Jogada Mortal - Harlan Coben

Resenha

Olá pessoal, tudo bem?

Conforme mencionada na resenha de Quebra de Confiança, AQUI!, o livro Jogada Mortal me foi enviado pela Editora Arqueiro. Trata-se do segundo livro da série que tem como personagem principal o agente esportivo Myron Bolitar.


Depois de ver sua carreira no basquete profissional chegar ao fim antes mesmo de começar, Myron Bolitar trabalhou para o FBI, formou-se em direito em Harvard e hoje está à frente de uma agência de representações esportivas, que toca com a ajuda da grande amiga Esperanza. Tudo parece ir bem até que Valerie Simpson, uma tenista que já foi a maior promessa do esporte, é morta durante um jogo do Aberto dos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a jovem estava lá em busca de Myron, mas foi encontrada antes pelo assassino. Myron não imagina por que Valerie foi atrás dele, mas se sente culpado por não tê-la encontrado a tempo. Para piorar, seu cliente mais importante, o tenista Duane Richwood, se torna o principal suspeito do crime. Em busca da verdade, Myron descobre que a jovem vinha sendo assediada por um fã obcecado desde o início da carreira. Além disso, seis anos antes, ela estava prestes a ficar noiva do filho de um senador quando o rapaz foi morto sob estranhas circunstâncias. Enquanto tenta desvendar o assassinato da tenista, Myron se tornará um obstáculo para os interesses da máfia, de um político poderoso e de uma família influente. Agora ele e as pessoas que mais ama podem ser as próximas vítimas.


Dessa vez Myron terá que investigar o que aconteceu com a jovem tenista Valerie Simpson que culminou com seu assassinato. Valerie o havia procurado no dia anterior a sua morte e pedindo a Myron que fosse seu agente e portanto, para ele, o caso se tornou pessoal, principalmente após a detenção de seu principal cliente; Duane Richwood. Duane era um tenista novato que se tornou o mais cotado para ganhar o Alberto dos Estados Unidos, o principal torneio do país, e vinha se destacando como uma estrela no esporte. Evidências apontavam que Duane e Valerie se conheciam já que, apesar de ele negar isso, seu número de telefone fora encontrado na agenda de Valeria. Isso entre outros mistérios que pareciam envolver a vida de Valerie levam Myron a iniciar uma investigação, atraindo para si a atenção de pessoas importantes e perigosas que não querem que a verdade venha à tona.

Novamente a narrativa eletrizante de Harlan Coben me deixou grudada no livro até o final. Myron Bolitar continua tão sarcástico e engraçado quanto no primeiro livro e Win está mais letal do que nunca. Dessa vez não me surpreendi tanto com o desfecho do caso porque consegui matar a charada lá pela metade do livro. O assassino ainda foi uma surpresa mas parte do caso foi mais fácil de perceber antes do final. Não sei se foi porque já li quatro livros desse autor e já me familiarizei com a sua forma de amarrar os fatos ou se foi porque esse caso não estava tão complexo assim. Mas o fato é que não achei esse tão bom quanto o primeiro livro da série.

Uma coisa que pude perceber é que apesar de estar já familiarizada com os personagens principais por ter lido o primeiro livro, não achei que seria necessário ler na sequência pois cada livro parece apresentar explicações básicas sobre cada um e apresentam casos diferentes em cada volume (pelo menos com esse é assim).

A série de Myron Bolitar conta com 10 títulos e dentre esses apenas 4 foram publicados até agora pela Editora Arqueiro, sendo os livros "Quando Ela se Foi" e "Alta Tensão", o 9º e 10º livro da série respectivamente. Acredito que o fato de terem sido publicados os últimos livros da série em primeiro lugar  é um indício de que realmente não é necessário a leitura em sequencia.

O oitavo livro da série, "A Promessa", foi publicado no Brasil pela editora ARX a alguns anos e atualmente se encontra esgotado. Só resta torcer para que a Arqueiro resolva publicar todos os livros do autor incluindo os já publicados por outras editoras. Não vejo a hora de ter o terceiro livro da série nas mãos. ^ ^


Abraços,
   Carol Mylius
CAROLINA MYLIUS
Colaboradora e Resenhista aqui no VDL e tem um BLOG com todos os seus trabalhos. É ilustradora por profissão e por paixão. Ama os livros desde criança e tem a sorte de trabalhar com eles buscando ajudar os autores a mostrar um pouco de sua obra através das capas que ilustra. Seus livros favoritos são: Tiger's Curse, PerdidaA Primeira Regra do Mago, Série Academia de Vampiros.
Twitter/Facebook/Skoob - carol@vidadeleitor.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.