As Nove Vidas de Chloe King: Banidos - Liz Braswell

Resenha

Hey pessoal, tudo bem?

Solicitei esta obra pois sou um grande fã da série de televisão. Contudo, infelizmente, o livro segue um rumo completamente diferente de sua adaptação, fazendo com que a comparação entre as duas fosse inevitável. Fico com a série sem sombra de dúvidas e confesso que me senti lendo um diário adolescente no lugar de um livro.










Chloe King parece uma adolescente normal. Vai à escola, discute com mãe e se apaixona. Mas perto de seu aniversário de 16 anos, ela desconfia que pode não ser assim tão comum. A visão noturna, os reflexos super-rápidos e as garras são algumas das pistas... Ao descobrir o que é — e de onde vem — ela logo percebe que não está sozinha. Alguém quer pegá-la. A qualquer custo. Ela tem nove vidas. Mas serão o bastante?

O livro conta a história de Chole, uma adolescente supostamente normal que decidiu comemorar seu aniversário de 16 anos matando aula e acabou "morrendo" ao cair de uma torre. Após tal acidente, a vida de Chloe vira de pernas para o ar. No quesito namorados ela foi de 0 a 2 em menos de 30 páginas e sua melhor amiga não liga mais para ela, pois está namorando seu outro melhor amigo e, para melhorar ainda mais as emoções, um grupo de assassinos chamado A Ordem da Décima Lâmina está encarregado de elimina-la. 
"Chloe se deitou e contemplou o teto. Não havia como negar: ela não deveria ter sobrevivido ao mergulho da Coit Tower. Talvez aquela fosse sua vida pós-morte, e ela estava sendo introduzida aos poucos, com pessoas e lugares familiares."
Pág. 23
Infelizmente, como disse no inicio deste post, o livro e a série de Tv seguiram rumos completamente diferentes. Enquanto o livro foca mais em Chloe e seus problemas como uma adolescente, a série tem um viés mais Mae (sem acento mesmo) que é o que a protagonista realmente é, o que não teve nenhuma explicação no livro. Os personagens são bem construídos, porém alguns deles são dispensáveis, como a Lisa, garota do caixa. Os diálogos são um pouco infantis quando a Chloe é uma das locutoras, mas isso é normal pois ela é uma adolescente e está na fase de "eu odeio meus pais e eles fazem de tudo para arruinar minha vida". Não gostei do Alyec no livro, pois ele é o cara que se passa por badboy mas na verdade não faz quase nada para poder ser o tal. Patch precisa dar umas aulas para ele...Hahahaha

Quando comentei que me senti lendo um diário de uma adolescente, foi porque a narrativa foca somente no dia a dia da protagonista, sua primeira menstruação, seu primeiro beijo, sua briga com a melhor amiga e etc, no lugar de tomar um rumo ao das batalhas e lutras travadas entre os descendentes de Bastet e a Ordem da Décima Lâmina. A história é, em sua maior parte, em terceira pessoa, contudo, em alguns parágrafos, tal regra é esquecida e a escrita passa para primeira pessoa sem que seja pensamento ou autocrítica da protagonista, e isso pode confundir muitos leitores.
" Chloe:
Sua vida está em perígo. Cuidado com as companhías. Esteja preparada e pronta para correr. A Ordem da décima Lâmina sabe quem você é...

Um Amigo."
Pág. 104
Outro ponto negativo que encontrei na obra, foram os vários erros de digitação. Sério, colocar "me dá uma careca de presente" no lugar de "caneca" ou "duas a quinze" e não "duas e quinze" é muito estranho...Hahaha.

Fiz uma discussão com alguns amigos acerca da validade da obra para quem ainda não assistiu a série de televisão e o balanço final foi que eles iriam gostar, haja vista que não existiria outro ponto de comparação. Agora, para quem já viu a série, recomendo que leia o livro unicamente para poder preencher algumas lacunas deixadas em aberto no outro veículo de mídia, pois a mesma foi cancelada, nos deixando sem um final.

 Abraços,
  Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do VDL. Cursa o 6º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, O Sussurro Mais Sombrio  e  Withe Cat.
Twitter/Facebook/Skoob  Blogvidadeleitor@gmail.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.