Círculo de Pedra: As Lendas Vivem - Ricardo Costac

Resenha

Hey pessoal, tudo bem?

Recebi este livro de parceria com o autor Ricardo Costac e, mesmo contendo alguns elementos já vistos em outros livros em seu inicio ( fato que muda completamente depois), é uma leitura que recomendo para quem está disposta a adentrar em um mundo cheio de segredos e aventuras.







O que você faria se tivesse que guardar o maior segredo de todos os tempos e nunca... nunca pudesse revelá-lo a mais ninguém? E se tivesse que conviver com um segredo tão incrível que mudaria sua vida para sempre? Cinco jovens estudantes descobrem um segredo guardado por quatrocentos anos que os fará viver a maior aventura de suas vidas. Eles serão levados a descobrir coisas inacreditáveis nessa fantástica jornada, desafiando constantemente suas habilidades, inteligência e coragem. E quanto a você, seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos?

A Escola Internacional do Atlântico tem como tradição receber apenas os mais dotados intelectualmente para passar por uma formação de 8 anos que garantirá sucesso em qualquer área que tal aluno decidir seguir. Margaret, Daniel, Rafael, Marc e Chester são selecionados para integrar esta escola e descobrem que as coisas são muito mais do que parece. Ao redor desta aclamada instituição, que é situada em uma ilha no meio do pacifico, existe uma vasta floresta guarnecida por inúmeros monitores e envolta em mistérios além da compreensão dos alunos. Não sabiam eles que estas árvores são a entrada para uma das maiores aventuras já presenciadas por um ser humano. Um local onde as lendas realmente vivem.

" - Segunda lição - completou Daniel. - Evitar certos comentários em voz alta é uma virtude. Portanto, trate de controlar sua boca"
Pág. 30


O que me agradou muito nesta narrativa foi que ela é épica em todos os sentidos já que se passa no ano de 1932. Porém, tenho algumas ressalvas sobre alguns aspectos físicos da Escola pois ela apresenta lugares e estruturas semelhantes às de uma escola "pouco" conhecida que espero até hoje que uma coruja traga minha carta de admissão. Ou um meio gigante em uma moto voadora, não me apegarei a minucias. Rsrsrsrs.

O livro tem uma narrativa de fácil compreensão e uma diagramação simples. Os diálogos e personagens são bem construídos, com exceção de Margaret que, por mais que tenha desenvolvido um papel importante na história, é dispensável, podendo seu papel ser cumprido por qualquer um dos outros garotos.

" - Venham até aqui! - gritou ele. - Acho que localizei Lamdi.
Roger estava agachado e sua tocha iluminava o interior da gruta. Bem ao fundo, havia uma poça enorme de sangue e fragmentos de alguma coisa que parecia ser carne"
Pág. 421

Outro ponto positivos na narrativa é a capacidade do autor de criar novos mundos e raças de maneira a fugir de tudo já visto, pelo menos por mim, nos livros de aventura da atualidade. Povos como os Faogard e os "Novos Europeus" são o que dão ao livro um ar de misticismo e poder. A criatividade de Costac foi tamanha, que até novas raças de animais ele conseguiu criar de maneira eximia.

A única critica que tenho perante está obra é que, mesmo contem alguns erros gramaticais, localizei um que infelizmente não pode passar "batido". Foi quando, devido ao grande número de personagens, o autor trocou o nome de dois deles, fazendo com que um outro personagem, que não tinha nada a ver com aquele contexto, recebesse um premio que era destinado a outro. Encontrei este equivoco em apenas um paragrafo e o autor já foi notificado e fará as devidas alterações nas próximas tiragens.

Bom pessoal, ante ao exposto, recomendo que cada um de vocês leia e tire as próprias conclusões a respeito desta obra. Eu já estou aguardando ansiosamente o lançamento do segundo volume que, segundo informações o autor, está previsto para 2013.

Abraços,

  Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do VDL. Cursa o 5º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, O Sussurro Mais Sombrio  e  Withe Cat.
Twitter/Facebook/Skoob - matheus@vidadeleitor.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.