Maldosas - Sara Shepard

Resenha

Olá queridos leitores, tudo bem? 

Após tanto tempo afastada do blog por motivos de trabalho, estou voltando a ativa, mesmo que não com tanta freqüência quanto gostaria, e resolvi começar com a resenha de um livro que todos já devem conhecer mesmo que ainda não tenha lido. Trata-se do livro Maldosa, primeiro livro da famosa série de TV Pretty Little Liars.

Meu objetivo com essa resenha não é falar da história, mas sim das impressões que tive e principalmente para fazer uma comparação com a série de TV da qual sou grande fã.






O que você faria se alguém soubesse de seus segredos mais íntimos e ameaçasse revelá-los para todos? Alison DiLaurentis era a queen bee, a abelha-rainha em torno da qual todas as outras garotas do sétimo ano gravitavam, especialmente aquelas que formavam seu círculo mais íntimo, suas melhores amigas para toda a vida: Spencer Hastings, perfeccionista e sempre competindo com a irmã mais velha, Melissa, e com a própria Ali; Emily Fields, uma nadadora certinha; Hanna Marin, gordinha e sofrendo com o divórcio dos pais; e Aria Montgomery, linda e deslocada. Quando Alison desaparece misteriosamente, toda a rica comunidade de Rosewood se dedica a encontrá-la. Mas a jovem nunca aparece e o grupo fica desolado, se afastando aos poucos.
Três anos depois, a vida das quatro sobreviventes é completamente diferente.Entre dramas típicos da adolescência, as garotas começam a receber mensagens de texto e emails assinados por “A”. A misteriosa figura parece saber de segredos que apenas cada uma delas e Ali poderiam conhecer e a dúvida começa a atormentá-las. Estaria Ali viva ou alguém mais anda observando suas vidas com atenção? Será que uma estaria manipulando as outras ou são todas vítimas de uma pessoa disposta a se vingar? Sem conseguir reatar a antiga amizade, Aria, Hanna, Spencer e Emily ainda sofrem com problemas como crises familiares e de identidade, paixões não correspondidas e o medo de que um segredo mais terrível que todos os outros, a chamada “Coisa com Jenna”, ocorrida ainda no sétimo ano, venha à tona.

Eu conheci essa série através de amigos que me recomendaram a história. Contudo, comecei assistindo ao seriado de TV e a cada novo episódio ficava mais viciada e ansiosa pelos próximos capítulos. Resolvi comprar os livros recentemente para comparar as duas séries uma vez que encontrei muitas opiniões controversas na internet sobre ambas.

Na minha opinião, fora algumas modificações como o tempo entre o desaparecimento de Alison, o reencontro das quatro amigas (no livro são 3 anos entre um acontecimento e outro enquanto que na série de TV o intervalo é de apenas 1 ano) e as diferenças tanto físicas quanto de estrutura familiar da personagem Emily (no livro ela tem uma irmã mais velha, tem pele clara e cabelos louros avermelhados), o seriado está bem fiel à série de livros.

Li alguns comentários que o primeiro livro foi resumido no primeiro capítulo da série e, em parte é verdade mas muitas coisas que acontecem no livro serão abordadas nos próximos capítulos da série, alguns de uma forma um pouco diferente mas com resultados semelhantes. A reaproximação delas na série também foi considerada muito rápida comparada ao livro, embora eu não tenha achado tão rápida, uma vez que na série de TV elas ficam separadas por muito menos tempo e pode-se dizer que a amizade ainda não morreu completamente.

Algumas coisas que me incomodaram um pouco no livro foram as constantes referências às marcas e grifes famosas, não porque o autor não devesse ganhar dinheiro com merchandising, acho que ele tem todo direito a isso, mas apenas porque ficou um pouco chato e sem necessidade para mim, até porque não conheço metade das coisas que eram citadas.

Outra coisa que me deixou um pouco chocada foi a forma coma as meninas agiam e como se comportavam quando Alison e elas ainda estavam juntas, que seria totalmente aceitável aos 15 anos,como é mostrado na série de TV, mas que no livro elas tinham entre 12 e 13 anos. Sei lá, acho que ou eu fui uma adolescente muito ingênua na minha época ou as adolescentes de hoje é que estão muito mais avançadas. Os segredos que elas guardam, tirando a "Coisa com a Jena", são bobos e não justificam o drama que elas fazem a respeito, mas é um comportamento típico de adolescentes que dão uma importância muito maior aos seus problemas do que eles realmente tem, o que morando naquela cidade é até justificável.

Tirando todas essas coisas, posso dizer que ambos, livro e série de TV, são muito bons e se vocês gostam de histórias de mistério vão adorar essa série, só aconselho a quem quiser se divertir lendo o livro não veja a série de TV antes. Muito do que me fez não apreciar tanto o livro foi o fato de já saber o que ia acontecer. Apesar disso a autora tem uma forma de narrar que não permite ao leitor desgrudar das páginas tornando o livro rápido de ler. Alguns dizem que ela é uma mistura de Gossip Girl com Desperate Housewife, mas como nunca li ou assisti nenhuma delas não tenho como afirmar isso. Só sei que estou gostando bastante da trama e ainda li em algumas resenhas que – A (a chantagista misteriosa que parece saber tudo sobre elas) não será o mesmo personagem (ou personagens) em ambas as séries, o que me faz querer muito continuar acompanhando as duas.

Da esquerda para a direita: Emily, Aria, Alison e Spencer

E vocês, já leram ou assistiram a série de TV? O que acharam?

Beijos,
    Carol Mylius
AMANDA ALMEIDA
Colaboradora e resenhista aqui no VDL e tem um BLOG com todos os seus trabalhos. É ilustradora por profissão e por paixão. Ama os livros desde criança e tem a sorte de trabalhar com eles buscando ajudar os autores a mostrar um pouco de sua obra através das capas que ilustra. Seus livros favoritos são: Tiger's Curse, PerdidaA Primeira Regra do Mago, Série Academia de Vampiros.
Twitter/Facebook/Skoob

Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.