Retrospectiva Literária 2012 - Carol Mylius

Olá pessoal, tudo bem ? 

Esta foi uma ideia do blog Pensamento Tangencial cujo objetivo é fazer uma retrospectiva do que foi lido em 2012 e apresentar o que nos aguarda em 2013. Espero que gostem. XD






Aventura que me tirou o fôlego




Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.
PS: Não real todos os livros da trilogia Maze Runner entram nessa categoria mas escolhi mostrar apenas a primeira capa que foi o meu livro favorito dos 3.

Um terror que me deixou sem dormir


Uma vez que não li nenhum livro de terror esse ano vou escolher nessa categoria um suspense que realmente me deixou sem dormir.


Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.
O suspense mais eletrizante








Tess Gerritsen, neste livro assustador, narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel. O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo... A precisão com que ele investe contra as mulheres , somada à crueldade de agressão - útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de "O Cirurgião". Em um livro de tirar o fôlego e com descrições minuciosas, a autora nos apresenta a um rico universo de personagens, ao criar um romance de suspense e profundidade inéditos
O romance que me fez suspirar

Vou precisar roubar nesse quesito, afinal foram muitos romances bons lidos este ano. 










Pior do que serem raptadas por um temível guerreiro inglês, foi descobrir que o inglês, conhecido como "O Lobo", é um homem sucinto e amigável. Quando uma delas fica doente, ele permite libertá-la em troca dos favores da outra, Jennifer, e essa não tem duvida em sacrificar sua honra para salvar a vida de sua irmã. 
Indevidamente, porém, entre Jennifer e o implacável guerreiro surge um intenso amor alheio ao combate entre seus respectivos clãs. Mas a vida pedirá um acerto de conta aos irrefletidos amantes.










Jake Redman possuía mais do que o sangue selvagem do Arizona correndo em suas veias, enquanto Sarah Conway era uma verdadeira dama do Leste determinada a tornar Lone Bluff seu lar… Ainda que bancar o anjo da guarda de Sarah não agradasse Jake, tinha de admitir que até estava gostando da tarefa… Pois apesar de sua aparência inocente, o coração dela era o de uma pioneira de verdade, pronta para conquistar novos territórios no Velho Oeste.
A saga que me conquistou


Essa é uma série bastante longa e ainda faltam muitos para ler, mas se tornou uma das minhas séries favoritas. Infelizmente os livros não são muito baratos mas aos poucos eu vou adquirindo todos eles.

Aqui eu apenas postei as capas dos dois primeiros mas li esse ano quatro livros da série.








Eve Dallas é tenente da polícia de Nova York e está caçando um assassino cruel. Em mais de dez anos na força policial ela já viu de tudo e sabe que a própria sobrevivência depende de seus instintos. Eve avança contra todos os avisos que lhe dão para não se envolver com Roarke, bilionário irlandês, o principal suspeito de um dos casos de assassinato que ela está investigando. A paixão e a sedução, porém, possuem regras próprias, e depende de Eve assumir um risco nos braços de um homem sobre o qual ela nada sabe, a não ser a necessidade de sentir o toque dele, que se transformou em um vício para ela.








A primeira vítima foi encontrada caída na calçada, na chuva. A segunda foi morta no próprio prédio onde morava. A tenente Eve Dallas, da Polícia de Nova York, não teve dificuldades para encontrar uma ligação entre os dois crimes. As duas vítimas eram mulheres lindas e muito bem-sucedidas, mas que mantinham relações que poderiam provocar suas mortes. Suas vidas glamourosas e seus casos amorosos eram assunto na cidade, assim como suas relações íntimas com homens poderosos e riquíssimos. Livro escrito por J.D. Robb - pseudônimo da escritora norte-americana Nora Roberts.

O livro que me fez refletir





Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um... Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.
O livro que me fez rir


Aos 19 anos, Duda é literalmente viciada na saga Crepúsculo. Já perdeu a conta de quantas vezes leu os livros da série e assistiu aos filmes. Através de um perfil secreto na internet, ela se comunica com outras fãs do Crepúsculo que, assim como ela, estão totalmente convencidas de que não há garoto no mundo que valha um dente canino do vampiro Edward Cullen. Sua obsessão ganha fôlego com uma temporada de estudos em Nova York, onde ela faz planos mirabolantes para conhecer pessoalmente Robert Pattinson, o ator que interpreta o vampiro nos cinemas. Mas, após um incidente com seus únicos (e insubstituíveis!) livros da saga, Duda entra em verdadeiro surto de desespero. Percebe, então, que uma mudança radical em seu comportamento “crepuscólico” é mais do que urgente. O que ela não esperava era conhecer Miguel Defilippo, seu vizinho na ilha de Manhattan, que é a cara do ator Robert Pattinson! Apaixonante, lindo, rico, misterioso e ambíguo, Miguel acaba se tornando um desejo mais inacessível para Duda do que o próprio astro de Hollywood. Uma história cheia de humor, aventuras e reviravoltas, para você chorar de rir!
O livro que me fez chorar




Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bulling e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando á milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura.
O livro de fantasia que me encantou

Diferente do ano passado este foi um ano que li poucos livros de fantasia, mas mesmo assim vários desses foram muito bons e, novamente, terei que trapacear  também nesse quesito e escolherei dois livros. Ambos fazem parte de série. São eles:







Em menos de vinte e quatro horas, eu irei completar dezessete anos. Embora, tecnicamente, eu não irei completar dezessete. Eu estive no Nevernever por muito tempo. Quando você está em Faery, você não envelhece. Assim, enquanto um ano se passou no mundo real, eu sou apenas alguns dias mais velha que antes. Na vida real, eu mudei tanto que eu nem me reconheço. Meu nome é Meghan Chase. Eu pensei que tudo havia acabado. Que o meu tempo com as fadas, as escolhas impossível eu tinha que fazer, os sacrifícios daqueles que eu amava, estava atrás de mim. Mas uma tempestade se aproxima, um exército de Encantados de Ferro vão arrastar-me de volta, chutando e gritando. Me arrastar para longe do príncipe banido quem jurou estar ao meu lado. Arraste-me para o núcleo do conflito tão poderoso, não tenho certeza que qualquer um pode sobreviver. Desta vez, não haverá como voltar atrás.







Com três profecias da deusa Durga solucionadas, agora resta apenas uma no caminho de Kelsey, Ren e Kishan para que a maldição seja quebrada. Mas o maior desafio do trio os aguarda: A busca pelo ultimo presente de Durga – A corda de fogo – nas Ilhas Andaman situadas na Baía de Bengala. Uma busca que ameaçará suas vidas. É uma corrida contra o tempo e o malvado feiticeiro Lokesh – neste ansiosamente aguardado quarto livro da série A Maldição do Tigre – colocará o bem contra o mal, testará laços de amor e lealdade, e , finalmente revelará o verdadeiro destino do Tigre, de uma vez por todas.
O livro que me decepcionou










Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?
O livro que me surpreendeu










Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa… Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola.
O(a) personagem do ano

Thomas - Trilogia Maze Runner

Resenha Maze Runner


Logan Lerman

O ator é uma das escolhas, de alguns fãs da série, para viver o papel de Thomas na adaptação cinematográfica.

O casal perfeito

Eve Dallas e Roarke - Série Mortal

Resenha Nudez Mortal

O(a) autor(a) revelação

Carol Sabar - Como Quase Namorei Robert Pattinson

Resenha Como Quase Namorei Robert Pattinson




A Carol me surpreendeu não apenas por se mostrar uma ótima escritora já no seu primeiro trabalho, mas também por sua simpatia e simplicidade. 

O melhor livro nacional







Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada. Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel. Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou. Cheio de humor, aventura, paixão e emoções intensas, Procura-se um marido vai fisgar você até a última linha.
O melhor livro que li em 2012


Foram vários livros bons, mas como alguns deles já foram citados nos tópicos acima vou colocar aqui esse, que faz parte de uma série que vem se tornando uma das minha favoritas entre séries distópicas.





Nós estávamos na Praça, na praça onde eu iria correr, segurando ela, carregando ela, dizendo-lhe para permanecer viva, permanecer viva até que nós estivéssemos seguros, até que chegássemos ao paraíso, assim, poderiam salvá-la - mas não havia nenhuma segurança, nenhuma segurança em nada, havia apenas ele e seus homens... Fugindo anteriormente de um exército implacável, Todd deixou Viola ser desesperadamente ferida direto nas mãos de seu pior inimigo, o prefeito Prentiss. Imediatamente separado de Viola e preso, Todd é forçado a aprender os caminhos da nova ordem do prefeito. Mas que segredos se escondem fora da cidade? E onde está Viola? Ela ainda está viva? E qual é a misteriosa resposta? E então, um dia, as bombas começam a explodir... "A Missão" é um romance tenso, chocante e profundamente comovente de resistência sob a pressão mais extrema. Este é o segundo título da trilogia "Mundo em Caos".
Li em 2012

