está a ordem de leitura da série Rizzoli e Isles.

1) O Cirurgião
2) O Dominador
3) O Pecador
4) Dublê de Corpo
5) Desaparecidas
6) O Clube Mefisto
7) Relíquias
8) Ice Cold (ainda não publicado no Brasil)
9) The Silent Girl (ainda não publicado no Brasil)
10) Last to Die (ainda não publicado no Brasil)

Eu não sei se tem problema se eles forem lidos fora de ordem uma vez que estou acompanhando a partir do primeiro, mas acredito que não. Existem outros livros da autora que não fazem parte da série Rizzoli e Isles, sendo alguns já publicados aqui também pela editora Record, que eu também pretendo conhecer. Só aviso aqueles que tiverem interesse em ler a série que não leia a sinopse de O Dominador antes de ler o Cirurgião pois o nome do assassino é falado nela. Enfim, eu recomendo a todos aqueles que curtem uma boa trama policial.

Abraços,
   Carol Mylius
CAROLINA MYLIUS
Colaboradora e Resenhista aqui no VDL e tem um BLOG com todos os seus trabalhos. É ilustradora por profissão e por paixão. Ama os livros desde criança e tem a sorte de trabalhar com eles buscando ajudar os autores a mostrar um pouco de sua obra através das capas que ilustra. Seus livros favoritos são: Tiger's Curse, PerdidaA Primeira Regra do Mago, Série Academia de Vampiros.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.