O Rei do Ferro - Julie Kagawa

Olá pessoal!

Aqui está mais um livro que me encantou pela capa. Quando vi essa capa no blog da Editora Underworld, eu já sabia que iria comprá-lo de qualquer maneira. Esperei que ele estivesse disponível na Saraiva e comprei pelo site junto com "Onde habitam os Dragões", também publicado pela mesma editora e que é tão lindo quanto.

Esse livro foi o primeiro que li com a temática de fadas (já li ele faz alguns meses) e me surpreendi bastante com a forma com que autora mostrou o mundo das fadas, apesar de saber que esses seres não são tão amigáveis como estamos acostumados a ver nos filmes e livros por aí, principalmente os da Disney. Eu realmente não imaginava que eles fossem seres tão sombrios e perversos.

A história é narrada por Megan Chase, uma adolescente que perdeu o pai, misteriosamente, quando tinha seis anos e hoje vive com sua mãe, seu padrasto e seu meio irmão, Ethan, de quatro anos em uma pequena cidade no meio do pântano de Lousiana. Ela está prestes a completar dezesseis anos e de repente passa a enxergar seres esquisitos em todos os lugares. Até mesmo seu melhor amigo, Robbie Goodfell, tem parecido um pouco estranho ultimamente.

No dia de seu aniversário (o pior dia de sua vida), depois de passar por uma grande humilhação na escola, causada pelo garoto em que está interessada, Megan chega em casa e vê sua mãe caída no chão da cozinha com sangue escorrendo de um corte na cabeça, e seu irmão inclinado sobre ela com um sorriso assustador. Depois de socorrer sua mãe, com a ajuda de Robbie, e pedir ao padrasto para levá-la ao hospital, Megan vai conferir o que aconteceu com Ethan e descobre que aquele ser não era seu irmão e sim um Changeling, uma criatura do reino das fadas que estava ali para ocupar o lugar de Ethan que fora sequestrado pelos seres encantados.

Além disso ela descobre que, na verdade, é filha de Lorde Oberon, o rei da corte Seelie do reino das fadas, e seu melhor amigo é nada mais nada menos que Robin Goodfellow, o Puck de Sonhos de uma noite de verão, e enviado de lorde Oberon para proteger Megan dos outros encantados.

Megan decide ir atrás de Ethan para resgatá-lo daquele mundo sombrio e cruel e conta com a ajuda de Puck. Mas ela não imaginava os perigos que enfrentaria naquele reino mágico e desconhecido. Entre as criaturas que ela encontra pelo caminho está Grimalkin, um Cait Sidhe (um encantado em forma de gato) que, em troca de um favor, a ajuda a se libertar de um bando de goblins e a leva para a corte de seu pai. Uma vez na corte de verão todos os segredos são revelados e ela também percebe que não é bem vinda, principalmente pela rainha Titânia, mas seu pai decide mantê-la na corte, contra sua vontade,  pois seus inimigos poderiam usá-la contra ele.

Sem alternativas, Megan decide fugir com a ajuda de Grimalkin. Uma vez fora do território Seelie, ela encontra novas ameaças em seu caminho, entre elas está o belo príncipe Ash, filho mais novo da rainha da corte Unseelie que, apesar de parecer frio e desprovido de emoções, seu olhar faz o sangue de Megan ferver. Além disso, um novo rei está surgindo nesse mundo encantado e parece ser mais mortal do que qualquer outra criatura de Nevernever.

Repleta de referências a personagens e contos do foclore irlandês entre outros, O Rei do Ferro é uma história que vai encantar muita gente. Os seres e a atmosfera sombria me lembrou muito o conto de Alice no país das maravilhas. Os personagens também são muito bem construídos e a narrativa é bastante fluida.

Megan é uma personagem incrível, no início parecia insegura e buscava se esconder do mundo, mas à medida que mergulha cada vez mais fundo nesse mundo encantado e em sua própria história, ela se torna uma jovem forte, que busca enfrentar seus medos e está disposta a se sacrificar por aqueles que ama.

É perceptível nesse primeiro volume que teremos um triângulo amoroso entre Megan, Puck e Ash. Ambos são totalmente opostos e inimigos declarados de outras situações. Enquanto Puck é alegre e parece levar a vida na brincadeira, Ash é quieto e taciturno, com um olhar gelado e sombrio.

Essa série já conta com três livros publicados e um quarto já em pré-venda nos EUA. Ela também conta com dois contos que foram disponibilizados em e-book, Winter Passage e Summers Crossing, que se passam entre o primeiro e segundo e o terceiro e quarto livro, respectivamente. Aqui no Brasil acabou de ser lançado, pela Editora Underworld, A Filha do Ferro, segundo volume da série. A editora fez uma promoção, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, onde quem adquirisse o segundo ainda levaria o primeiro conto, Passagem para o Inverno, de brinde.

Confira as capas da série abaixo:


Essa é, sem dúvidas, uma das minha séries favoritas. Leitura cinco estrelas e recomendadíssima a todos.

Abraços,
Carol

Página do livro no Skoob.
Compre o livro na Saraiva.

Observação: Caso o formulário de comentário não esteja vísivel, atualize a página.