Resenha + Promoção: Garota Tempestade - Nicole Peeler

Hey pessoal, tudo bem?

Por mais que a ideia de Nicole seja comercial e envolva todos os elementos de uma boa fantasia, a capa do livro me fez ter baixíssimas expectativas para com a obra e sinto dizer que nem mesmo assim o livro me "desceu". Não estou dizendo que o livro é ruim, apenas que ele é destinado a um outro tipo de publico alvo.

Mesmo tendo passado a vida inteira na pequena e conservadora cidade de Rockabill, Jane True, 26 anos, sempre soube que não se encaixava numa sociedade pretensamente normal. Durante um de seus clandestinos nados noturnos no mar congelante, desafiando um perigosíssimo redemoinho, uma descoberta terrível leva Jane a revelações surpreendentes sobre sua herança genética: ela é apenas meio-humana. Agora, Jane precisa penetrar um mundo de mitos e lendas, povoado por criaturas sobrenaturais, aterrorizantes, belas e até mortais. Características que também descrevem perfeitamente Ryu, seu novo “amigo” -- um vampiro poderoso, deslumbrante e hummm, aiii... muuuito SEXY. Nesse mundo, onde há um goblin advogado, um espírito de árvore maquiador, um súcubo dona de boutique, elfos diabólicos, homens inflamáveis, seres híbridos que se transformam em animais selvagens, nada é presumível. Que dirá um romance ao molho pardo. Mas atenção, nunca, nunca mesmo, esfregue a lâmpada do gênio. Entretanto, alguém está matando meio-humanos como Jane. A pergunta que não quer calar é: os assassinatos são fruto de uma mente doentia ou há um plano macabro para exterminá-los?

O livro conta a história de Jane True, ou Crazy Jane para quem mora na cidade de Rockabill (que nome de cidade é esse? O.o). Ela nunca se enquadrou nos padrões da sociedade e sempre foi alvo de humilhações e fofocas desde o incidente envolvendo a morte de Jason. Sempre com um hábito não muito normal de nadar à noite na praia onde fica o maior redemoinho da América, ela acaba por encontrar um corpo boiando na água e o reconheceu como Peter, um homem que gostava de passar temporadas na região. O problema era que Peter não era um ser humano e que ao se envolver com tal crime, ela havia despertado o interesse de forças sobrenaturais e com isso acabou descobrindo que ela própria não era humana. Será Jane capaz de lidar com tudo isso ou ela sucumbirá ao charme de Ruy, um vampiro que é tão poderoso quanto sombrio?

"Levantei os braços e o empurrei educadamente. O cachorrão chegou um pouco para trás e abanou o rabo no que presumi ser uma forma canina de uma cão do inferno dizer "Não se preocupe, estou saciado com seu sangue delicioso e não irei te devorar... esta noite."".
Pág. 40 

Como disse no começo deste post, este livro possui uma história bacana e bem escrita, mas que, em face a alguns detalhes como a capa, o vocabulário usado, o esteriótipo de vampiro poderoso e principalmente a libido da personagem principal, fizeram com que o livro não me agrade tanto quanto agradaria um publico mais jovem - não, não sou tão velho, mas também não sou tão novo...Hahahaha.

É inegável o fato de que quando você bate o olho na capa você pensa que é um livro infantil ou infanto-juvenil e não o YA que ele realmente é. Acho que ao tentar colocar elementos da história na capa - sim, na capa contem TODOS os elementos presentes durante a narrativa - sob a forma de uma menina feita de "massinha" e uma ilustração de fundo ao estilo desenho, a editora acabou por passar uma imagem errônea do livro, mesmo que a sinopse diga o contrário. E convenhamos que quando passamos por uma livraria a primeira coisa que fazemos é olhar as capas mais belas para então assim, após ter nosso interesse desperto, pegar no livro para ler sobre o que se trata. Se você não faz isso, sinceramente é uma exceção à regra.

Outro problema que também pode levar o leitor ao engano em face à ilustração usada, é que muitos(as) pré-adolescentes podem comprar a obra achando que será apenas mais um romance de vampiros, lobisomens e "mulheres focas" e que, quando se depararem com o vocabulário e a tal da libido da Jane - alguém apaga o fogo dessa menina por favor!? - podem vir a se assustar. Não sou ingênuo ao ponto de pensar que as crianças de hoje são inocentes  sei que não são. Mas como já cansei de dizer, existem inúmeras exceções à regra e é a elas que me refiro neste parágrafo.

"- Posso lhe garantir, Jane True, que sou muito diferente. - Disse essas palavras como se fossem uma promessa, e senti uma arrepio vindo da base da espinha. Percebi, após uma momento de choque, que era um arrepio de intenso desejo sexual. Já fazia tempo que não sentia isso, pensei, maravilhada. Mas Ryu não estava ali para paquerar minha libido. - Coisa que agora estou ansiosíssimo para lhe provar - disse ele, as sobrancelhas insinuantes e sedutoras. Quase dei um passo prestativo à frente. - Mas não aqui, no seu local de trabalho, com sua amiga à espreita."
Pág. 56

Não achei erros de revisão nem de tradução - pelo menos não algo aparente - e a diagramação é linda. Cada página possui um raio que faz alusão à Garota Tempestade. A capa em si é bonita, mas como já foi exposto, a ilustração, a MEU ver, não se adéqua ao estilo de narrativa e público alvo.

Os personagens são bem construídos e tirando, o fogo que a Jane sente sempre que está próximo do Ryu, ela é uma personagem carismática e muito engraçada. Me lembrou muito a Suckie de True Blood. Ryu a meu ver foi um personagem meio forçado, entendem!? Sei lá, acho que a autora apelou muito para o lado poderoso, abastado e com forte personalidade de um vampiro. 

A nota que dei para esta obra no Skoob foi de 3 estrelas, o que a meu ver é um livro bom de uma maneira geral, levando sempre em consideração o nível da obra, narrativa, personagens e trabalho gráfico. Quem não é tão sistemático como eu, irá adorar a história e pode até amar a capa. É o que sempre digo, cada um possui uma opinião e a minha não é a da maioria, é apenas MINHA.

Promoção

Como disse acima, esta foi a minha opinião sobre e nada mais justo do que vocês tirarem as suas. Bora participar da promoção para ganhar um exemplar do livro? O formulário usado é o Rafflecopter, caso alguns de vocês tenham alguma dúvida de como usar basta entrar em contato comigo que eu respondo, pode ser por e-mail, twitter ou pelos comentários. ^_^



Ganhadora


Parabéns Hanna. Um e-mail será enviado e deve ser respondido com os dados solicitados em até 48 horas. Caso não o faça, um novo sorteio será realizado.


a Rafflecopter giveaway
  1. Os comentários deixados nas postagens devem ser válidos, ou seja, comentários como "gostei" ou "não vejo a hora de ler" serão desclassificados.
  2. O ganhador deverá responder ao e-mail que mandarmos em até 48 horas. Caso não o faça um novo sorteio será realizado.
  3. A editora enviará o livro em até 30 dias. O Vida de Leitor não se compromete a fornecer o prêmio caso a editora não o envie.
  4. O blog não se responsabiliza por danos ou extravios 
  5. causados pelos Correios.
  6. Caso o ganhador forneça o endereço errado e o pacote retorne, o mesmo perderá o direito ao prêmio.
  7. O ganhador deve ser residente e domiciliado em território nacional.
  8. O ganhador que descumprir alguma das regras será desclassificado.
"Que a sorte esteja sempre a seu favor!!"

Abraços,
    Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 7º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.