Eragon - Christopher Paolini

Resenha

Fala galerinha, tudo bem com vocês?

Li este livro a mais de 7 anos e tenho orgulho de dizer que é um de meus favoritos. Vocês devem estar se perguntando como irei resenhar um livro que li há tanto tempo, mas o que realmente aconteceu é que eu não lembrava nada a não ser os nomes dos personagens e, como foi lançado nos EUA o último livro da série ano passado, decidi ler todos os livros novamente.










Eragon é o romance de estréia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.

Durante milhares de anos a paz e a justiça reinaram no reino de Alagaesia. Homens e Elfos poderosos montados em bestas magníficas garantiam que nenhum mal assolasse tal reino, mas, com o passar dos anos, a sede pelo poder foi aumentando até que um cavaleiro, Galbatorix, decidiu trair a Ordem e dizimou toda uma geração, tornando-se rei e roubando os últimos ovos de dragão para que ninguém desafiasse seu poder. Eis que um dos ovos foi roubado e ao tentar fugir, Arya a elfa, é capturada por Durza, o espectro. Contudo, antes de ser levada, Arya lança um feitiço na língua antiga e transporta o ovo para Carvahall, morada de Eragon, aquele destinado a ser o último cavaleiro de dragão.

"Um individuo pode ser livre, contudo pode estar mais preso que um escravo. Dêem seus ouvidos às pessoas, mas nunca seu coração. Demonstrem respeito por aqueles que estão no poder, mas nunca os sigam cegamente. Julguem com lógica e razão, mas nunca façam comentários. Nunca considerem alguém como superior a vocês, não importa que posto ou situação elas tenham na vida."

Pág. 61


Dá para acreditar que o autor dessa maravilha escreveu essa história aos 15 anos e é o mais jovem autor best seller pelo NYT? O_O. Pois é, quando vi isso também fiquei com muito medo do que me aguardava. Entretanto, não poderia estar mais enganado. O dinamismo e criatividade que ele demonstrou ao escrever esta obra são tão surreais que eu me peguei sonhando acordado com o reino de Alagaesia e os Varden durante o trabalho, faculdade e até quase sendo atropelado na rua por não estar prestando atenção no que estava fora da minha cabeça...kkkk.

O livro é bem desenvolvido e possui diálogos dinâmicos e bem elaborados. Os personagens também foram muito bem construídos, principalmente Brom, Arya e Ângela a Herbolária. O crescimento psicológico  deles também é aparente, ao contrario de muitos livros que mesmo com seus personagens passando por situações de vida ou morte eles não amadurecem em nada. Shaphira também merece seu devido espaço já que de todos, ela foi a que mais apresentou crescimento, tornando-se uma importante aliada e conselheira.

Gostei muito das novas raças criadas por Paolini. Espécies como os Rá'zac e os Urgals são tão nojentos como mortais. A cidades e paisagens são bem descritas, mas sem ser algo excessivo, de maneira que você possa se sentir cavalgando por uma planície mas sem se perder com tantos detalhes.

Estou ansioso para relembrar o que está por vir. O treinamento com os Elfos, o encontro com o Imperfeito que é Perfeito, o maquiavelismo dos Gêmeos e, acima de tudo, as traições e intrigas políticas que existem em abundancia nos próximos volumes.

Abraços,
  Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do VDL. Cursa o 5º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, O Sussurro Mais Sombrio  e  Withe Cat.
Twitter/Facebook/Skoob - matheus@vidadeleitor.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.