Vida de Escritor #03 - Pri Beletato

Dando sequência à nossa série de entrevistas com jovens autores nacionais, eis Pri Beletato, a autora de "Lulital, A Magia Começa", livro que antes mesmo do lançamento já é sucesso, graças ao carisma e simpatia dessa menina, que é blogueira do Viaje na Leitura.

Confira também as outras entrevistas da seção Vida de Escritor:



1-    Como surgiu Pri Beletato, a escritora?
Surgiu aos seis anos quando aprendi a escrever, quando descobri nos livros uma paixão sem explicação. Escrevo desde criança sem nunca ter mostrado a ninguém meus textos, mas recentemente tive a sorte de contar com o apoio de uma amiga que me incentivou a mostrar Lulital e fico feliz em dizer que aceitação por parte dos leitores tem me alegrado muito.


2-    Lulital já está na estante de desejados de pouco mais de 200 leitores, no Skoob. O que você acha desse número? 
Esse número já cresceu um pouco, a última vez que olhei havia passado de 360. Posso dizer que me alegro muito ao ver esse número, afinal meu livro ainda nem foi lançado. É muito gratificante ver o apoio que estou recebendo por parte dos leitores e a cada um que adiciona Lulital lá no skoob faço questão de agradecer, porque é esse apoio e carinho que me faz escrever mais a cada dia.


3-    Pri, conta pra gente como foi todo o processo, desde o momento em que você deu o livro por finalizado até agora, quando o livro está prestes a ser lançado pela Editora Dracaena.
Devo confessar que ainda estou tentando entender. Às vezes penso que estou vivendo um sonho. Tenho batalhado bastante pra ver esse sonho realizado. Quando finalizei o livro eu jamais havia imaginado que o publicaria, era um sonho distante. Mas o que aprendi desde quando terminei o livro até encontrar a editora certa foi que sonhos se realizam e que temos que batalha e acreditar. Quando decidi enviar os livros pras editoras foi o momento mais tenso, as respostas não vinham e de repente as respostas começaram a chegar com muitas propostas e então entrei na fase do “E agora, qual contrato aceitar?” Depois de escolhida a editora estamos no momento de produção: finalizando revisão, escolhendo a capa, trabalhando na divulgação. É um processo trabalhoso, mas muito gratificante.


4-    Criar um mundo paralelo com seres mágicos foi uma ideia que surgiu em algum momento específico da sua vida?
Nunca me imaginei escrevendo outra coisa. Gosto muito de fantasia, então essa questão de seres mágicos e mundo paralelo está sempre presente nos meus textos.


5-    Lulital é um livro para ser continuado ou agora você pretende mudar de ares e escrever outra história?
Lulital tem sim uma continuação, mas não há nenhuma previsão de quando eu irei enviar para as editoras. Acredito que dependerá bastante da recepção desse primeiro livro. No entanto, eu tenho uma nova obra quase pronta que logo eu irei divulgar. A ideia é que esse novo livro saia no começo de 2012. Diferente de Lulital que é infantojuvenil, esse novo livro pretende atingir um público diferente, já que apesar de ser fantasia terá como foco um romance. Acredito que vocês irão gostar.


6-    Você é uma autora jovem, com apenas 24 anos. O que você visualiza para o seu futuro? Pretende investir na carreira de escritora?
Pretendo sim. A literatura é apaixonante e se eu puder passar a vida toda escrevendo será a realização de um grande sonho. Vou contar um segredo: sempre visualizei para o meu futuro “eu velhinha”, sentada na varanda da minha casa escrevendo. Não é um final de vida perfeito? – haha.


7-    Para finalizar, deixe um recado para os leitores do Vida de Leitor.
Eu só tenho a agradecer a todos pelo apoio e pela divulgação. Agradecer muito todo carinho que tenho recebido na blogosfera literária. Deixo aqui o meu convite pra quem quiser saber um pouquinho mais de Lulital acessar o blog www.amagiadelulital.blogspot.com, lá vocês poderão ler o 1º capítulo do livro e se gostarem adicionem no skoob. Fica também o meu convite para me seguirem no twitter @pribeletato, será um prazer enorme conversar com todos vocês por lá.


E a você, Bruno, o meu muito obrigada por me permitir estar aqui falando com seus leitores.
Beijos a todos!