Retrospectiva Literária 2011

Hey pessoas, tudo bem ? Espero que estejam preparados para um post MUITO grande. Risos.

Esta foi uma ideia do blog Pensamento Tangencial cujo objetivo é fazer uma retrospectiva do que foi lido em 2011 e apresentar o que nos aguarda em 2012. A ideia é bem parecida com a do Estante do Leitor Especial #01, mas com alguns pontos diferentes. Espero que gostem. XD



                                       RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2011                                      

A aventura que me tirou o fôlego:  O Temor do Sábio – Patrick Rothfuss



Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens. Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos. Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver – até agora. Kvothe também conhece um guerreiro ademriano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos. Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo.


O suspense mais eletrizante:  White Cat – Holly Black










Cassel vem de uma família de curse workers - pessoas que tem o poder de mudar as suas emoções, suas memórias, sua sorte pelo simples toque de suas mãos. E desde que curse work é ilegal, todos são da máfia ou vigaristas. Exceto por Cassel. Ele não tem o toque mágico, então ele é um excluído. Você só precisa ignorar um pequeno detalhe - ele matou a sua melhor amiga. Desde então, Cassel tem construído uma fachada de normalidade, se misturando na multidão. Mas sua fachada começa a desmoronar quando ele começa a ficar sonâmbulo, impelido na noite por sonhos sobre um gato branco que quer lhe contar algo.

O romance que me fez suspirar:  Perdida – Carina Rissi








Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

A saga que me conquistou:  Instrumentos Mortais – Cassandra Clare




O clássico que me marcou:   Hamlet – Shakespeare



O crime, ainda sem língua, há de falar”, exclama Hamlet na mais enigmática peça de Shakespeare. Uma fusão do clássico de Shakespeare com o visual do mangá, este álbum contém uma brilhante adaptação que vai intrigrar e capturar os seus leitores. Situada num conflagrado mundo cibernético, Hamlet, Príncipe da Dinamarca, afligido pela morte de seu pai, vê uma aparição noturna caminhar pelas muralhas do castelo. É o fantasma do finado rei, pai de Hamlet, que lhe revela a identidade do assassino, ninguém menos que o seu próprio irmão. Buscando vingar a morte de seu pai, Hamlet nos conduz numa jornada através da loucura, traição e doloroso amor. Hamlet faz parte de Shakespeare Mangá, uma série de adaptações gráficas das peças de Shakespeare. Inspirando-se no estilo japonês e utilizando o texto original de Shakespeare, esta série – editada por Richard Appignanesi e ilustrada por grandes nomes do mangá – dá vida às palavras do Bardo imortal para estudantes, devotos de Shakespeare e fãs do mangá.

O livro que me fez refletir:  Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas – Raphael Draccon

Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltaram contra as antigas raças. E assim nasceu a Era Antiga. Hoje, Arzallum, o Maior dos Reinos, tem um novo rei, e a esperada Era Nova se inicia.Entretanto, coisas estranhas continuam a acontecer... Uma adolescente desenvolve uma iniciação mística proibida, despertando dons extraordinários que tocam nos dois lados da vida. Dois irmãos descobrem uma ligação de família com antigos laços de magia negra, que lhes são cobrados. Duas antigas sociedades secretas que deveriam estar exterminadas renascem como uma única, extremamente furiosa.Após duas décadas preso e prestes a completar 40 anos, um ex-prisioneiro reconhecido mundialmente pelas ideias de rebeldia e divisão justa dos bens roubados de ricos entre pobres é libertado, desenterrando velhas feridas, ressentimentos entre monarcas e canções de guerra perigosas. O último príncipe de Arzallum resgata sombrios segredos familiares e enfrenta o torneio de pugilismo mais famoso do mundo, despertando na jornada poderosas forças malignas e benignas além de seu controle e compreensão.E a tecnologia do Oriente chega de maneira devastadora ao Grande Paço, dando início a um processo que irá unir magia e ciência, modificando todo o conhecimento científico que o Ocidente imaginava possuir.E o mundo mudará. Mais uma vez. 

