Cósmico - Frank Cottrell Boyce

Resenha

Hey pessoal, tudo bem?

Mesmo contendo situações muito improváveis, Cósmico conseguiu extrair várias gargalhadas e alguns momentos de reflexão sobre o que faríamos se realmente fossemos considerados, com base em nossa aparência, muito mais velhos do que realmente somos. A palavra que define este livro, é nada mais nada menos que... CÓSMICO!










Liam Digby é um garoto comum de doze anos. Um garoto comum de doze anos muito, muito, muito alto. E com um pouco de barba. Algumas pessoas até achavam que ele era um adulto. Cósmico é a incrível história de como Liam contou algumas mentirinhas, quase roubou um Porsche, visitou um parque de diversões e meio que acidentalmente foi parar no espaço.
Liam tem 1,80m e já possui barba, o que seria normal se ele não tivesse apenas 12 anos de idade. Sempre sendo confundido com um adulto em face a seu tamanho e aparência, nosso protagonista começa a ver o lado bom desta confusão e passa a fazer tudo o que um garoto de sua idade não faria, como andar nos brinquedos mais perigosos do parque de diversões, tentar roubar um Porsche ou ir para a China com com sua amiga de 11 anos fingindo ser o pai dela.
"Por isso estou gravando tudo no meu Draxphone. Se eu conseguir voltar para casa, vou entregar o áudio e vocês vão entender como fui parar no espaço sideral se disse que só ia mergulhas na lagoa.
Mas se você está escutando isso, e se não for minha mãe ou meu pai, provavelmente é um alienígena de cabeça pontuda e noventa patas com ventosas. Nesse caso, só posso dizer: "Olá, venho em paz.""
Pág. 11
O livro, como pode ser visto pelo quote que deixei acima, é narrado em primeira pessoa através de mensagens de voz que Liam gravou enquanto estava no espaço e é por essas mensagens que sabemos como os fatos se desencadearam desde o recebimento da mensagem dizendo que ele poderia ser um dos escolhidos para visitar um novo parque, até as brincadeiras feitas em solo lunar.

Achei muito interessante a ideia do Parque Infinito e dos Taikonautas, entretanto, essa ideia de que uma empresa multinacional, como as empresas Drax, utilizar crianças como "betas" para seus brinquedos, principalmente para o foguete (que como vocês já perceberam é de verdade), não me convenceu muito. Tudo bem que a intenção deles é bem argumentada, mas para serem os PRIMEIROS a testar a máquina me pareceu um pouco forçado.
"Então, Florida acidentalmente inventou uma nova área do conhecimento: a astrofofoca. Ela me contava coisas do tipo: - Saca só: Valentina Tereshkova - ela foi a primeira mulher no espaço, esteve no Vostok 6 - se casou com um homem do espaço...
- Astronauta.
- Cosmonauta. E eles tiveram um filho espacial! Vai dizer que não é fofo!? Um cosmonautinha.
Eu preferia quando ela falava sobre o cachorro fantasma da Britney Spears.
"
Pág. 191
Os personagens são bem trabalhados, na medida do possível em 333 páginas (como recebi a prova antecipada do livro, esse número pode ser alterado devido a mudanças na obra) e confesso que não gostei de nenhum dos pais que estão na competição. Eles são arrogantes e tratam seus filhos como se fossem meras ferramentas para alcançar um objetivo maior. Os diálogos são um pouco infantis, mas são muito engraçados e alguns acontecimentos sinceramente me fizeram relembrar minha infância. Não que eu tenha tentado roubar um carro ou sequestrado a filha de outra pessoa. Obviamente. XD

Este é um livro divertido e rápido de ler. Se você está com ressaca literária ou quer ler algo que não envolva temas mais densos ou as criaturas sobrenaturais que estamos acostumados penso que você deva conferir esta obra. Contudo, se você não gosta muito de livros com uma narrativa um pouco infantil e diálogos não muito elaborados, essa não será uma boa pedida.

Abraços,
    Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do Vida de Leitor. Cursa o 6º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, Hunger GamesWithe Cat e Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos.
Twitter/Facebook/Skoob - Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.