Vida de KPopper #02 - O que são Debuts e Comebacks? Melhores de 2012


Hey pessoal, tudo bem?

Como vocês já viram no post Vida de KPopper #01, a cultura coreana está se propagando pelo mundo e, como um grande fã do estilo musical do país, estou buscando sempre trazer informações, novidades e indicações de grupos ou cantores solos de tal gênero. No post de hoje falaremos um pouco sobre os debuts e comebacks de algumas Boybands e Girlgoups no ano de 2012. Entretanto, antes de começar uma discussão sobre o assunto gostaria que assistissem o vídeo abaixo pois nele é explicado várias peculiaridades sobre as músicas e os Music Vídeos ou M/Vs (enquanto para nós o vídeo de determinada música é chamado de Clipe para eles essa é a terminologia usada).



Bom, agora que vocês já estão mais familiarizados com algumas dessas esquisitices que as empresas fonográficas sul coreanas tem para com seus grupos vamos adentrar ao tema em questão. Primeiramente então devemos perguntar: o que são comebacks e o que são debuts?

Debuts: Não é festa de 15 anos (¬¬) Hahahaha.  É a terminologia usada para os grupos que acabaram de ser lançados. Significa estréia (tradução literal) e ocorre após muito tempo de treinamento, ensaios, curso de línguas e cirurgias (isso mesmo, as empresas pagam cirurgias e tratamentos de beleza para que seus cantores se enquadrem em um padrão de beleza). Quando alguém quer fazer parte do mundo da música, ele deve fazer uma audição para uma empresa fonográfica e, caso a empresa goste, eles são contratados como "estagiários" e em alguns caso chegam a passar mais de 5 anos aperfeiçoando seus talentos antes de seu debut solo ou como parte de uma boyband/girlgroup.

Comebacks: Sempre que um grupo faz seu debut, eles passam um tempo curtindo seus minutos de sucesso e aproveitam o máximo para vender seus discos por meio de concertos, shows e turnês. Contudo, depois de um certo tempo eles deixam os holofotes e vão curtir sombra e água fresca por alguns meses/anos. Com as energias renovadas eles então, muitas vezes pelo grande apelo público, fazem seus comebacks que são quando eles retornam (tradução literal) à mídia com novas músicas e M/Vs super empolgantes, repetindo o ciclo novamente. 

Abaixo fiz uma seleção dos melhores debuts e comebacks de 2012. Espero que gostem. ^_^

Melhores Debuts de 2012

EXID é a Girlgroup composta por cinco lindas garotas e que possuem um poder vocal fora do comum. Seu jeito mais despojado de dançar (fugindo aos movimentos robóticos tão característicos do k-pop) e a batida de suas músicas fizeram com que elas ganhassem destaque entre os Kpoppers. Seu debut ocorreu em fevereiro de 2012. Confiram abaixo seu hit "I Feel Good".



De todas Boybands que conheço essa, Lunafly, se sobressaiu por sua qualidade de música e estilo mais lento, sem a característica "batida e passos complicados de dança". Tendo um viés mais melódico eles também garantiram seu lugar na minha playlist. O Lunafly é composto por 3 integrantes, todos homens (pelo menos eu acho O_O - confiram o vídeo e entenderão) sendo que dois deles tocam violão enquanto o outro uma espécia de "tambor" (não sei o nome O.o)... Hahahaha. A música selecionada é "How nice would it be", contudo, recomendo que também assistam a "Day by day" em sua versão em inglês. Seu debut ocorreu em setembro de 2012.



Por último, mas não me nos importante, temos a CROSS GENE com seu debut "La-di Da-di", que ocorrei em junho de 2012. Tal banda chamou muito a atenção da mídia em face à diversidade de descendência de seus membros que são: 3 coreanos, 2 chineses e 1 japonês. Eles seguem o padrão dança elaborada e uma batida mais poderosa. Outra música do grupo que chamou a atenção dos fãs foi "Sky High".



Melhores comebacks de 2012

Entre os melhores comebacks temos aqui de inicio uma das maiores e mais famosas bandas de k-pop. Estamos falando do SHINee, que fez grande sucesso não só em seu país de origem como também na China e no Japão. Seu debut foi "Sherlock" que faz um alusão clara a um dos maiores investigadores de todos os tempos, o Sr. Holmes. Entretanto, tal M/V teve uma repercussão mais cômica aqui no Brasil pois no refrão da música um dos integrantes diz "Soy un Doritcho", nos fazendo imagina-lo como um Doritos (salgadinho da Elma Chips) que canta de dança...Hahahaha.



Outra banda de grande sucesso é o BEAST. Seu comeback com a música " Beautiful Night" levou os fãs ao delírio pois eles mostraram que não estão de brincadeira e que podem sempre mudar. O que mais chamou atenção neste M/V é que ele foge ao padrão sombrio que foi em "Shock" e "Breath", apresentando então uma estilo mais baladeiro e descontraído do grupo. 



Outra banda de grande sucesso que fez seu comeback em 2012 foi o UKISS. Tenho eles em minha playlist e confesso que estão entre as favoritas. Suas habilidades de dança e canto são impressionantes a seu modo, ou seja, não são os robôs como já citei acima e não possuem aqueles cantores com vozes poderosas, mas são agradáveis de se ouvir. Uma das músicas lançadas foi "Believe", cujo M/V você pode conferir abaixo.



Bom pessoal, espero que tenham gostado desta pequena seleção que fiz para vocês. Caso queiram que eu retrate aqui algum tema específico ou banda basta deixar sua sugestão nos comentários abaixo. Vamos propagar o k-pop no país para ver se o funk morre de vez. ^_^


Abraços,
    Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 7º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.