O livro que me fez rir:  Qual seu número? – Karyn Bosnak






Delilah Darling tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes. Sua vida sentimental não tem sido exatamente brilhante, pois todo cara que conhece parece fugir do relacionamento. Quando lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5, fica desesperada e assustada por estar muito acima dela. Além de tudo, o artigo no jornal terminava falando que, se a mulher tivesse o número acima dessa média, seria impossível a pessoa certa. Na tentativa de não aumentar seu número e perder de vez a chance de se casar, Delilah sai à procura de seus antigos namorados e tenta reconquistá-los. Será que um deles estará disposto a esquecer o passado e começar uma linda história de amor? Qual Seu Número? revela os segredos de cada mulher e prova que, quando se trata de assuntos do coração, números são apenas uma fração de tempo.


O livro que me fez chorar:  Marley & Eu - John Grogan









John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranqüilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.

O melhor livro de fantasia:  Beastly – Alex Flinn




Eu sou uma fera. Uma fera. Não exatamente um lobo, ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas — uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro. Você acha que estou falando de contos de fada? De jeito nenhum. O lugar é Nova York. O momento é agora. Não sofro de uma deformidade ou uma doença. E vou ficar dessa forma para sempre — destruído —, a não ser que possa quebrar o feitiço. Sim, o feitiço, aquele que a bruxa da minha aula de inglês lançou sobre mim. Por que ela me transformou em uma besta que se esconde durante o dia e rasteja à noite? Vou lhe contar. Vou lhe contar como eu costumava ser Kyle Kingsbury, o cara que você gostaria de ser, com dinheiro, beleza e uma vida perfeita. E aí vou contar como me tornei... a fera. Alex Flinn adora contos de fada e fez suas duas filhas aguentarem dezenas de versões de A Bela e a Fera enquanto escrevia este livro... E aí perguntou a elas como uma fera agiria para encontrar uma garota em Nova York. É autora de outros cinco livros, vencedores de vários prêmios norte-americanos. Ela mora em Miami.

O livro que me decepcionou:  Shiver - Maggie Stiefvater






Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcatéia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo.Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido. 

O livro que me surpreendeu:  A Lenda de Hogni - W. Donadon








Quando uma nação de deuses é colocada em risco de guerra contra uma titânide poderosa esquecida, aprisionada num cinturão, Högni é marcado pelo destino como o único capaz de proteger o artefato e salvá-los do problema. Entretanto o cinto acaba inesperadamente sendo usado e a violenta Adhara se liberta com intenções de tomar posse daquela oculta e ancestral dimensão paralela, dominando os continentes e escravizando o povo. A antes fria união e sólida confiança entre as divindades se abala e alguns optam por apoiar a causa inimiga. Agora cabe ao jovem lutar contra sua mais perigosa oponente e proteger os deuses, cumprindo o que foi profetizado, ou sofrer as graves consequências.

A frase que não saiu da minha cabeça: 

“Existem três coisas que todo sábio teme: o mar em tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil”

– Temor do Sábio - 

O personagem do ano:   Derek Souza – Trilogia The Darkest Powers - Kelly Armstrong

"We are done?"


O casal perfeito:   Diana Bishop e Matthew Clairmont – A Descoberta das Bruxas – Deborah Harkness

"Não sei se a terei para sempre, pois toda a graça que me faz florescer ou murchar vem do poder dela" - Matthew - Pag. 298


O autor revelação:  Patrick Rothfuss


Autor de O Nome do Vento e Temor do Sábio


O melhor livro nacional:  Hathor - Markus Thayer









Inglaterra, 1856
John McBrian é aluno em uma renomada faculdade de Cambridge. Entretanto, sua vida pacata de estudante está prestes a mudar. O que a princípio parecia ser apenas um trabalho de escola coloca o jovem inglês em extremo perigo.Um mistério intrigante, fenômenos inexplicáveis e mensagens criptografadas levam John a cruzar o oceano, onde seu destino o aguarda.
Leia o primeiro capítulo: http://migre.me/3IYW8


O melhor livro que li em 2011: O Nome do Vento - Patrick Rothfuss


Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.

