Eu Sei O Que Você Está Pensando - John Verdon


John Verdon criou, em sua estreia como escritor, um suspense policial digno de Sir Arthur Conan Doyle ou Agatha Christie. Um protagonista com algumas características em comum com os célebres personagens dos dois escritores citados anteriormentes: Sherlock Holmes e Hércule Poirot. 

Detetive de homícidios aposentado, David Gurney se vê envolvido em um novo caso, mesmo quando estava relutante em participar da investigação. O que Dave sabe é que ele não consegue resistir, e mesmo aposentado, precisa pôr o seu brilhante raciocínio para trabalhar.


Tudo começa quando Mark Mellery, um ex-colega dos tempos universitários, aparece solicitando alguns conselhos sobre umas cartas muito estranhas que ele recebera. Aparentemente alguém sabia tanto da vida de Mellery que sabia até em qual número - de um até mil - ele iria escolher. O remetente disse que estava atrás de Mark há muito tempo e que agora que havia o encontrado, não iria deixá-lo escapar.

A partir daí, Dave mergulha de corpo e alma nesse caso, querendo resolver o quebra-cabeça de qualquer jeito, mesmo que ele venha a colocar em risco o seu casamento com Madeleine. Os fatos que se sucedem começam a fazer com que Dave sinta-se realmente de volta à ativa, pois o que, a princípio, era somente ameaças vagas, torna-se um caso policial, envolvendo uma série de assassinatos. E Dave terá que resolver os enigmas para encontrar o serial killer.

Um livro excelente, com uma narrativa em terceira pessoa que deixa a história muito mais "tensa". Um ótimo livro para quem gosta do gênero policial. É impossível você não se sentir na pele de Gurney, tentando resolver os quebras-cabeças e descobrir quem é o assassino.

"De forma magistral, Verdon mantém seu protagonista sempre um passo à frente do leitor. E cria o tipo de mistério que faria Sherlock Holmes perder o sono."
The New York Times

E realmente, o fato de o leitor estar sempre um passo atrás do protagonista faz com que a gente queira se superar e resolver os enigmas antes mesmo do detetive. 

Abraços,
Bruno Thomaz


Página do livro no Skoob.
Compre o livro na Saraiva.


Observação: Caso o formulário de comentário não esteja vísivel, atualize a página.