Resenha + Promoção: Alma? - Gail Carriger


Hey pessoal, tudo bem?

Fiquei com um pé atrás com essa obra pois quando vi que teriam lobisomens e vampiros achei que seria mais um clichê editorial. Não poderia estar mais enganado. Alma? conta a história de uma das personagens mais desalmadas (literalmente) e sarcásticas que conheci em todas as minhas leituras. É um livro que agrada e surpreende homens e mulheres de maneiras jamais vistas.





Pra começo de conversa, ela não tem alma. Ah... e é solteirona, filha de pai italiano. Achou pouco?, tem mais: foi brutalmente atacada por um vampiro, causando a imediata ruptura com todas as etiquetas sociais estabelecidas. E agora? Que direção deverá tomar? A coisa, aparentemente, está indo de mal a pior, mas, pelo menos, Alexia matou o vampiro, e o assustador Lorde Maccon (vociferante, encrenqueiro, belíssimo e... lobisomem) foi designado pela rainha Vitória para solucionar o caso.Com inesperadas aparições vampirescas e também esperados sumiços vampirescos, todos se mostram favoráveis à tese de que a culpada é Alexia. Será ela capaz de descobrir o que está assolando a alta sociedade londrina? Sua inerente habilidade de sem alma para negar poderes sobrenaturais se provará útil ou a colocará numa situação embaraçosa? E, finalmente, quem é seu real inimigo?

O livro conta a história de Alexia Tarabotti, uma solteirona de 26 anos, descendente de italiano, conhecida por sua língua afiada, discursos intelectuais nos banquetes da alta sociedade londrina e sem completamente desprovida de alma - em sentido literal. A srta. Tarabotti é o que o DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais) denomina de preternatural, um ser que não é nem natural nem sobrenatural. Muito conhecida pelos vampiros e lobisomens como sugadora de almas, a srta. Tarabotti tem, em face à ausência de alma, a habilidade de neutralizar os poderes dos seres sobrenaturais com um simples contato físico. Até mesmo o mais feroz lobisomem perde suas garras ante a presença de Alexia Tarabotti, a desalmada mais cativante e engraçada que já tive o prazer de conhecer.

Lorde Maccon, Alpha da alcateia londrina, em sua forma animal.

"Pelas pesadas barras de ferro da cela de seu Beta, o conde viu que a coluna vertebral do professor se curvara para frente de modo anormal e que seus pelos haviam crescido demais, deixando sua aparência pouco aceitável para qualquer ocasião mais formal, exceto ler o jornal da tarde na privacidade da sua própria... jaula."
Pág. 207

Quando o livro começa você pensa que será uma coisa bem mais ou menos e que não sairíamos do famoso "mais do mesmo". Contudo, a autora vai introduzindo vários personagens importantes e carismáticos - alguns nem tanto - e ao fundo começa a se desenvolver uma trama que quando você menos esperar já estará absorto em suas curvas perigosas e revelações mirabolantes. Gail conseguiu ambientar muito bem a história no século XIX e retratou todos os costumes, vestimentas e aspectos sociais com maestria, mesmo que tenha pecado um pouco no excesso de descrição de chapéus ou "vestido verde-claro com enfeites de ninfeias cor-de-rosa", se é que me entenderam!

Por mais que a história tenha um plot muito bacana e cheio de reviravoltas, o que mais me cativou em toda obra foram os personagens - em especial Alexia e a Condessa Nadasdy. A primeira por sua forte personalidade e capacidade de transformar um momento de grande tensão em algo completamente descontraído com um simples comentário. Por outro lado, a segunda me conquistou por seu jeito aristocrático e a capacidade de, mesmo sendo uma mulher, governar e "domar" todos os vampiros de sua colmeia sem que os mesmos sequer questionem autoridade. O Lorde Maccon e o Professor Lyall também são interessantes, mas não tanto quando as duas previamente mencionadas. Por isso, a meu ver, o que mais chama atenção na obra são seus personagens e não a história em si.

Condessa de Nadasdy - mentira, é a vampiranha kath!

"Logo ficou claro que o que o impedia de atacar estava sendo superado por seu instinto bestial. A boca da fera se escancarou com um rosnado sedento de sangue, e ele contraiu os músculos para saltar em cima dela de novo.
Naquele momento, a srta. Tarabotti não teve a menor dúvida de que não sairia incólume. Nunca tinha visto tantos dentes afiados de uma só vez."
Pág. 239

A revisão e diagramação do livro estão impecáveis. Confesso que tenho uma certa queda por livros que usam imagens ou ilustrações nas numerações de páginas e a de Alma? eu achei estranha a princípio, mas uma vez que ela entra em contexto você acha até um pouco engraçado. A ilustração em questão é um - HÁ vai ter que comprar para saber 

Alma? é o primeiro livro da série O Protetorado da Sombrinha e pelos acontecimentos finais do livro, penso que a continuação é mais do que bem-vinda, já que estou muito curiosos para saber o desfecho das propostas recebidas por Alexia e se sua língua afiada finalmente a coloca em alguma situação sem escapatória - além das que já coloca, claro!... Hahahaha.

Promoção


Quem chegou até aqui e quiser ter na estante esse livro maravilhoso, basta seguir as regrinhas abaixo e participar desta mega promoção. Para participar é simples, basta preencher as entradas obrigatórias do formulário abaixo e pronto, você já está concorrendo. Contudo, caso queira mais chances de ganhar, assim que as entradas obrigatórias forem preenchidas, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você.

As opções "tweet about the giveawey" e "comentar em alguma postagem" são renovadas a cada 24 horas, ou seja, todo dia que você comentar e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

Qualquer dúvida quanto ao uso do formulário basta entrar em contato pelos comentários ou pela aba de "Contado" no menu do blog. Esta promoção vai até o dia 27/04/2013, podendo ser antecipada a data do sorteio.

a Rafflecopter giveaway

Ganhadora

Parabéns Alana. Um e-mail foi enviado e você tem 48 horas para responder com os dados solicitados. Caso não o faça, um novo sorteio será realizado.


Importante

  1. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado. 
  2. O livro será enviado pela Editora Valentina em até 30 dias após a resposta do ganhador. 
  3. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios causados pelos Correios.
  4. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  5. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.
  6. As regras podem ser alteradas a qualquer tempo e sem aviso prévio.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!"

Abraços,
    Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 7º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.