                                                         Li em 2011                                                    




Interligados: Aden Stone e a Batalha Contra as Sombras 

Interligados: Aden Stone e a Batalha Contra as Bruxas

Ladrões de Elite 

Wake 

Fade 

Cidade dos Ossos 

Cidade das Cinzas 

City of Glass 

City of Fallen Angels 

O Herdeiro Guerreiro 

O Herdeiro Mago 

O Herdeiro Dragão 

Rangers: Ordem dos Arqueiros 4

Rangers: Ordem dos Arqueiros 5

Rangers: Ordem dos Arqueiros 6

Rangers: Ordem dos Arqueiros 7

Rangers: Ordem dos Arqueiros 8 

A Descoberta das Bruxas 

Diários de um Vampiro: Diários de Stefan - Origens

A Noite Mais Sombria

O Beijo Mais Sombrio

O Prazer Mais Sombrio

A Mediadora: A Terra das Sombras

A Mediadora: O Arcano Nove

A Mediadora: Reunião

A Mediadora: A Hora Mais Sombria

A Mediadora: Assombrado

A Mediadora: Crepúsculo

Lua das Fadas 

Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas

Dragões de Éter - Corações de Neve

Dragões de Éter - Círculos de Chuva

Hamlet 

O Nome do Vento 

O Temor do Sábio 

Crepúsculo Guia Ilustrado Oficial 

Avalon High 

Avalon High - The Merlin Prophecy

Avalon High - Homecoming

O Labirinto dos Ossos 

The Red Pyramid 

Paranormalcy 

White Cat 

I Am Number Four 

The Power of Six 

A Garota da Capa Vermelha 

Terrivel Encanto 

Beastly 

The Summoning 

The Awakening

The Reckoning (Lendo)

Julieta Imortal 

Hunger 

Shiver 

Sociedades Secretas – Rosa & Tumulo 

A Lenda de Hogni 

Senhora A Bruxa 

Hathor 

Sr. Ardiloso Cortes

Sr. Ardiloso Cortes - Brincando com Fogo 

O Beijo das Sombras 

Aura Negra 

O Livro Perdido das Bruxas de Salem 

Qual seu Número? 

Perdida 

O Alquimista – Os Segredos de Nicolau Flamel 

Os Sete Selos 

Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado 

O Mundo das Sombrar – Vampiro Secreto 

Dezesseis Luas 

Hex Hall 

A Maldição do Lobisomem 

Os Magos 

Opúsculo 

O Rei do Ferro 

Crônicas dos Senhores de Castelo 

Fallen 

Teoria Geral do Processo 

Recurso Extraordinário e Especial 

Processo Civil




                                               Meta Literária para 2012                                            




Uma Nota Errada 

O Ladrão de Espadas 

Angelologia 

O Terceiro Anjo 

A Mão Esquerda de Deus 

O Preço de Uma Lição 

A Profecia Voynich – Criança Indigo 

Labirinto 

Sereia 

Fallen Angels - Cobiça

Guerra dos Tronos 

Assassins Creed – Renascensa 

A Predestinada 

Tiguer´s Curse 

Red Sisters 

Supernaturally 

Red Glove 

Jogos Vorazes 

Circulo Secreto – A Iniciação 

Feios 

Quando Cai o Raio 

Radiante 

A Hora das Bruxas 1

A Hora das Bruxas 2

Tocada Pelas Sombras 

A Guerra das Sombras 

O Coração de Saltiel 

O Sussurro Mais Sombrio 

A Bussola de Ouro 

A Faca Sutil 

A Luneta Âmbar





Bom pessoal, essa foi minha retrospectiva. Desejo a todos muitos livros e bastante tempo para lê-los em 2012 (se o mundo não acabar é claro...kkkkkk).


Abraços,
Matheus Braga - @MatheusBragaM





Observação: Caso o formulário de comentário não esteja visível, atualize a página.