Unika: A Chama da Vida - E. J. Allibis

Resenha

Hey pessoal, tudo bem?

Confesso que minha vontade de ler o livro se dá em face de sua maravilhosa capa e que minhas esperanças em achar algum livro sobre anjos que me agradem são bem pequenas. Mas, felizmente, Unika conseguiu me prender com sua narrativa leve, porém dotada de profundo cunho espiritual. Gosto quando livros apresentam questões que colocam o ser humano para refletir sobre suas atitudes de maneira a não ser uma coisa massante e que vá atrapalhar no fluir da história e a autora/autor E.J. Allibis consegue faze-lo com maestria.










Eve, Jack e Jo estão prestes a descobrir que um deles é um anjo e o guardião da Chama da Vida, uma das duas Entidades Fundamentais que governam o Universo. Mas qual dos três é o anjo? Qual é a sua verdadeira história? Por que seu coração carrega a Chama da Vida? O leitor acompanhará uma aventura sem igual por Sefira, o vale onde vivem os anjos, e enfrentará o Adlivun, a épica batalha entre o Bem e o Mal.
A milhares de anos, o anjo Ophidiel foi dominado por seu desejo de poder e declarou guerra aos outros anjos. Metatron, o líder da classe dos anjos, como punição, aprisiona Ophidiel na Floresta de Thinkingblue para que apodreça até o  fim dos tempos. Contudo, com o passar dos anos, o Anjo Negro foi recuperando seus poderes pouco a pouco, de maneira a conseguir invocar os Dominati, seres inanimados como pedras e galhos, mas que ganham vida devido à vontade de seu mestre.

O principal objetivo de Ophidiel é o de conseguir dominar Sefira e o mundo dos homens, de maneira que ele seria o senhor supremo de ambos os mundos. Contudo, para que isso ocorra, ele deve se apoderar das duas Entidades Fundamentais que são A Chave Para a Felicidade e a Chama da Vida (achei a primeira com um nome tão bobinho XP) e Unika, a guerreira mais poderosa dentre os anjos mentores, irá fazer de tudo para impedi-lo. Mesmo que isso custe sua existência.
"Nada é mais forte que o Sentimento que te guia.
A Força é a vida que há em ti.
Procura na tua alma a Coragem para fazer jorrar o Amor Absoluto.
Segue a luz interior da Esperança e da .
Inteligência do Coração nasce de tuas Emoções e mistura-se com a Felicidade que és capaz de dar."
Pág. 176
Como disse acima, este livro conseguiu fugir, e muito, dos livros de anjos que estão no mercado. Infelizmente ele não chega nem aos pés da série Hush Hush dá Becca Fitzpatrick que é minha série favorita do gênero, mas ele conquistou seu lugar na minha estante por sua originalidade e estilo de narrativa. A autora/autor, não é revelado se é homem ou mulher, tem um talento palpável para prender o leitor em suas páginas de maneira que, involuntariamente, ele repense suas atitudes para com o tratamento com outros seres humanos e o futuro de nosso planeta. O que mais gostei na narrativa foi que, mesmo tendo algumas passagens da Bíblia, a autora em momento algum tenta te converter ou dizer que a religião que ela acredita é melhor que as outras, e isso foi um super ponto a favor.

Os personagens conseguem ser diferente dos que estou acostumado a ler nos livros atuais. Nesse mundo, cada um dos anjos possui o poder da metamorfose, ou seja, temos um dragão, um elfo, uma doninha e até mesmo um peixe espada como guardiões da paz e da humanidade. Os nomes criados pela autora me deixaram em um dilema. Muitos deles são de uma criatividade fora do comum, como o próprio Metraton. Entretanto, alguns deles são muito "sem sal" como a Unika e o Uniko, sério, se você entender quem são esses dois você verá o quão sem graça eles conseguiram ser.

Uma coisa que me agradou muito durante a leitura foi o fato de que a narrativa não é linear, ou seja, em um capítulo estamos no futuro e a autora nos mostra uma cena de luta impressionante. Já no capítulo seguinte, estamos X horas antes deste evento, o que nos faz ler como desesperados para que possamos descobrir o que conduziu a narrativa à batalha. A maneira com que a autora guarda certos segredos até os momentos finais da narrativa fazendo com que o leitor fique pensando "UAU, eu preciso ler a continuação!!!"

Recomendo Unika para quem deseja uma leitura leve, porém dotada de sentido. A aventura e o mundo de Sefira também exerce um grande poder sobre esta recomendação, pois adorei os lugares e sinceramente não consegui imaginar algo tão belo existindo neste mundo.


Abraços,
  Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do VDL. Cursa o 6º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, O Sussurro Mais Sombrio  e  Withe Cat.
Twitter/Facebook/Skoob  Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.