Spirit Bound - Richelle Mead

Resenha

Hey pessoal, tudo bem?

Como havia dito ao final da resenha de Blood Promise, este para mim foi um dos melhores livros da série. Não pelo fato de ter mais batalhas ou cenas de ação, mas sim porquê achei muito brilhante essa "salvação" que a Richelle criou para os Strigoi com base na teoria da estaca de prata. Sem contar que ter nossa linda Rose invadindo uma prisão de segurança máxima para resgatar seu pior inimigo é simplesmente fenomenal.
Essa resenha possui spoilers dos livros anteriores.




Depois de uma longa e dolorosa viagem à Sibéria, terra natal de seu amado Dimitri, Rose Hathaway finalmente voltou à escola e reencontrou sua melhor amiga, Lissa. A formatura se aproxima, e elas mal podem esperar pela vida que vão ter além dos portões da São Vladimir. No entanto, o coração de Rose dói cada vez que se lembra do que passou na Rússia o fracasso em salvar Dimitri e do que ainda precisará enfrentar. Sua jornada inclui libertar o perigoso Victor Dashkov da prisão de segurança máxima e encontrar Robert Doru, o único que possui informações para resgatar Belikov das terríveis profundezas de sua condição de Strigoi. A vampira acredita existir apenas uma chance em um milhão, até porque Dimitri continua sua perseguição para matá-la. Sentenças de morte e declarações de amor se confundem, e ela precisa correr contra o mais implacável dos inimigos: o tempo. E, dessa vez, Rose prometeu a Lissa que a levaria junto. Será que a princesa Moroi terá forças quando souber o que a espera? Em “Laços do espírito”, Richelle Mead continua a saga que renovou a literatura de vampiros e apresenta uma história repleta de dilemas, intrigas políticas e emoções extremas que vai conquistar mais uma vez os leitores.
Finalmente existe uma esperança para o amor de Rose e Dimitri. Corre uma lenda de que caso uma estaca de prata seja encantada com os 5 elementos, terra, fogo, ar, água e espírito, e trespassar o coração de um Strigoi, ele retornará ao seu estado original. Ao descobrir tal fato Rose decide que precisa descobrir a fundo a veracidade de tal lenda e para isso precisa buscar informações da única pessoa que ela mais odeia: Victor Dashkov. Para piorar a situação, ela foge novamente de seus deveres como guardiã e arrasta para o meio do campo de batalha a última descendente dos Dragomir, contraindo então a ira da Rainha Tatiana. Será que Dimitri realmente pode ser salvo? Ou Rose está apenas enganando a si mesma para que seu sofrimento não seja tão grande?
"Se você está lendo isto, então algo terrível aconteceu. Você provavelmente me odeia, e não a culpo por isso. Eu só posso pedir que que você confie que o que eu fiz com o "decreto de idade" foi melhor para você do que o que os outros planejaram. Existem alguns Moroi que querem forçar todos os Dhampirs a trabalharem contra sua própria vontade, usando compulsão. O "decreto de idade" retardou os planos desta facção."
Pág. 487
Neste volume finalmente chegamos à formatura. Rose termina seu treinamento e tem que passar por um último obstaculo: a prova final de graduação onde deve proteger um Moroi com sua vida. Os resultados deste último teste irão definir se ela poderá ser a guardiã de Lissa, última descendente viva dos Dragomir. Eu particularmente achei o teste final muito bem elaborado e bato palmas pela criatividade da autora. Contudo, tal criatividade não é aparente quando Rose precisa inventar uma desculpa do porquê fugiu com Lissa durante um final de semana inteiro para invadir uma prisão de segurança máxima e a mais convincente foi que era uma noite de garotas. Sério Richelle? ¬¬

Os personagens continuam os mesmos, mas neste volume Lissa amadureceu, e muito, em sua personalidade e perseverança. Ela cansou de ficar sempre sentada sendo protegida enquanto seus amigos arriscam a vida por sua causa e em face dsso ela começa a ter treinamento de luta contra Strigoi. Inicialmente foi quase ridículo  uma vez que ela nunca teve que matar nem um mosquito, quanto mais uma criatura das trevas bebedora de sangue. 

Achei meio cruel o que a Rose faz com o Adrian. Ele claramente ama ela e está disposto a fazer de tudo para agrada-la, mas na primeira oportunidade que ela encontra ela corre para os braços de outro. Se for fazer isso, pelo menos termina com o cara poxa, ficar brincando com os sentimentos das outras pessoas assim não é nem um pouco correto. Gostaria que fizessem isso com você? o.O

Infelizmente não posso mais dizer nada sem ocorrer em spoiler, uma vez que estamos no 5º volume de uma série. Mas o que posso dizer é que se você ainda não comprou e leu todos os livros, corra na livraria online mais próxima e faça já sua encomenda. Vale muito à pena.

Abraços,
    Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 6º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.