A Esperança - Suzanne Collins

Resenha

Olá pessoal, tudo bem?

Não tenho palavras para descrever o que senti quando terminei de ler a trilogia de Jogos Vorazes. Quando comecei a ler o primeiro livro da série eu sinceramente não dava muito crédito, já que tenho uma certa paranoia com livros que fazem muito sucesso. Mas Jogos Vorazes quebrou todas as barreiras e conquistou seu merecido lugar como a melhor série que já li.


Esta Resenha Pode Conter Spoilers Dos Livros Anteriores






Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

O livro se inicia com Katniss caminhando entre os destroços do Distrito 12. Minutos após ter sido resgatada a Capital bombardeou o Distrito com o intuito de faze-lo um exemplo para os demais. Não sabiam eles que isso só transformaria a garota em chamas em uma arma da rebelião.

Neste volume Kat se abriga, junto com os demais sobreviventes do Distrito 12, no Distrito 13, que supostamente não existia já que segundo a Capital ele havia sido aniquilado. Contudo, descobrimos que ele não foi dizimado, mas sim que seus habitantes se abrigaram no subsolo e que todos precisam que Katniss seja o Mockingjay, ou seja, um simbolo de esperança ante tanta destruição.

Muitas pessoas odiaram este livro por vários motivos. Seja pelo fato de o final ser muito realista, seja porque a autora transformou o último livro em um banho de sangue. Eu particularmente AMEI o final e o livro. Claro que algumas pessoas poderiam ser poupadas mas no frigir dos ovos esta ainda é uma obra prima.

A diagramação está perfeita, contudo achei alguns errinhos de pontuação, mas nada muito alarmante. A capa gerou muita polêmica na blogosfera pois o titulo original é Mockinjay, que seria o equivalente ao Tordo, mas a tradução foi A Esperança. Muita gente criticou a editora pois não conseguiam perceber que o Mockingjay ao qual o livro faz referencia, não é ao pássaro mas sim  Katniss , e que consequentemente representava o pássaro que representava A Esperança para os demais distritos.  Bom, o que importa é que o livro, em minha opinião, é perfeito e eu adorei o final. Só não gostei mesmo de tanta violência e o fato de que a autora mudou em 100% a personalidade do personagem Gale.

Quem ainda não leu, mas tem medo pois muitas resenhas falam bem e muitas falam mal, nada melhor do que comprar o livro e tirar suas próprias conclusões. XD

Abraços,
  Matheus Braga
MATHEUS BRAGA
É Administrador e Resenhista do VDL. Cursa o 5º período de Direito na UNIPEL e sonha em se tornar juiz um dia. É apaixonado por livros e possui em sua humilde coleção títulos que vão de Fiódor Dostoiévski a Cinda Willians Chima. Seus livros favoritos são: O Nome do VentoA Descoberta das BruxasThe Summoning, O Sussurro Mais Sombrio  e  Withe Cat.
Twitter/Facebook/Skoob - matheus@vidadeleitor.com
Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.