Bem Mais Perto - Susane Colasanti

Resenha

Olá gente, tudo bem?

Eu estava com um pé atrás antes de ler esse livro por conta das várias resenhas negativas que li a respeito dele no skoob, mas no final das contas consegui apreciar algumas coisas da história. Não posso dizer que gostei do livro, mas não achei tão ruim quanto imaginava.









Quando Brooke descobre que o amor de sua vida, Scott Abrams, está se mudando do subúrbio de New Jersey para Nova York, ela decide segui-lo até lá. Viver com o pai ausente e se adaptar a uma escola totalmente nova são desafiantes para ela — e as coisas ficam ainda piores quando ela descobre que Scott já tem uma namorada. Mas como ela aprende a sobreviver na cidade grande, começa a descobrir todo um novo lado de si mesma e percebe que, às vezes, o amor pode te encontrar mesmo quando você não está olhando para ele.
Brooke é uma garota difícil de compreender a principio, ela tem um QI acima da média mas parece achar isso um defeito e faz de tudo para ir mal na escola. A única coisa que parece importar a Brooke é Scott Abrams, seu colega de escola que, aparentemente, nem sabe que ela existe, mas ela acredita piamente que os dois são almas gêmeas (dá para entender?). Acontece que na única vez que ela consegue falar com Scott por alguns minutos ele lhe revela que está se mudando para Nova York. E é claro que ela precisa se mudar para lá também (corajosa a menina, não?). A sorte dela é que seu pai, com quem ela não fala a anos, mora em Nova York e ela pede para morar com ele deixando a mãe furiosa. Já em Nova York, Brooke vai estudar na escola do seu bairro, a mesma escola de Scott, que por sinal mora no mesmo bairro (coincidência é pouco). E, durante seu ultimo ano letivo, Brooke não só terá a oportunidade de se aproximar de Scott como também conhecerá novos amigos e aprenderá a conhecer melhor a si própria e analisar melhor sua próprias convicções.

Brooke foi uma personagem que me irritou muito durante a história. Uma rebelde sem causa que não queria se destacar por sua inteligência e questionava o sistema de ensino de sua escola sem perceber que a única que estava sendo prejudicada com suas atitudes era ela mesma. Ao longo da história ela passa a amadurecer e a enxergar melhor as besteiras que vinha fazendo, algo que aconteceu um tanto quanto repentinamente mas, tendo esse um livro um pouco mais de 200 páginas, não dava para esperar muito aprofundamento. Apesar de tudo teve algumas características em Brooke que me agradaram. Mesmo eu achando completamente absurdo você mudar toda a sua vida por causa de um garoto que você mal conhece, não pude deixar de admirar essa atitude que, apesar de precipitada, é corajosa e não vou negar que sempre tive vontade de fazer uma mudança radical dessas em minha vida (não por causa de homem) mas nunca tive coragem. Brooke tinha suas próprias convicções e de certa forma era segura de si e de suas capacidades, características que também admiro. Já Scott foi um garoto que não me conquistou nem um pouco. Na real, nenhum dos outros personagens o fez. Acho que a autora não soube explorá-los muito bem. Foram rasos e apenas serviram de apoio para justificar a mudança de atitude de Brooke.

Uma das coisas mais agradáveis da leitura foram as descrições de Nova York. A autora conseguiu apresentar a cidade de uma forma que fiquei com muita vontade de conhece-la (não que eu já não tivesse antes), e olha que ela falou apenas de poucos lugares desconhecidos da cidade. É um livro leve,de fácil leitura e serve como um passatempo agradável. Acredito que o público adolescente é capaz de apreciar bastante a leitura.


Abraços,
   Carol Mylius
CAROLINA MYLIUS
Colaboradora e Resenhista aqui no VDL e tem um BLOG com todos os seus trabalhos. É ilustradora por profissão e por paixão. Ama os livros desde criança e tem a sorte de trabalhar com eles buscando ajudar os autores a mostrar um pouco de sua obra através das capas que ilustra. Seus livros favoritos são: Tiger's Curse, PerdidaA Primeira Regra do Mago, Série Academia de Vampiros.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.