Finale - Becca Fitzpatrick

Hey pessoal, tudo bem?

Recebi esse livro em um amigo oculto de fim de ano que fiz com alguns outros blogueiros e blogueiras e, mesmo tendo agora minha coleção completa e adorado o presente, não conseguirei colocar aqui o tamanho da minha indignação e revolta com o final dessa série. Finale entrou para a lista de Decepções Literárias 2013 e até o dado momento está ganhando em disparada. 



Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

O livro conta a continuação da história de Patch e Nora e de todos os problemas que eles estão enfrentando após a morte do Mão Negra, guerreiro e líder do exército Nefilim. Após os acontecimentos finais de Silêncio - resenha AQUI - e de Nora ter feito o juramento de que iria liderar os membros de sua raça em uma batalha - que deveria ter sido épica - contra os anjos caídos e, por consequência, o amor de sua vida, ela tenta de todas as maneiras possíveis cumprir o juramento - sem muito sucesso - para viver sua vida em paz. O problema é que, caso ela não cumpra, ela morre - o que a meu ver, seria muito mais divertido do que o verdadeiro final da obra.

Nora Roberts Grey

"Arqueado sobre um corpo em decomposição, ele congelou. Ergueu a cabeça de repente, estreitando os olhos, como se não acreditasse no que tinha ouvido. Seu olhar encontrou o meu, e alguma coisa indecifrável surgiu em seus olhos negros. Alívio? Conforto? Entrega."
Pág. 294

Disse mais cedo no Twitter que este é um livro que não serve nem para queimar. Mantenho essa opinião e digo que essa foi a verdadeira prova de que por dinheiro, um autor é capaz de acabar com a obra da sua vida. Contudo, há quem tenha gostado do livro (e que provavelmente vai me jogar pedra nos comentários ..rsrs) e penso que isso é uma questão de opinião, afinal, o mesmo livro pode apresentar diversas facetas dependendo de quem o lê.

O único personagem em Finale que realmente teve uma evolução de história e personalidade foi Scott. Patch continua o mesmo, com o jeito bad boy e atitude de que não está nem aí para o que aconteça desde que ele fique com Nora. Ela por sua vez, teve um retrocesso espantoso em sua personalidade. Lembra daquela Nora chata, insuportável e toda cheia de frescura de Sussurro? Então, ela está de volta com força total e o que é pior, on drugs / forças do mal. Gostei de Dante. Ele foi um personagem durão e que não tinha medo de dizer para Nora o quão mimada e desleixada ela é e de fazer com que ela enxergue o tamanho da responsabilidade que carrega. Porque sinceramente, se ele tivesse deixado ela de lado ela estaria na garupa de uma moto com Patch, vivendo de amor e o mundo que se exploda na guerra entre Nefilins e Anjos Caídos. Ela ia morrer, obviamente, mas já disse o que penso desse final alternativo (*__*). Ia falar um pouco da Marcie, mas ela é tão insuportável que desisti.

Patch Cipriano

"Pouco depois do café, esbarrei com Marcie na varanda da frente. Ela estava saindo, falando ao celular, e eu estava voltando para a casa, à procura dela.
- Seu 4Runner está bloqueando meu carro - falei.
Ela levantou um dedo, pedindo que eu esperasse. Peguei o celular dela, desligando e repeti mais irritada:
- Você está bloqueando meu carro.
- Calma, não dê um chilique. E não me irrite. Se tocar meu celular de novo, vou fazer xixi no seu cereal.
- Isso é nojento."

Pág. 101

Os diálogos da obra são, em suma, ridículos. A prova disso é o trecho que coloquei no quote acima. Sério pessoal, além de ser algo super infantil em várias partes, a autora deve pensar que seus leitores são tão idiotas ao ponto dela ter que recorrer ao Capitão Óbvio para explicar o que está acontecendo! Jura que seria nojento fazer xixi no cereal!? Acredita que não sabia disso!? ¬¬

Outro ponto que me incomodou bastante é que a Nora - para variar - em alguns momentos toma certas atitudes que são dignas de uma líder de exercito, mas em outras ela simplesmente coloca o rabo entre as pernas e fica tudo por isso mesmo. Fala sério, quando que alguém vai falar que vai mudar para dentro da minha casa, como a Marcie fez com ela, e eu vou deixar uma coisa dessas acontecer!? Tem atitude não!? 

Não vou contar o final do livro, pois seria uma mega sacanagem com todos vocês, mas estejam preparados para algo óbvio, sem graça e com uma guerra miseravelmente tosca.

Capa da Graphic Novel

Gostaria de lembrar a todos que essa é a MINHA opinião sobre a obra, ou seja, não sou o dono da verdade e esse livro pode ter sido maravilhosamente bem escrito e com um enredo brilhante sob a ótica de uma outra pessoa. Sempre que não gosto de um livro recomendo que vocês leiam a obra, mas nesse caso, não farei isso pois penso que tudo tem limite e não acho justo fazer com que vocês passem por tamanho sofrimento... HAHAHAHAHAHA.


Abraços,
    Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 7º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos.
Twitter/Facebook/Skoob/ASK.FM Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.