Assassin's Creed: Renegado - Oliver Bowden

Hey pessoal, tudo bem?

A cada livro que leio dessa série fico com mais curiosidade para saber o final deste embate épico entre o Credo dos Assassinos e a Ordem dos Templários. Contudo, mesmo morrendo de vontade de saber o desfecho dessa história, o autor começou a dar voltas e a deixar novas pontas soltas sem ao menos juntar as que já havia deixado. Espero que ele consiga fazer isso antes de finalizar a série.







Renegado é a mais recente novelização do jogo homônimo escrita por Oliver Bowden e levará a luta entre a Irmandade dos Assassinos e a Ordem dos Cavaleiros Templários até a Guerra de Independência dos Estados Unidos. Na Londres do século XVIII, Haytham Kenway é ensinado a lutar assim que se torna capaz de empunhar uma espada. Quando a propriedade da família é atacada — o pai assassinado e a irmã raptada —, Haytham defende seu lar da única maneira que pode: com sangue. Sem família, o menino é treinado por um misterioso tutor que o transforma num assassino mortal. Consumido pela sede de vingança, Haytham começa sua jornada em busca de retaliação.
Renegado conta a história de Haytham Kenway, um garoto que aprende o que realmente é ser um homem quando seu pai foi assassinado e sua meia-irmã sequestrada por pessoas misteriosas. O motivo: Eles sabiam demais e o patriarca da família escondia um segredo mais obscuro que a mais pura noite. Após tal tragédia, ele é levado para a Europa para concluir seu treinamento e se tornar um Cavaleiro Templário, momento este em que lutaria pela primazia da ordem e da liberdade no mundo. Porém seu passado parece persegui-lo e ele está disposto a tudo para conseguir sua vingança.

"- As coisas nunca foram as mesmas, depois disso. Combatemos juntos mais algumas vezes, porém cada saída era mais perturbadora do que a anterior. Ele matava e matava: inimigo ou aliado, civil ou militar, culpado ou inocente... não importava. Se achasse que uma pessoa era um obstáculo, ela morria. Ele afirma que a violência era a solução mais eficiente. Tornou-se seu mantra. E isso despedaçou meu coração."
Pág. 196

Esse livro me proporcionou sentimentos conflitantes. Ao passo que achei bastante inovador ver a história sob o ponto de vista de um Cavaleiro Templário e não do habitual Assassino, vi que o autor começou a criar novas situações e a conduzir a história para um caminho bem diferente sem antes finalizar as situações que já havia criado nos livros anteriores. Não há menção a Ezio ou a qualquer outro fator que nos remeta à trama central da Saga. Em A Cruzada Secreta tivemos algo parecido, mas ao finalizar o livro, o autor demonstrou que tudo aquilo que ocorreu até agora seria necessário para que a aventura de Ezio Auditore seguisse seu rumo, e em Renegado não temos nada relacionado ao Mestre Assassino ou à sua busca.

Mas enfim, deixando o que foi supracitado de lado e fazendo uma analise dessa história individualmente, podemos enquadrar este volume como um companion book (um livro que é ambientado no mesmo universo do original só que com personagens e épocas diferentes) e não uma continuação propriamente dita da série. Os personagens são divididos entre: exímios assassinos, servos leais, amigos traiçoeiros e loucos psicóticos com sede de sangue (Braddock - personagem que me dava asco a cada página).

Outro ponto que achei interessante na história foi que o autor novamente conseguiu inserir personagens históricos em sua narrativa de maneira a misturar realidade e fantasia. O escolhido da vez foi George Washington e Bowden conseguiu fazer essa inserção com maestria. 

A capa do livro é muito bonita - penso que seja a mais bonita da série - e a diagramação é simples, porém com um espaçamento que não atrapalha o leitor a ler. Não encontrei erros de revisão e o tradutor se superou dessa vez. O vocabulário usado foi bem elaborado e muito condizente com o da época em que o livro é ambientado.

Achei que esse livro foi o mais sangrento de todos. A prova disso foi a citação que coloquei acima, na qual podemos ver o que nos espera entre as páginas. Contudo, se você tem estomago forte e não se abala por qualquer coisa, sugiro que compre a série o mais rápido possível. Se não me engano o Submarino está fazendo uma promoção do box com os 3 primeiros livro.



Abraços,
    Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 7º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.