Olhai os Lírios do Campo - Erico Verissimo

Olá senhoras e senhores,

Uma resenha rápida para este domingo, que pela minha janela apresenta-se um pouco nublado.

Este foi um livro me conquistou pelo título e pela capa.... me deixando muito curioso. Sempre pensei que este é um livro do tipo que se vende sozinho: um grande autor consagrado, uma bela capa, um belo título.
---

Olhai os Lírios do Campo - Erico Verissimo
(1938)


Dos sonhos de uma criança sobre seu futuro... até a concretização de parte destes.
Eugênio Fontes nasceu pobre, e lutou para subir de vida. Estudou medicina e conseguiu chegar na alta sociedade. Quando percebeu que este não era seu lugar.

Partindo desta simples idéia - quase que o roteiro de um livro de auto-ajuda -, Erico Verissimo desdobra a história de um médico. Eugênio lembra muito o jovem Doutor Rodrigo Terra Cambará, de Santa Fé - em O Tempo e o Vento, principalmente em O Retrato. Um personagem em comum.
A vida de um homem. A lembrança de uma mulher. E o ideal à ser seguido de O Sermão da Montanha... Olhai os Lírios do Campo.

---

O livro aborda os dramas intelectuais de planos x felicidade. Os planos de sair da pobreza e viver na alta sociedade com Eunice, ou de viver feliz com seu antigo amor, Olívia.
É uma história que trata muito sobre o pensamento que mais assusta as pessoas: "E SE..." .

Confesso que demorei pra ler o livro, foi cansativo em vários momentos, mas é do tipo de livro que no final, quando vira-se a última página... nota-se que realmente compensou a leitura.

Este livro tornou-se NOVELA da Globo em 1980 e curta no especial/DVD "5x Erico".

Abraços,
Capeleto