Série Night Huntress - At Grave's End - Jeanine Frost
Série Night Huntress - Destined for a Early Grave - Jeanine Frost
O Hipnotista - Lars Kepler
A Noiva das Terras Altas - Hanna Howell
Série Os Cárpatos - Principe Sombrio - Christine Feehan
Anna e o Beijo Francês - Sthepanie Perkins
Série Prettie Little Liars - Maldosas - Sara Shepard
Série Hush Hush - Silêncio - Becca Fitzpatrick
Série A Mediadora- Terra das Sombras - Meg Cabot
Série A Mediadora- O Arcano Nove - Meg Cabot
Série A Mediadora- Reunião - Meg Cabot
Série A Mediadora- A Hora mais Sombria - Meg Cabot
Série A Mediadora- Assombrado - Meg Cabot
Série A Mediadora- Crepúsculo - Meg Cabot
Série Faeriewalker- Shadowspell - Jenna Black
Série Faeriewalker- Sirensong - Jenna Black
Desejo Rebelde - Julie Garwood
Meu Querido Guerreiro - Julie Garwood
Música das Sombras - Julie Garwood
The Bride - Julie Garwood
Sving Grace - Julie Garwood
Série Mortal - Nudez Mortal - J.D. Robb
Série Mortal - Glória Mortal - J.D. Robb
Série Mortal - Eternidade Mortal - J.D. Robb
Série Mortal - Êxtase Mortal - J.D. Robb
Série Guild Hunter - Angels' Blood - Nalini Singh 
Unearthly - Cynthia Hand 
A Lição Final - Randy Pausch
Série A Maldição do Tigre - Tiger's Voyage - Collenn Houck
Série A Maldição do Tigre - Tiger's Destiny - Collenn Houck
Traições Legítimas - Nora Roberts
Trilogia do Coração - Diamantes do Sol - Nora Roberts
Trilogia do Coração - Lágrimas da Lua - Nora Roberts
Trilogia do Coração - Coração do Mar - Nora Roberts
Fora da lei - Nora Roberts
Cante para eu Dormir - Angela Morrison
Um Homem de Sorte - Nicholas Sparks
Querido Jonh - Nicholas Sparks
Serie Os Encantados de Ferro - The Iron Queen - Julie Kagawa
In Bed with a Highlander - Maya Banks
Seduction of a Highland Lass - Maya Banks
Never Love a Highlander - Maya Banks
Reencontro - Leila Krüger
Muito mais que uma Princesa - Laura Lee Guhrke
Estilhaça-me - Tahereh Mafi
Quebra de Confiança - Harlan Coben
Jogada Mortal  - Harlan Coben
O Duque e Eu - Julia Quinn
Série Midnight Breed - O Beijo da Meia-Noite - Lara Adrian 
A Kingdom of Dreams - Judith McNaught
Agora e Sempre - Judith McNaught
Cruzando o Caminho do Sol - Corban Addison
A Casa das Orquídeas - Lucinda Riley 
Viva para Contar - Lisa Gardner
Um Gosto de Vida - Susan Mallery
Um Gosto de Amor - Susan Mallery
Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson
Branca de Neve e o Caçador - Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini
Dizem Por Aí - Jill Mansell
Tudo o que ela Sempre Quis - Barbara Freethy
Do Seu Lado - Fernanda Saads
Pequena Abelha - Chris Cleave
Como Quase Namorei Robert Pattinson - Carol Sabar
Cinquenta Tons de Cinza - E.L. James
Belle - Lesley Pearse
Série Mundo em Caos - A Missão - Patrick Ness
Um Tiro - Lee Child
O Caso Rembrandt - Daniel Silva
A Rosa de Inverno - Patricia Cabot
O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini
Bem Mais Perto - Susane Colasanti
A Garota que perseguiu a Lua - Sarah Addison Allen
Maze Runner - Correr ou Morrer - James Dashner
Maze Runner - Prova de Fogo - James Dashner
Maze Runner - Cura Mortal - James Dashner
Para Sempre - Glaucia Santos
Procura-se um Marido - Carina Rissi
Um Olhar de Amor - Bella Andre 
21.12 - Dustin Thomason
Os Mistérios da Coroa - Nancy Billyeau
A Vez da Minha Vida - Cecelia Arhen
O Cirurgião - Tess Gerritsen
Loucamente Sua - Rachel Gibson

Minha meta para 2013 é...

Ler mais de 80 livros 

Espero que tenham gostado da Retrospectiva. Desejo a todos um excelente 2013 recheado de bons livros. 

Abraços,
   Carol Mylius
CAROLINA MYLIUS
Colaboradora e Resenhista aqui no VDL e tem um BLOG com todos os seus trabalhos. É ilustradora por profissão e por paixão. Ama os livros desde criança e tem a sorte de trabalhar com eles buscando ajudar os autores a mostrar um pouco de sua obra através das capas que ilustra. Seus livros favoritos são: Tiger's Curse, PerdidaA Primeira Regra do Mago, Série Academia de Vampiros.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.